Reagir no não-reagir...


Misteriosos são os caminhos da alma. Misteriosos são as razões do coração. Abri o livro na página certa, no momento certo, como se tivesse sido intuída a abrir aquele título e as palavras dele pareciam querer falar comigo:
(Peço permissão para fazer apenas uma alteração no nome do personagem principal pelo meu, pois os momentos que estou vivenciando coincidiu com o que ele vivenciou também)


- Você precisa reagir, Michele! Não pode se entregar a esse estado! Você não é assim! Quanto mais demorar para reagir será pior!

- Reagir como? Não tenho o que fazer! Você tem ideia de como me sinto? É uma coisa que não dá nem para descrever! É uma sensação e sentimentos horríveis! Nunca experimentei algo parecido. Sinto uma dor no peito, uma angústia!.. Não tenho vontade de fazer nada. Alias, a única vontade que tenho é da de ficar deitada e quieta. Nada mais!

- Você precisa se esforçar para fazer alguma coisa. Comece a resolver pequenas situações. Force-se a assistir um filme no cinema, vá ao teatro, ao centro espírita, à psicoterapia... Sei lá! Ocupe seu tempo!

- Você não sabe como me sinto. Não é uma tristeza comum. É algo aterrorizante. Uma dor intensa me domina, meu rosto fica pesado, contraído. Sinto dor mesmo! É como se meu corpo não tivesse força alguma e pedisse cama. No meio disso tudo, a vida perde a importância, perde a cor, o brilho, a graça. Nada faz sentido. Por que lutamos, trabalhamos e depois morremos? Tudo é tão rápido, sem objetivo. 

- Estou assombrada por ouvir isso de você - falou de modo lamentoso. Aproveitando a primeira pausa, de modo enérgico, continuou: - Pelo amor de Deus, Michele! Onde está todo o seu conhecimento? Onde está a sua fé?

- Eu não sei onde está tudo o que aprendi. Não consigo pensar. As coisas não fazem sentido. A minha mente fica em branco e preto. Às vezes não me concentro e não entendo o que estão me falando, mesmo que sejam coisas simples. Não sei mais em que acredito. Só sei que não me reconheço. Nunca senti isso antes. 

- Você, hoje, está envenenada com as energias de todos os sentimentos negativos que você mesmo criou, cultivou e alimentou. Com exceção de Deus e dos espíritos criado por Ele, nada mais é eterno. Então o que você experimenta não vai durar para sempre. O remédio para o que a aflige não está em um vidro ou em uma cartela que sai de um laboratório farmacêutico. A sua dor é na alma. O remédio para você, espírito, está na prece, no Evangelho, nos ensinamentos de Jesus. 

- Eu penso que isso o que estou sentindo não vai passar nunca!

- Vai passar sim! Você vai vencer essa dor! Vai superar esses sentimentos depressivos quando se libertar das energias ruins que criou para si mesmo e se renovar com energias novas, salutares criadas ou atraídas por você.

- Quero voltar a ser como antes.

- Você nunca poderá ser, agir ou pensar como antes. Como era antes te deixou como está agora. Você precisa e vai conseguir ser mais forte, diferente de antes. Vai conseguir viver melhor a vida, amando, respeitando, aproveitando a alegria dos bons momentos, aprendendo com as dificuldades das tristezas sem se deixar envolver por elas. Quando sentir raiva, ódio, parar e pensar: de que adianta isso? Para que vai me servir tanta preocupação? Para que vai me servir esse sentimento triste? Então vai se socorrer nas reflexões do Evangelho e perceber que em vez de raiva e ódio, deve compreender aquele que tenta provocar em você tais sentimentos e que aquilo vai passar. Vai descobrir que sentir tristeza e não poder fazer nada, faz parte da vida e que isso também vai passar. Você vai poder se esforçar para fazer o melhor e se sentir bem com isso. Deitar a cabeça no travesseiro e dizer: Hoje eu dei o melhor de mim. Não tive sentimentos ruins nem pensamentos negativos. Então, eu evolui! E se por acaso não conseguiu, imaginou ou fez alguma besteira, pensar: hoje eu, ainda, não consegui, mas isso é por enquanto! Amanhã será melhor!

- Eu sei disso tudo! Não me dê aulas! Mas, no momento, como estou agora, é difícil agir assim.

- Então pense: eu vou conseguir! Sou uma vencedora por que estou viva! Nasci para ser feliz. É isso o que Deus quer de você, Michele! O pensamento tem uma força poderosa e você sabe disso!

- Obrigada. Essa conversa me clareou as ideias. Sinto-me mais animada.

- Por favor, Michele, reaja! Não se deixe abater. Deus tem mas poder que isso que sente! Peça ao Pai bom ânimo e amparo para que tenha força de vontade de fazer o que for preciso para sair desse estado!

- Eu peço para acordar de manhã e não me sentir mais assim, para não ter mais nada disso. Mas não tenho resultado. 

- Você quer, na verdade, um passe de mágica. Isso não vai acontecer. Você se colocou nesse estado e isso não aconteceu do dia para noite. Então não será do dia para noite que vai sair dele. Somente você é quem vai poder sair dessas condições.

- Eu não me coloquei nesse estado - comentei.

- Você se colocou nesse estado quando se irritou, ficou com raiva, ódio, nervosa e experimentou tantos sentimentos sem se importar com mais nada. Você envenenou-se aos poucos. Você é uma criatura de amor, paz e luz. Os sentimentos negativos provocaram um choque com a energia elevada que tinha. Ao mesmo temo não procurou reverter os sentimentos ruins, os pensamentos de raiva, o nervoso... Não teve paciência, amor, não compreendeu, não procurou entender o outro através do que Jesus nos ensinou. Não confiou em deixar para Deus cuidar das coisas e das situações que a contrariavam. Tudo isso provocou um choque energético em seu ser. Repare que você não está doente. Pode ser que tenha ou apareça algum probleminha corriqueiro, mas doente não está. Porém se sente doente como se estivesse gripada. O choque que sofreu foi psíquico, espiritual de duas energias ou fluidos incompatíveis, ou seja, a energia que tinha com a que criou. O resultado dessa explosão é o que está experimentando agora, um problema não físico, mas psíquico e espiritual. Isso só se cura com sua própria força interior, agindo e atuando a seu próprio favor. Só se cura com a paciência e mudança de hábitos, trocando o nervoso, a raiva, o ódio, a contrariedade por amor, esperança, paz, harmonia. O desespero e o desânimo só vão piorar seu quadro psicológico, fazendo com que se sinta cada vez mais derrotada.

- O que eu faço com o que já passou? 

- Resolva uma coisa de cada vez. Vai precisar fazer o melhor que puder, mas vai ter que fazer. Não poderá ficar adiando. Terá de agir. Haverá coisas ou situações que não poderá mudar. Então confie em Deus. Tenha fé e esperança, porque Ele não vai te desemparar desde que você faça a sua parte! 

Trecho extraído do livro Corações sem Destino de Eliana Machado pelo espírito Schellida



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]