Um Bom Diálogo




Um bom diálogo acontece quando há abertura entre os interlocutores. Uma conversa produtivo ocorre quando dispensamos o nosso juízo de valor e passamos a escutar o que o outro tem a dizer. O argumento alheio não está errado se ele for contrário ao nosso. Ele não precisa ser invalidado e muito menos desacreditado. Podemos caminhar entre o diálogo sem que nossas convicções firam o outro ou invalide o que ele acredita. Isso acontece muito em assuntos como política ou religião. Percebo com as pessoas do meu círculo como estes assuntos são espinhosos. Você não pode dizer o que pensa e se teu pensamento for contrário isso já é motivos para repreensão e brigas.

As pessoas despendem muita energia nesses assuntos e defende convictamente uma ideologia, acreditando que ela é ideal para todos. Céus! Quantas vezes não tentamos invalidar o argumento do outro com a imposição do que achamos ser certo, correto, verdadeiro? Fazemos isso o tempo todo com pessoas do nosso convívio! É fácil vomitarmos "verdades" e querermos que os outros às engulam. Difícil é ouvir o que o outro têm a dizer e considerar a possibilidade de existir pontos em comuns em nossas "ideologias".

Dialogar com o outro não é usar os argumentos como arma. Não precisamos ferir o outro com palavras.

Dialogar é saber a hora de ouvir e falar. É permitir que o outro fale sem ser julgado por aquilo que diz.

Dialogar exige abertura dos interlocutores. Uma conversa flui melhor quando ambos estão realmente interessados no que outro têm a dizer e não no que uma ideia individual possa representar para o outro.

Um bom diálogo se constrói com o respeito à dignidade das individualidades que se interagem em um discurso, pois a linguagem permite, acima de tudo, que construamos um mundo de símbolos e significados, tornando a experiência humana, uma jornada de descoberta e aprendizado.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...