Há alguns anos nas comunidades de Tarô no Orkut, Tarólogos reuniram seus saberes e criaram tópicos que abordavam as experiências que cada um deles tiveram com os Arcanos Menores. Os estudos que eles fizeram, mesmo passando-se bastante tempo, continuam atuais e de riquíssima qualidade. Fiz uma apostila com seus comentários e suas visões a respeito de cada arcano, mas as primeiras páginas foram perdidas. Como esse conteúdo não é encontrado facilmente, ou seja, não existe desde que o orkut faleceu em 2014, resolvi trazer para o público a percepção destes autores que me ajudaram bastante quando comecei a estudar esse oráculo!
Todo estudo que começamos, temos que ter humildade para aprender com aqueles que estão a mais tempo nesse caminho! Que o saber de todos os tarólogos que contribuíram com seus estudos, possam ser aproveitados pelas gerações mais novas que estão adentrando nesse maravilhoso universo chamado Tarô.
Publicado originalmente na comunidade de Tarô do Orkut em meados de 2010.
Por diversos autores.
Antes de escrever propriamente sobre as cartas de número 2, acho que seria interessante compartilhar um esquema que utilizo e se aplica a todos os naipes como estrutura básica:
*Ases- nível espiritual: a realidade não captada pelos sentidos. O estado potencial das coisas. O que pode vir a ser.
*Dois e Três - nível mental: a forma como interpretamos as coisas dentro de nossas limitações.
*Quatro, Cinco e seis - nível emociona interno: como processamos às experiências dentro de nós, podendo externalizar isto ou não.
*Sete, Oito e Nove - nível emocional externo: como efetivamente assumimos uma atitude com relação às experiências que vivenciamos.
* Dez - nível físico: a ação em si, nossas realizações.
Em cima disto, as cartas de número 2, representam o primeiro desdobramento da energia em direção à realidade. Algumas vezes, não é algo que saibamos identificar de forma plena. É algo que nos empurra em uma direção, mas não sabemos ainda qual ou com qual propósito.
2 de Ouros - a semente que eclode ainda sob a terra, o primeiro impulso para se criar algo novo ou a primeira atenção que se dá para questões físicas, como saúde e estética.
2 de Espadas - Conflito iminente. Algo que incomoda e pede a sua atenção. É um momento em que você pondera se vale a pena ou não, quais os riscos envolvidos e o que isto significa para você. Algumas coisas precisam mudar para que a gente possa seguir em frente e, nestes casos, o conflito é necessário - ou atrofiamos. O controvertido naipe de espadas evoca a busca da verdade, da sua verdade, da sua liberdade de escolha. A vida nos empurra para o conflito muitas vezes porque é só a partir desta experiência que crescemos.
2 de Copas - Identificação do indivíduo com o objeto de prazer, lembrando sempre que este prazer equivale a satisfação. Eu sempre digo que o tema de copas é "o que me preenche?". Pode ser um hobby, uma pessoa, um trabalho, um passeio.
2 de Paus - Esta é uma carta que você se sente inspirado para movimentar alguma coisa, para mudar algo.
Kirtan,
Estes arcanos [referindo-se ao Dois] sugerem, ao meu ver, a primeira manifestação da energia de Ás. O Ás nos dá o impulso, a ideia. O 2 é a primeira manifestação deste impulso - e como toda manifestação, traz seus obstáculos. Exemplificando com o 2 de Ouros: o impulso do Ás fez eclodir a semente (dois), que encontrará obstáculos transponíveis em seus caminho - ou seja, abrir caminho entre a terra e suas pedras. Desta forma, podemos ver os arcanos de número 2 como a primeira manifestação do impulso primordial Ás, manifestação esta, que tem de lutar para sobreviver.
2 de Paus - O elemento fogo sendo etéreo e instável, não suporta bem a polarização ou divisão da energia. Neste sentido, ele pode requerer uma decisão. "Fico com o que tenho ou aposto mais alto". Outros possíveis significados: movendo um nível acima, projetos postos em prática, decisões acertadas, domínio de uma situação, atitude de coragem, determinação.
Pólo inverso: Indecisões, falta de domínio, impasse, projetos atrasados, falta de coragem.
2 de Copas - No patamar das emoções, a polarização da energia é bem vinda, pois emoções pedem compartilhamento e principalmente, a paixão e o amor. Então, o significado desta carta denota conexões e uniões de opostos em vários níveis, mas principalmente no nível emocional. Atrações, acordos, perdão, reatamento, parceria, compartilhamento.
Pólo inverso: Separação, discórdia, parcerias precárias, rancor.
2 de Espadas - No nível mental, o 2 assume uma característica de conflito. Face a uma situação conflitante a primeira reação do intelecto é de negação tendendo a se distanciar do problema. Negação de sentimentos, evitando ver a verdade, impasses, ficando em cima do muro.
Pólo inverso: descendo de cima do muro, encarando a verdade, resolvendo o problema.
2 de Ouros - Já no nível terreno ou da praticidade, o 2 representa flexibilidade, instabilidade que leva a mudança. Geralmente a carta se refere a manipulação de recursos financeiros. Jogando com dinheiro, adaptando, na corda bamba, tentando se equilibrar, mudando direção. Pólo inverso: inflexibilidade, perda de equilíbrio, jogando em falso, falta de adaptabilidade.
2 de Copas: o símbolo já evoca alianças, laços, quaisquer vínculos e associações. Normalmente uma combinação de emoções, em mesmo estado, uma sintonia de almas. É a combinação mais harmônica para o 02.
2 de Ouros: Aqui há uma troca de energia, algo se alternando, um passo após o outro. Há uma necessidade de adaptação. Uma permuta, uma alternação nas estruturas, variações da forma. Um tijolo colocado em cima do outro e precisam estar alinhados.
2 de Espadas: Aqui a força empreendida rompeu e dividiu a tensão. As armas se quebraram, agora é preciso pensar no próximo ato. Ou um acordo pelo empate, ou um novo conflito usando novas armas. Aqui diz respeito a não usar mais a força, mas pensar, refletir, antes de continuar a enfrentar os desafios.
2 de Paus: Às vezes devemos abandonar algo "menos importante" por uma causa maior. Mas, a dúvida surge daí. Será que vale a pena? O receio de deixar algo para trás, para abraçar algo superior. A grande questão.
Dois de Paus: Representa a inação no momento em que tudo depende de nós. O Futuro depende da nossa ação. Porém não tomamos uma decisão sobre qual rumo iremos dar para a situação sob domínio, não agimos, nos contemos e então, a situação permanece estacionada, em momento de impasse.
Dois de Ouros: É uma carta de grande instabilidade. Ora quer, ora não quer. Ora demonstra sim, ora demonstra que não. Pode representar situações onde se esta "pendurado" em alguma situação que depende de algum outro evento. Logo, é uma carta que representa insegurança e instabilidade.
Dois de Espadas: Representa a trégua. Dar um tempo de alguma situação. Não quero tomar decisão alguma agora. Situações tensas que envolvem tomada de decisão e a postura é deixar de lado para evitar conflitos.
Dois de Copas: Representa a união de duas pessoas dentro das leis da mutualidade. Duas pessoas querendo a mesma coisa. Cumplicidade. É um acordo entre duas pessoas em que ambos terem o mesmo objetivo. Representa um contexto de namoro, parceria e amizade baseada na confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário