Hábito - Por que é tão difícil MUDAR?




É estranho achar que temos o poder para fazer mudanças partindo do zero sem considerar que vivemos em cima daquilo que construímos. Como esperar que uma atitude, um hábito, um vício, se desfaçam em um passe de mágica? Quem dera mudar algo dizendo palavrinhas mágicas como: "abracadabra" e pronto: estamos na vida que sonhamos sendo quem queremos ser!

Pensa comigo:
Se uma pessoa fuma um maço de cigarro por dia sendo que ela cultiva esse hábito HÁ ANOS, dificilmente conseguirá deter seu vício de um dia para o outro. Ou ela diminui a quantidade de cigarros que serão consumidos diariamente de modo lento, mas progressivo ou ela desiste logo na primeira semana. Outro exemplo: eu sei que odeio acordar cedo, mas sei que isso é por falta de costume. Se eu me programar para acordar todos os dias em tal horário, ainda que me corpo apresente sinais de cansaços nos próximos dias; meu corpo/mente se adaptariam a situação até transformá-la em um hábito/costume. Um músico para apresentar um domínio do seu instrumento dedica no mínimo, quatro ou seis horas diárias de estudo! E se este músico deseja ser admitido em uma filarmônica? O quanto ele deverá estudar/praticar para alcançar o almejado? Agora, imagina isso com as vicissitudes e virtudes da "alma".   

Se permitimos que determinados hábitos prejudiciais ao corpo/mente/coração/espírito sejam reproduzidos constantemente sem buscarmos modificá-los, não espere que eles desapareçam do dia para noite quando quiser se livrar deles! Se você desprendeu tanta energia para cultivá-los é certo que desprenderá energia também para modificá-los. Parece bobo e é! É tão simples, tão óbvio, mas persistimos nestes hábitos porque mudar eles requer esforço, persistência, força de vontade, TEMPO e trabalho (trabalho, trabalho, trabalho) para lapidá-los. E não é fácil. Não caia nessas propagandas que vendem uma fórmula mágica alcançada em semanas, pois estarão te enganando. Se você não fizer sua parte, buscando seu melhoramento através do autoconhecimento, é certo que Deus não fará isso por você.

Agora, se você permite cultivar o hábito que lhe traga crescimento pessoal, que lhe tire do ostracismo e que te coloca no despertar de suas potencialidades; estará lidando com um hábito construtivo! E mesmo que enfrente dificuldades, saberá o que fazer para lapidar sua pedra bruta contemplando no final do seu trabalho: o brilho de um diamante!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]