O Amor acaba?


Naquele dia pude notar o quão triste era seu olhar. Ainda que sorrisse, as rugas eram um claro sinal do quão desesperador era viver sem ter sonhos. Falo de sonhos que iluminam nossas vidas, destes que nos impulsiona a correr atrás daquilo que nos inspira. A passagem dos anos fora o suficiente para eu compreender que os sonhos são tão mutáveis quanto à nossa alma... Todavia, ela não tinha sonhos. Carregava uma estranha e nítida tristeza, tão enraizada e profundamente intrínseca a sua natureza. Seu olhar expressava os anos amargos de sua experiência. Cada ruga demarcava perfeitamente seus momentos de irritação, tristeza, aflição ou angústia.

Vi em seu olhar muita tristeza e sérios indícios de uma profunda depressão ainda que tentasse camuflar. Casou-se jovem, com o homem que julgava ser o amor de sua vida. Mas a convivência tornara se difícil e insuportável. Hoje, convivem sob o mesmo teto, mas não se falam e nem se olham. Moram juntos, mas dormem em quartos separados. Ela contava que não sabia onde tinha errado. O carinho deu lugar as queixas e brigas. O que era “Amor” tornou-se o seu cativeiro e a aprisionou ao lado de um homem que tornava-se outro conforme os dias iam passando. Estavam casados há mais de 30 anos e tiveram quatro filhos.

Enquanto eu dizia aos quatro ventos frases feitas e bonitas sobre o Amor, ela me olhava com um ar saudosista que dizia: “já passei por essa fase”. Permanecera calada ainda que seus pensamentos me falassem: “como você está enganada”. O que ela poderia dizer a uma jovem de 23 anos cheia de sonhos e esperanças? Uma jovem que tinha uma idealização tão bonita sobre o AMOR. Essa jovem realmente desconhecia a Verdade Cruel do Mundo. Mas, que Verdade é essa? Eu realmente desconheço. Na verdade, finjo que desconheço, pois não quero acreditar que este é um mundo onde nossos sonhos não se realizem e que o Amor é apenas uma história contada para as menininhas.

Quando, enfim, ela chegou ao seu destino, pedi desculpas e perguntei se não era ruim contar-me tudo aquilo. Ela respondera que não e que servia como forma de desabafo. Convidou-me para tomar um café ou voltar em uma tarde qualquer. O convite ficou em aberto, não voltei depois.


               -----------------------------------------------------------------------------------------------

Passaram-se algumas semanas... Deparei-me com outra questão. Ele me disse que segundo um psicanalista famoso: só amamos uma vez e o que vier depois de um grande amor serão paixões. Será mesmo que o Amor é algo tão medido, quantificado ou esgotável? Será que o Amor apresenta-se sob uma única face? Tão egoístico é este modo de pensar: achar que só amamos uma vez. Tolos são aqueles que vivem desacreditando na fonte inesgotável que é esta Energia, a Energia do Amor.

O amor não acaba, mas se transforma. Sem Amor em nossas vidas, não caminhamos e nem abrimos espaço para o crescimento. Essa energia passa a existir de formas diferentes ganhando diariamente novas significações a partir dos momentos que vivenciamos. Ela está sempre em transformação e caminha de mãos dadas com a EVOLUÇÃO.

Amar torna-se um encontro e deste encontro potenciais são desenvolvidos. Amar não é apenas um ato individualista, mas é uma entrega, em que partirmos para encontrar aquele que nos busca, nessa troca reciproca de afinidades. É uma entrega de si mesmo e não são todos que conseguem se entregar justamente por medo de se frustrarem, por medo de achar que não poderão vivenciar um grande amor por se apegarem demasiadamente ao passado. E justamente essas pessoas fecham suas portas para alegria do presente, por acreditar que no passado eram mais felizes. Ledo engano. O Amor nos salva quando partirmos para seu encontro. Estando presente em cada gesto que fazemos ao outro esquecendo-se de si mesmo.

“Só amamos uma vez” faria sentido se esta frase fosse atribuída às pessoas que nos relacionamos, afinal, cada um é diferente, único e especial. Cada relacionamento, uma nova porta se abre, podendo esta ser potencialmente construtiva ou destrutiva. É um encontro repleto de possibilidades.

O Amor nunca acaba, mas se transforma, assim como todas as coisas da natureza...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]