Incentivar a criança ao hábito da leitura, deveria ser uma obrigação dos pais que realmente se preocupam com o futuro do pequenino. Hoje, uma mãe entrou na livraria acompanhada de seus filhos. A criança que olhava aquele mundo rodeada por livros, encantado com cada obra, dizia euforicamente para sua genitora: "mãe, compra um livro para mim!". A mãe foi categórica. Sem se importar com o entusiasmo do pequenino, afirmou: "pra quê comprar um livro se você não irá ler?".
Observando a cena, querendo internamente me intrometer, queria apenas dizer a essa mãe ou aos pais que pensam que: "gastar dinheiro com livro é jogar dinheiro fora", que vocês estão cometendo um grande absurdo!
Por favor, pais e mães, não desestimulem seus filhos à leitura! Não diga que o mesmo é incapaz de ler um livro! O incentivo a leitura nas tenras idades estimula a criatividade da criança, auxilia nos quesitos linguísticos e o melhor: ela irá adquirir conhecimentos, reforçará seus valores e construirá sua bagagem cultural! Estando familiarizada desde pequenina com a literatura, ela terá maior facilidade na aprendizagem e isso é comprovado através de pesquisas e estudos do desenvolvimento da criança!
Por isso, papai e mamãe, não cortem as asas da imaginação/criatividade dos seus pequeninos! Favoreça um ambiente para que seja estimulado o desenvolvimento de suas potencialidades! E para terminar esse texto, Mario Quintana já dizia: Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário