Vaidade





Vaidade das vaidades, tudo é vaidade!

Ser melhor que os outros? Viver comparando quem é mais feliz? Ter o carro do ano, o status social desejável, o cabelo peito e bunda invejável, o emprego dos sonhos ou a inteligência nobel, me tornam alguém melhor que o outro? Mas quem é esse outro se não o reconheço em mim através dos olhos dele?  

Vida seca, fútil, vida vazia, em que tento preencher os espaços interiores com mais vazios que constroem a incompletude que quero a todo custo escapar. Vida esta, que detém minha miserabilidade, que recusa virtudes às quais acredito estar em meu julgo. E que na margem da mediocridade, na repetição insana do que acho que sou, mas daquilo que não faço parte, vejo-me no espelho o desenho da minha vaidade, exposta como um troféu de descaso aos sonhos que dormem apenas no meu travesseiro.

A vaidade já não é mais um defeito, mas uma qualidade de uma personalidade neurótica, que anseia reconhecimento aos seus feitos, que usa a cena do dia para dar performance à sua lista de pequenas vitórias que compõe seu medíocre existência... Uma vida girada em torno de si, tende a ser fechada, reclusa e solitária. Maquiar a tristeza com um sorriso, fingir que a dor não existe com remédios duvidosos que prometem a felicidade duradora e plástica. Postar fotos de como a vida é bela através de filtros para esconder a realidade, para enaltecer nossa vaidade, para invejar os curiosos e tornar-se desejável por um breve momento enquanto, eu mesmo, não me desejo a todo tempo.

Mas enquanto existir o reflexo, minha vaidade viverá satisfeita.

Esta é a vaidade das vaidades que reconheço nos outros, mas não em mim. 
E por me achar humilde, me torno o mais vaidoso de todos...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]