17 de março de 2020

Isolar-se



E eu achando que as pessoas já estavam se distanciando umas das outras por causa de um celular e aí surge um vírus que obrigam todas as pessoas à evitarem o contato social. Quarenta dias e quarenta noites sem contato, sós no próprio quarto; você com sua sombra, com sua loucura e seus demônios. Tocar no outro? Nem pensar. Quem quer ser contaminado com algo que não tem cura? Quem é louco o suficiente para andar entre os enfermos sem medo de adoecer? Eu só ouvi relatos de um Homem que era capaz de curar feridas, que transformou água em vinho e fez um moribundo levantar com vida. "Milagres" é o que Ele realizava. Andava entre enfermos sem medo. Abraçava leprosos e lhes confortava sem discriminá-los. Eu só ouvi relatos que este Homem existiu. Eu mesma nunca o vi, mas a evidência de sua existência é tão forte: bate na incredulidade natural da mente e faz a alma ajoelhar frente a este "Mistério". Este Homem era de carne e osso, e o fizeram sangrar inúmeras vezes para constatar que ele não era "imortal". Mas dizia a quem tinha ouvidos para ouvir: meu reino não é deste mundo, na casa do meu pai há outras moradas. Era apenas um Homem buscando uma vida de renúncia, sacrifício, de entrega, de amor e usou todo seu tempo para trazer estas lições preciosas à vida humana.

Lições de dois mil anos atrás e que até hoje a humanidade ainda não as compreenderam.

Mas não estou dizendo que devemos sair por aí abraçando todos, que não devemos ser cuidadosos com isto que paira no ar. Com esta doença nasceram algumas perguntas como: você está cuidando do seu corpo? Como está sua alimentação? Você está fazendo exercício físico? Você toma água regularmente? Como anda sua higiene pessoal? Se sua alimentação é boa, provavelmente sua imunidade será forte e mesmo que você pegue a gripe, você terá forças para combater ela. Agora, se você não se alimenta bem, terá dificuldades para enfrentar qualquer doença. É a Lei de Causa e Efeito. E não pense que somente o corpo físico é uma máquina alheia. A saúde mental e emocional também contribuem para o surgimento de doenças.

Infelizmente, esta doença também têm atingido a população idosa dos países em que se alastrou por eles terem o sistema imunológico mais frágil. É uma situação tão delicada e tão pouco há prenúncio de melhora a médio prazo. Tudo o que podemos fazer é zelar por aqueles que estão a nossa volta cuidando de nós mesmos através de uma alimentação correta e seguir o protocolo de higiene pessoal que está sendo disseminado pelos meios de informação. 

Enquanto tudo parece estar desenrolando para o isolamento total das pessoas, vou vivendo da melhor forma que consigo meu dia-a-dia. Por mais que a preocupação pareça ganhar proporções inimagináveis no consciente coletivo, tento não abarcar no medo, na paranoia, no desespero. Tento não me assombrar com a ideia do fim, porque tudo que é vivo, morre e da morte não há como fugir. É o ciclo incontestável da vida e que seja feita a vontade da vida enquanto a roda gira interminavelmente, indiferente, alheia, sem parar. 

Isolar-se da vida externa pode ser um convite para saber o que acontece dentro de você.

É um convite para olhar pro mundo interior, adentrar na nossa "casa", conhecer o que acontece dentro dela.

É convite para enfrentar o deserto atávico da Alma tal como aquele Homem o fez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário