O Universo Chamado Criança




Hoje foi o dia em que começou meu primeiro estágio em pedagogia no colégio Santa Maria. Dá um friozinho na barriga encarar situações completamente novas! Confesso que meu nervosismo me atrapalhou até no exercício de tarefas mais simples. Diante ao pequeno erro, percebi que deveria ser paciente ao aprender e não me cobrar tanto em ser "perfeita" logo no primeiro dia. Suspirei aliviada. Um pequeno erro não deveria ser encarado como um monstro e graças ao acolhimento da minha orientadora, pude ficar mais tranquila. Estou em um ambiente totalmente novo, aceitando o desafio de coração aberto para aprender com todas aquelas crianças, com todos os mestres, coordenadores, zeladores, professores, ali presentes. 

Logo no primeiro dia vi que terei muito aprendizado pela frente!  

Na época em que era estudante, nunca havia parado para refletir sobre o funcionamento de uma escola e uma coisa é verdadeira: o aprendizado acontece dentro da sala de aula e vai além dos muros. Consegui observar isso hoje. 

A base da vida humana é estabelecida pelas relações que temos ao longo da nossa existência. Nascemos interagindo com o próximo. Se não houver o outro, não há um reconhecimento de si mesmo. Nos conhecemos através do olhar do outro e diante as distinções de cada indivíduo; o respeito, a cordialidade, o zelo, são as bases que constrói as boas relações seja de amizade, namoro, casamento, pais e filhos, professor e aluno. 

Diante à todas àquelas crianças, fiquei imaginando como minhas atitudes poderiam influenciá-las, como poderia ajudar a professora a desenvolver o potenciais delas. Loucura, pensar assim, né. Até cogitei fazer o mapa astral da turma para compreender quais interações são mais exaltadas através dos quatro elementos. Quem sabe, nesse estágio eu não consiga estudar a Astrologia para compreender como cada criança reage com as energias do seu signo solar? (ambicioso, heim).

A criança tem um universo dentro de si de ternura, imaginação, encanto e muita, muita energia!!! Meu coração está aberto pra aprender com estes pequeninos, pois eles têm muito a ensinar aos que se acham grande, só porque cresceram!!!   


obs: Castigo! Castigo?! Castigo. Michele, hoje não usamos mais essa palavra, pois ela remete a um passado sombrio em que os mais velhos puniam as crianças que faziam travessuras! Hoje, Michele, a palavra castigo não é usada mais na educação, pois é usual, velha, abatida e não educamos as crianças através do medo, mas do Amor! Desconstruindo velhos pensamentos e palavras que só percebemos que estão agarradas em nós, quando a usamos sem perceber... Uma valiossima lição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]