3° dia de reflexão sobre a Educação




Terceiro dia de estágio e algumas reflexões estão nascendo. 

O trabalho de quem escolhe o campo da educação para atuar profissionalmente é desafiador. Nenhum dia é igual ao outro dentro de uma escola. Todos os dias temos que estar com o coração aberto, preparado para as surpresas. Elas virão com seus problemas, mas também com suas soluções. Quem escolhe a docência, tem em mente que vivemos em um período de constantes mudanças e que às vezes, a resposta para o problema que enfrentamos não se encontrará nos livros e nem na aula daquele professor de faculdade. Percebi que os livros e artigos acadêmicos, que lemos e que são importantes para a nossa formação profissional, assemelham-se aos ingredientes de uma receita de pão. No final de tudo, é você que coloca a mão na massa para fazê-lo e o mais essencial: colocando o seu toque, sua energia, seu amor. 

O trabalho de um docente requer paciência e muito amor pelo o que se faz, pois não é fácil e sim, desafiador. Quem escolhe o ofício de ser professor precisa saber que todos seus atos e suas palavras são observados o tempo todo pelos olhos de uma criança.  Logo no terceiro dia, vejo como devo ser consciente da minha postura e como isso irá influenciar cada criança que entro em contato. 

Outra coisa que me chamou atenção está na seguinte questão: até que ponto o professor tem autoridade na sala de aula? Até que ponto podemos chamar a atenção de uma criança ou propor uma reflexão sobre suas ações usando uma analogia?  Um episódio curioso aconteceu com uma professora que propôs uma reflexão para a criança, mas que ao chegar aos ouvidos de uma mãe foi recebida como um desrespeito.  A posição de um professor é também delicada, frágil como um ovo. Se a chamada de atenção de uma criança que desrespeita o professor na sala de aula é considerada pelos pais como algo inadmissível, como se espera a "educação" desta criança, se até autonomia que temos para fazê-lo é nos retirada? Como ensinar os deveres e limites de uma criança se as regras dentro de uma sala de aula não são respeitadas? É óbvio que a educação não se identifica mais com conceitos de castigo ou educar através da imposição do medo. É óbvio também que existem certas tradições que devem ser repassada para as gerações futuras, pois a criança de hoje será o adulto de amanhã. Se ela não cultivar valores tradicionais e universais como o respeito, a fraternidade, a cordialidade, a bondade, a verdade, o amor, é verdadeiro afirmar que estaremos ajudando na construção de um indivíduo egocêntrico, que não reconhece seus limites e que não se importa com seus semelhantes.

Termino esse texto assim, deixando essa sensação de que não acabou...
      

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