5 de outubro de 2016

Só por hoje!






Acho que estou aprendendo a refrear um pouco meus impulsos cada vez que estou prestes a colidir com um muro. Nem tudo acontece como a gente espera. Ainda bem. Se tudo acontecesse como planejamos não teríamos a oportunidade para vislumbrar o inesperado de cada esquina. Inesperado significa: momentos que não precisamos controlar absolutamente nada; momentos que nos tiram da rotina e nos fazem ver que a vida continua se movimentando enquanto acreditamos estarmos "parados". 

Às vezes, a rotina que se instala é tão enfadonha que acreditamos que hoje é igual a ontem e o amanhã: apenas uma repetição de circunstâncias que postergam o cansaço mental e não nos permitem um dia de descanso para quebrar o hábito de não sermos os "mesmos" de sempre, pois a desculpa que damos é que "nunca temos tempo o suficiente". Uma mentira que engolimos à seco, enquanto destruímos nosso corpo na labuta diária que se constrói sob regras, responsabilidades e obrigações.

Porque temos a incrível mania de acreditar que a felicidade está no futuro e que só estaremos satisfeitos quando estivermos prestes a realizar os nossos "desejos"? Será que o Fim é mais importante que o Caminho? Será que alcançando o objetivo, sentiremos tudo isso que idealizamos de sua realização? A expectativa e a realidade são duas coisas diferentes e o engano começa ao alimentar uma e não observar a outra.

Quem se apressa e não se atenta ao próprio ritmo, irá perder as vistas no futuro e se esquecerá de apreciar a paisagem do presente! As folhas de uma árvore não são as mesmas de ontem. Elas mudam; nós também. É caminhando que se faz o caminho e não o contrário. O caminho não está pronto e talvez, nunca venha a estar. 


E o futuro é uma astronave 
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, 
nem piedade
Nem tem hora de chegar 

Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar... 

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar


A ideia que estou onde não deveria estar, inquieta a alma e a perturba com questões que demandam paciência, persistência e tempo. De que adianta eu acreditar que no futuro serei mais feliz sem os obstáculos de hoje? Balela. Vive-se um dia de cada vez e no pacote chamado vida você vai errar, sorrir, chorar, aprender, se maravilhar, comemorar, se decepcionar, se emocionar e tudo isso você vive apenas no PRESENTE, enquanto a vida se desenrola por nossos olhos e nos convida a senti-la, sendo observador e participativo. 

Vive-se o Hoje.
Apenas o Hoje.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário