Gita e os 22 arcanos do Tarô



Dias atrás, pude participar de uma maravilhosa palestra sobre "O Misticismo na Música" na ordem iniciática Rosacruz em Belo Horizonte. A música não tem apenas o poder para acalmar ou agitar os indivíduos, como também é capaz de induzir a mente humana a entrar em determinados estados de consciência. Alguns músicos, ao constatarem esse efeito, buscaram introduzir em suas composições elementos que pudessem penetrar em cada consciência para tentarem elevar o padrão da mesma. Mozart, Madonna, The Beatles, Pink Floyd e outros inúmeros artistas, preencheram suas melodias com símbolos místicos, ritualísticos e espirituais. Mas não é exatamente sobre o aspecto místico encontrado nas músicas desses artistas que esse texto irá tratar. Um dos maiores ícones do rock brasileiro, Raul Seixas, bebeu e se esbaldou com o misticismo, buscando passar em cada letra, o retrato do caminho espiritual percorrido pelo próprio cantor.

Gita é uma canção criada por Raul Seixas e seu parceiro, Paulo Coelho. O título faz uma alusão aos antigos textos sagrados hinduístas, Bhagavad-Gita. A letra é magistral, mostrando uma intrínseca relação do Homem com o Universo/Deus. Além do nome curioso, a música compõe bastante elementos místicos, como a entonação do mantra "Eu Sou", buscando através dessa poderosa afirmação reconstruir a ligação do indivíduo com sua centelha divina. E curiosamente, "Eu sou" é repetido 22 duas vezes durante a canção. E as correlações não param por aí. O número 22 é um número Mestre na Numerologia simbolizando o Idealismo Prático. Vinte e dois se refere ao número de letras no alfabeto hebraico como também, os 22 caminhos a serem percorridos na árvore cabalística.

A Letra Gita pode ser muito bem relacionada com os 22 arcanos do tarô, revelando uma jornada individual pela vivenciação dos símbolos de cada carta!

Fiz um pequeno esquema de imagens (bem simplório mesmo) mostrando as estrofes da canção e as cartas que estariam relacionadas a cada "Eu Sou".



Análise de cada EU SOU correlacionando-o aos arcanos



1° Eu Sou - Sacerdotisa/Papisa

“Às vezes você me pergunta, por que EU SOU tão calado...”

O arcano 2, Sacerdotisa ou Papisa, é conhecida por aquela que guarda os segredos do inconsciente. Não revela nada, mantendo tudo guardado a sete chaves. A análise e observação são seus pontos fortes. Contudo, mesmo que seu pensamento esteja perfeitamente correto, há passividade e introversão, dificultando a comunicação daquilo que se pensa para o mundo. Há uma intuição muito forte, como também dificuldades para expressar sentimentos, mostrando uma aparente frieza emocional.

2° Eu Sou - Estrela

“Eu sou a Luz das Estrelas”

Desde os primórdios, o ser humano busca orientações através dos corpos celestes. Através da observação do céu noturno, era possível saber quais dias era propícia a colheita observando apenas as fases da lua. O homem procurava compreender também como os astros poderiam influenciar sua vida e o seu destino, buscando através da Astrologia, estudar as correlações entre as ocorrências do céu e as ocorrências da Terra. 

O arcano 17, A Estrela, representa toda a Luz interior existente em cada ser humano através da esperança e na crença de um futuro melhor! Quando a presença desse arcano está em nossas vidas, nos sentimos inspirados, esperançosos e confiantes. Toda água que deságua nos vasos e retorna ao rio, mostra que o Passado já não interfere tanto e o que Presente torna-se o milagre diário com toda e plena certeza que o futuro estará repleto de novidades e coisas boas! Como dizia Aleister Crowley: “Todo Homem e Toda Mulher, é uma Estrela.”

3° Eu Sou - Lua

“Eu sou a cor do Luar...”

O arcano 18, representa a Dualidade Universal. A Lua mostra que nossa natureza será instável enquanto não observarmos que os opostos fazem parte da mesma coisa. Há um princípio hermético que diz: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados ". Presenciar a energia do arcano 18 é ter uma oportunidade única de mergulhar nas águas do inconsciente para descobrir a verdade de si mesmo, através do autoconhecimento!

4° Eu Sou - Papa/Sacerdote

“Eu sou as coisas da Vida”

Papa ou Sacerdote está intrinsecamente ligado aos acontecimentos do meio social que se está inserido. Ele representa o conhecimento e valores tradicionais, sob o parâmetro social e jamais pessoal. Todas as leis escritas pedem para serem cumpridas. Vivenciar o arcano 5 é saber que todas suas ações precisam estar dentro da legalidade dos bons costumes, leis e da ordem moral estabelecida no ambiente social que se faz parte. No livro, Tarô Vida e Destino, Nei Naiff explica: “Esse arcano não se reporta à justiça divina, aos movimentos cármicos ou ao mundo espiritual de forma direta, mas unicamente à justiça idealizada e outorgada pelos homens e para os homens, à regência dos dogmas sociais, da condição moral e religiosa para socializar o meio ambiente”.

 5° Eu Sou - Enamorados/Amantes

“Eu Sou o medo de Amar”

Nas ilustrações dos tarôs mais tradicionais, vemos um homem e duas mulheres numa nítida situação de que uma escolha precisa ser feita o mais urgente o possível. O Arcano 6 representa o momento de dúvidas quanto a escolha que devemos fazer para sermos felizes. É o medo, a hesitação, a incerteza, por não saber se aquela escolha nos trará o que tanto idealizamos. Há uma luta entre a razão quando a emoção se impõe, dificultando o processo de decisão.

6° Eu Sou - Força

“Eu Sou o Medo do Fraco... A Força da Imaginação...”
  
O Arcano 11 é conhecido pela sua coragem, força e determinação para controlar as situações com inteligência e perspicácia. O fraco só descobre que é corajoso quando enfrenta uma situação ao qual estava a anos fugindo. A energia do arcano 11 mostra que todos nós temos uma força interior e ela surge quando acreditamos mais em nós mesmos, dando-nos coragem para defender nossas convicções!

7 ° Eu Sou - Carro

“Eu Sou, eu fui e eu vou...”

Quem sabe para onde quer ir, segue avante, sem se perder no caminho. O arcano 7, o Carro, revela que a motivação e a chave para o progresso, depende unicamente do seu planejamento e execução das ideias. Ele domina as rédeas, faz as decisões e vai em busca do seu tesouro.

8° Eu Sou - Pendurado/Enforcado


“Eu sou o seu sacrifício...”

Nos tarôs tradicionais, vemos um homem amarrado de cabeça para baixo, em uma posição de sofrimento e angústia. Quem o amarrou lá? O Destino, os Outros ou ele mesmo? O Pendurado, Enforcado ou Sacrificado, mostra as dificuldades que encontramos na Vida quando nutrimos ilusões e caímos na rede da autocomiseração ao perceber que nossos acalentados e ilusórios ideais não são realizados a contento. Ele pode até orar, acreditar que está sendo sacrificado por boas causas e que logo subirá aos céus, mas infelizmente, não há condição alguma para que seus desejos se realizem!

9° Eu Sou - Eremita

“Eu Sou a vela que acende”
   
O arcano 9, é retratado por um velho homem que anda no deserto escuro, apenas com uma lamparina e o seu cajado a lhe guiar. O Eremita representa a nossa necessidade por buscar respostas interiores mais verdadeiras. É o mergulho na alma que fazemos através do autoconhecimento. Contudo, ele sabe que o “conhecer a si mesmo” estará consigo até o fim de sua jornada terrena. O Velho Eremita nos possibilita a cura interior e o reequilíbrio da vida através do progresso lento, mas garantido. Presenciar o arcano 9, é acender uma vela na própria jornada espiritual, pois o Fogo Eterno, apesar de suas chamas mostrarem-se baixas e fracas, é algo que jamais se apagará.

10° Eu Sou - Morte

“Eu sou a luz que se apaga”

A morte não envia bilhetes informando à hora, o local e o momento que somos convidados a cessar nossa luz terrena para voltar à pátria espiritual.
Estar vivenciando o Arcano 13 é vivenciar transformações e muitas mudanças na vida. Muitas vezes, tememos novos começos, pois permanecemos agarrados as velhas formas de pensamento, que não geram mais frutos e nem Vida! O movimento da Morte é rápido, mostrando que é necessário fechar ciclos para abrir se novos! Não tenha medo da Morte! Tenha medo de viver uma vida que não gere mais satisfação! A luz se apaga temporariamente, mas logo reacenderemos com a luz de novos tempos!

11° Eu Sou - Torre

“Eu sou à beira do abismo...”

A representação do arcano 16 mostra uma Torre sendo atingida por um raio e pessoas sendo atiradas ao abismo. Vivenciar a energia desta é carta é passar por um momento muito grande de ruptura e profundas transformações! Ao passar por situações assim, pensamos que tudo isso é obra inevitável do Destino, mas a Torre representa toda a estrutura que você construiu a sua volta e que lhe dava uma falsa sensação de segurança. Por fim... Tudo se desmorona, tudo é destruído e perdido, nos restando apenas o caminho do recomeço! A Torre nos liberta de nós mesmos, trazendo mudanças significativas em todos os níveis!

12° Eu Sou - Roda da Fortuna

“Eu sou o tudo e o nada...”

A Roda da Fortuna nos atira as probabilidades de sorte e azar. O que é certo em um mundo instável, mundano e incerto? O arcano 10, nos mostra que situações imprevistas podem ocorrer. Ganhar ou perder faz parte da própria vida! Não se pode deixar é levar pela ansiedade e as perdas prenunciadas nesse arcano, não farão falta nenhuma, pois logo será substituído por outra coisa.

13° Eu Sou - Mundo

“Eu Sou feito da terra, do fogo, da água e do ar...”

Nas ilustrações tradicionais, o Mundo é representado pelos quatro elementos básicos da vida! A terra representa o plano material, possibilitando dar formas concretas para que a vida se manifeste através de nossos cinco sentidos. O fogo representa a energia, o espírito, o calor, que necessitamos para nos manter vivos enquanto trabalhamos no plano físico.  A água representa o mundo das emoções e sentimentos. Sem a terra molhada, como poderíamos viver uma vida sem a capacidade para se emocionar ou mesmo senti-la através de nossas percepções? E o Ar representa o campo mental, das ideias, pensamentos, mostrando que tudo se origina da Criação Mental do todo!

14° Eu Sou - Imperador

“Das telhas Eu sou o telhado...”

O Imperador traz o princípio masculino ativo, o arquétipo da paternidade e autoridade. Ele ordena e lidera, controlando as situações ao estabelecer leis e valores.

15° Eu sou - Sol

“Dos sonhos Eu sou o Amor...”

Quando vivenciamos a energia do Arcano 19, descobrimos que não há nada mais gratificante na vida que compartilharmos a nossa alegria, criatividade e Amor com aqueles que nos rodeiam. Ficamos inspirados com a Vida e repleto de bons pensamentos e sentimentos! Confiamos mais em nós mesmos, libertando-se do medo e das dúvidas do passado. Ser honesto com você mesmo, lhe fará agir dessa forma como o próximo.

16° Eu Sou - Imperatriz

“Eu sou a dona de casa...”

A Imperatriz representa a nutrição advinda do princípio feminino. Ela está relacionada à abundância, fertilidade e criatividade. A natureza, artes, graça, beleza está sob o domínio dessa carta e daqueles que manifestam a energia positiva desse arcano. Toda mulher carrega em seu ventre a humanidade e a perpetuação da Vida. É a Grande Mãe! A Grande Deusa!

17° Eu Sou - Diabo


“Eu Sou a mão do Carrasco”

O carrasco do baralho, não é tão carrasco ou mesmo maquiavélico como se tem uma imagem dele. Contudo, ele representa o mundo dos excessos, da escravidão, do materialismo e ele se torna verdadeiramente um carrasco, quando estamos presos unicamente a tudo aquilo que ele pode oferecer. O Diabo mostra que há padrões de comportamento viciosos e que muitas vezes, se utiliza da manipulação para ganhar benefícios à custos alheios.

18° Eu Sou - Temperança

“Eu sou a mosca na sopa...”

O arcano 14 representa o marasmo, a passividade, lentidão e inércia dos projetos, muitas vezes ocasionados pelo próprio Destino e TEMPO. Como lutar contra a ação do tempo quando vemos nossos projetos caminhando lentamente? Nada se realiza de imediato, sob a ação desse arcano. “Associar-se ao tempo, é a melhor forma de realizar os desejos”, já dizia Nei Naiff.

19° Eu Sou - Justiça

“Eu sou os olhos do cego...”

O arcano 8 é representado pela justiça. Em dizeres populares, afirma-se que a “Justiça é cega”. A balança, símbolo do equilíbrio da ordem social e da justiça, é utilizada para medir feitos e julgarem-se os atos. Analítica, cuidadosa e observadora, tudo é julgado de forma imparcial atendo-se a verdade dos fatos para que a ordem seja restabelecida e o equilíbrio recuperado. 

20° Eu Sou - Julgamento

“Eu sou o filho que ainda não veio...”

O julgamento, apesar de este nome nos confundir com a imagem ilustrada na maioria dos tarôs tradicionais, é conhecido como a carta da evolução, renascimento, ressurreição e transcendência. O anjo anuncia a trombeta e os aqueles que julgamos mortos, levantam-se. Arrebatamento, Libertação ou Julgamento?  Quem vivencia a energia desse arcano, verá que muitas coisas estão para serem mudadas e que o desenvolvimento se dará por caminhos jamais imaginados pela própria pessoa. Novas promessas, trazendo surpresas e mudanças radicais. Contudo, tudo RENOVA!


21° Eu Sou - Mago



“Eu sou o início, o meio e o fim...”

O Mago é um eterno empreendedor. Ele representa a nossa iniciativa e flexibilidade diante a própria vida. Ele utiliza as forças universais para conseguir bons resultados, pois tem consciência do seu potencial. Ele é a ponte entre o seu eu interior e o seu exterior. Na mesa, vemos os quatro elementos bem dispostos, mostrando que há conhecimento sem se iludir que se sabe todas as respostas. O arcano 1 é por onde se inicia a jornada, ALEPH, e estará presente em todo o nosso percurso existencial, mostrando-nos que precisamos usar nossos talentos e capacidades, empreendendo esforços para conquistar aquilo que almejamos!



E vocês, leitores, o que acham da relação dos arcanos com cada "Eu Sou" da música? Passei uma semana analisando e fazendo as correlações entre os dois. Posso ter deixado passar alguma coisa despercebida ou mesmo errado os arcanos. O que acham? É perceptível que o LOUCO é o elo entre os dois mundos, sendo o eterno viajante nessa jornada chamada Vida que não tem fim".  O Arcano sem número ou 22, representa cada indivíduo em busca da sua própria essência, aquele que desbrava rumo ao desconhecido sem medo de arriscar! O horizonte que se estende a sua frente é repleto de possibilidades! Contudo, ele não sabe o que busca e ouve apenas o chamado da alma! "Louco", muitos o considerariam... Mas vale correr riscos em busca de seus sonhos do que viver condenando a própria alma na irrealização de seus ideais.

A música Gita é maravilhosamente repleta de simbolismos! E esse texto vem apresentar uma nova forma de olhar para ela. Viva o Raul Reixas, Viva o Paulo Coelho, Viva a todos os artistas que estão empenhados em elevar a vibração do Universo com suas obras!

Namastê! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]