Desafios: Bem-vindo!




"O campo da educação é um desafio". Foi o que eu pensei e nessa mesma mente que gerou uma reflexão que reflete a realidade do docente, conseguiu pensar que não daria conta do trabalho. Incrível a nossa autocrítica que nos empurra para baixo quando deveria nos ajudar a encarar todos os desafios como aprendizados do caminho! 

Cortella já dizia: "não nascemos prontos!". Graças a natureza, somos seres de construção! Estamos constantemente crescendo, nos adaptando, reinventando e nos transformando nesse processo chamado Vida! Não nascemos prontos para nada e vamos nos fazendo durante o nosso percurso existencial com nossas aptidões, escolhas, sonhos, desejos, pensamentos e sentimentos! O tempo todo estamos sendo afetados pelo mundo e afetamos o mundo com aquilo que temos dentro de nós. A transformação é uma via recíproca, um aprendizado duplo em que partilhamos a Vida e a Vida partilha conosco suas experiências.   

Já vai fazer duas semanas que estou estagiando em um colégio. Com os olhos atentos nos pequeninos, percebo cada Criança como um Universo único. E nesse universo enigmático há pureza, doçura, travessura, imaginação, inteligência! Cada criança que entro em contato expande a minha alma. Se Jesus disse: "que venha à mim, os pequeninos, pois é deles o Reino dos Céus", compreendo hoje como é verdadeiro esse axioma crístico. 

Ao olhar para cada criança, penso na responsabilidade do trabalho que desenvolvo e como minha postura poderia influenciar elas. Estou sendo uma influência direta para aquele pequeno indivíduo! Se desejo que as futuras gerações se relacionem saudavelmente e que  sejam autoconscientes de suas potencialidades, tenho que dar exemplo diário daquilo que acredito! E, sim, as crianças carregam a promessa do mundo melhor! Para os mais velhos, são dado as tarefas de aprendermos com os pequeninos, pois eles são excelentes professores! Mostraremos para elas que algumas tradições merecem serem preservadas. Iremos auxilia-las a construírem uma base ética sobre o que é certo e errado e  ensiná-las a cuidar da única moradia da galáxia em que há vida em abundância: a Terra!      

O desafio existe! Tá aí, batendo na porta. Você pode abrir a porta e recebê-lo de coração aberto ou pode fechar a porta e permanecer no mesmo lugar. Na primeira opção, as dificuldades são inevitáveis, mas você cresce com elas! Na segunda opção, você permanece em uma posição que evita mudanças e amarga os sonhos que movimentam a existência humana! Escolha encarar os desafios, as dificuldades, com o coração aberto à transformação que isso ocasionará na sua vida!!! Cada encontro contém um potencial e está em suas mãos direcioná-lo! Direcione para àquilo que faça sua alma expandir e ir além do senso comum!

Obs: Muito Obrigada a cada professor que tive na vida. É um desafio vestir a camisa da Educação e vocês foram/são maravilhosos no trabalho que desenvolvem!!! 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...