Direita ou Esquerda?





Se sou da direita ou esquerda? Não tenho opinião política que escolha um lado a defender. Infelizmente, os seres humanos [ocidentais] adoram uma boa dualidade. O bem e o mal ou A direita e a esquerda. Ninguém percebe que os extremos partem de um mesmo núcleo... Somos obrigados a nos dividir e o lado escolhido luta eternamente com os ditos "inimigos".

Quando digo que não tenho opinião política, digo que não tenho uma posição partidária nem para esquerda nem para direita. Posso ter uma ação política em determinado meio (como a Escola, por exemplo, intervindo na Educação das Crianças ou quando penso/ajo na vida comunitária); mas não me posiciono em nenhum ponto neste campo. Eu trilho o caminho do meio sem levantar bandeiras para partidos, sem escolher um lado do caminho. E não acho que a esquerda ou a direita são construtores de caráter [a não ser que haja um extremismo nas ações e inflexibilidade de pensamento do indivíduo]. A posição política de uma pessoa não deveria dizer algo sobre a mesma, pois trata-se de uma escolha e a identidade de uma pessoa é formada por outros fatores mais concretos do que dizer: "Eu voto na Dilma; Eu gosto do Aécio; Eu sou feminista; Eu sou esquerdista; Eu sou direita". Tanto faz em quem você vota ou que posição toma, isso não dá direito de desmerecer, destratar, desrespeitar outra pessoa!

E digo: não defendo político, não defendo bandido [de terno ou não]. E tenho a clara concepção que a corrupção tem que ser veemente combatida (moldes made in Japan).   

Tenho noções claras da importância da ética para a sociedade, mas não saio impondo meus pontos de vistas à todos e assim o faço com o meu lado espiritual. Cada pessoa tem direito de expressar o que pensa, sem que isso seja levado para o lado pessoal ou usado para atacar alguém. E acho um grande engano dizer que a Política, a Religião e o Futebol não se discutem. É claro que temos que discutir esses temas que mobilizam a população geral.

Quando penso em discussão, relembro as considerações sobre o diálogo feita por filósofos. O que a maioria das pessoas fazem são buscar informações que condizem com seus interesses e que as façam aprofundarem no que realmente querem. Agregar conhecimento sobre determinado assunto não me faz conhecer mais sobre o mundo, mas apenas sobre UMA forma de se enxergar o mesmo e tampouco me dá o direito de julgar o outro lado como errado por este ser contrário aos conhecimentos que se possuo.

Mas a guerra está tomado outros rumos. Quem é de esquerda não está preocupado em ouvir a direita e a direita não quer saber o que diz a esquerda. Todas estão com suas razões, regras e certezas. Uma acusa a outra e vivem nesse pé de guerras. Pelo menos é o que eu tenho observado ao acompanhar grupos, movimentos partidários, professores e suas visões politicamente construídas (tendenciosas para o esquerdismo a maioria) e amigos (e os que tenho são de ambos lados). E no meio desse pé de guerra, não me declaro nem da direita e nem da esquerda e se fosse para tomar uma posição política, teria que fazer mais leitura de teóricos sobre os ambos lados e o que estas ideologias têm a acrescentar à humanidade.

Seria interessante se essa análise fosse exclusivamente individual, sem a imposição de alguém lhe dizendo o que realmente é "bom" para a sociedade como um TODO.  Seria muito legal se todos respeitassem o caminho do outro e ao invés da imposição houvesse um CONSENSO através do diálogo construtivo de ambas partes. Imagina! Todos aprenderíamos e digo sem ironias. Olha o quanto ganharíamos (imagina) se a Direita e a Esquerda chegassem à acordos, pois sei que suas agendas, tanto de um lado quanto do outro, visam o benefício do povo.

É... Se para nós, orientais, aprendemos a enxergar o bem e o mal como UNO e Indivisível, espero que o ocidente enxergue que os extremos fazem parte da mesma coisa...


Diz Raulzito! Grita ao MUNDO:

"É Sempre mais fácil achar que a CULPA é do OUTRO"!!!

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...