2° Carta [Desânimo, Vestibular, Autoconhecimento]


Michele! Sua carta chegou trazendo alegria, numa hora muito oportuna. Obrigado pela iniciativa da carta, e fico contente por se lembrar de mim. Eu, por alguns dias, andei me esquecendo de mim, infelizmente. Mas não se preocupe. Foi uma leve amnésia que acabou ontem e hoje. Agora, me resta saber o que fazer. Pelo menos estou desperto e disposto a pensar! 
Suas palavras vieram na hora certa, e antes delas chegarem, te juro, estava pensando em coisas muito parecidas, como: "o que busco? O que as pessoas buscam? Por que me sinto tão deslocado e confuso? O que devo fazer?". Desde que saí da Leitura, comecei a ficar confuso e, às vezes, triste. Como você sabe, a Leitura é um lugar especial para nós. Para mim, a Leitura foi um mundo a parte do mundo real; um lugar onde eu estava em contato com pessoas únicas e diferentes das outras; um lugar onde as palavras me circulavam e me abraçavam. Por alguns dias, eu pensei que poderia viver para sempre em um lugar assim, mas quando saí, pouco a pouco, como posso lhe explicar? Sabe a série "Once Upon a Time", certo? No qual os personagens saem dos contos de fadas e passam a viver no mundo real? Foi assim que comecei a me sentir! Um pouco desiludido e fora de mim. 
A entrada no cursinho de pré-vestibular, logo após a minha jornada inesquecível na Leitura, deixou tudo ainda mais difícil. Isso porque eu realmente não gosto do modo como os vestibulares funcionam hoje. Ficar em uma sala, com mais de cem jovens, todos competindo por uma vaga na Faculdade, me dá nos nervos! Para mim, a competição nunca ficou tão clara como agora, e sei que isso é só o começo, por isso fiquei um pouco triste. Não é triste? Michele, não quero participar desta realidade. Se tem uma coisa que aprendi com seus exemplos é que não quero competir, não é nobre, não é justo, não é o que nosso espírito deseja! 
Vê porque sua carta respondeu a essa, antes mesmo que ela fosse escrita? Interessante, não? São estes tipos de mistérios que me dão vivacidade, que me dá luz, e é nisso que preciso me focar. É como você diz: "o que procuramos está dentro de nós!". Sim, é triste ver muitos desses jovens se perdendo no sistema, se enterrando em escolhas erradas por não se conhecerem, por não saberem da própria existência. O sistema é mal, mas muitas das vezes, nós somos nossos próprios inimigos. Quando nos preparamos, nos conhecemos, acredito que podemos moldar armaduras que nos sirvam e que possam, pelo menos, nos proteger do sistema. 
A alegria de se autoconhecer é tamanha, que a medida que ela cresce e mostra a sua beleza, todas as coisas eternas deixam de ser preocupantes e alvos do nosso destino. O mundo espiritual precede o material! Não se preocupe, minha amiga, foi apenas mais uma fase de adaptações; estamos sempre nos adaptando. Lembre-se: os ensinamentos estão em todos os lugares; isso é mais ensinamento que aprendi com você. Felizmente, não deixei me levar... 
Ontem, ainda perdido e procurando formular as perguntas, entrei em um museu lindo! Respirei toda aquela diferente atmosfera que os museus costumam ter: que nos transportam para longe, que locomovem nossos sentimentos; e foi essa uma parte chave que me fez começar a entender o que estava acontecendo. Naquele instante, entrei em um salão silencioso e grande, e no final, percebi que finalmente ali estava EU, estendido no chão e ouvindo meu coração. Peguei meu caderninho e botei pra fora várias palavras no papel. A ansiedade se foi, e eu ouvi a respiração: estava vivo! Ah, que felicidade me encontrar e expulsar os pensamentos ruins! 
Michele! Michele! Obrigado pela carta, agora vejo que estamos juntos mesmos que sós! Nunca deixe de se procurar, Mi! Sei que não fará isso, pois você já é vida! Estrelas não se apagam! Nunca enterrarei meu eu, meus talentinhos. E, por favor, não enterre os seus! Seja na Psicologia ou nas Artes, você se sairá bem, pois a transformação está em sua essência, minha amiga! 
Me desculpe a letra esquisita... E, que haja luz para que possamos enxergar, pois: MAKTUB! 
Grande abraço, do seu amigo, Marco. [29/06/13] 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...