24 de junho de 2017

Livre



O espírito de um homem não pode ser dominado. Ele é livre para se crescer respeitando seu próprio ritmo e viver de acordo com as batidas do seu coração. 

Se um Homem não vive de acordo com sua natureza e prende sua alma as convenções sociais, estará matando todos os dias a sua verdadeira essência. Estará entregando sua liberdade às decisões alheias. Um homem é livre o suficiente para decidir o que é melhor para si e aquele que compreende o valor destas palavras, está perto de lançar-se na vida como alguém que acabara de nascer e percebeu que o universo não se resume as paredes de seu quarto. A segurança é uma ilusão. Nada é totalmente nosso. Nada, absolutamente nada.  Um homem livre sabe que o nada lhe pertence. Veio ao mundo apenas com o peso de sua existência e voltará para o céu com a leveza de sua alma.

Não importa quantos diplomas têm colecionado; quantos carros exibe em sua garagem; quanto vale o seu salário... Nada disso importa para um homem livre. Nada disso importa para alguém que escolheu viver sua própria verdade. Mas, ele é ciente que cada vida também têm sua própria verdade e basta ao coração, viver a verdade que lateja no peito. Todos vivem em cima daquilo que se construiu. A estrada é feita de cada passo dado em direção a um sonho e se a estrada for errada, existe outros caminhos à serem descobertos e trilhados.

Um homem livre não se apega a armadilha da "segurança"que algumas relações possam apresentar. Se ele sabe que nada pode ser possuído, resta-lhe apreciar a companhia daqueles que vêm e vão. Resta-lhe guardar no peito a saudade de quem dividiu consigo um instante no universo. Ele sabe, que a felicidade só é real quando compartilhada. Onde todos se reúne, num breve instante ao qual será passado, está o homem livre à compartilhar com companheiros a alegria de apreciar o mistério chamado VIDA. 

Texto: inspirado no filme Into The Wild (Na Natureza Selvagem)    

23 de junho de 2017

Adoecer [Aprendizado da semana]




Certamente a doença não é uma das mais belas faces da vida humana. Ver quem você ama prostrado na cama lhe dar uma sensação de impotência. Se você estava acostumado a ver aquela pessoa esbanjando vivacidade, pode se assustar quando vê-la atingida por uma moléstia e ficar sem saber o que fazer. É nessas horas que a dor amolece nossa sensibilidade e já que não temos forças para curar doenças, temos o nosso apoio àquele que necessita de cuidados. 

Por vezes, quando adoeço, vejo este momento como uma "pausa". Sinto que o Universo pede para que pare um pouquinho e desligue minha agitada mente. Assim, consigo descansar. Com a mente desligada, evito pensar sobre coisas boas e ruins. Evito também questionar ou criticar demais. A doença tem me ensinado como meu emocional me afeta fisicamente e como tenho andado esses dias alimentando meus medos e exteriorizando os meus demônios interiores. 

Deitada na cama, prostrada e sem forças para reagir, luto para não ser totalmente derrotada por mim mesma, pois há sonhos a serem realizados, há uma vida inteira pela frente e não posso desistir dela agora; não é a hora. Entretanto, percebo quê o que tem me enfraquecido não é a doença em si, mas o medo de não viver a vida que sonho e de abrir os olhos um dia e perceber que perdi novamente dez anos sobrevivendo à custa dos sonhos alheios. 

16 de junho de 2017

Cure-se [Reflexões sobre as relações]



Tenho refletido bastante e tirado algumas conclusões. É necessário se curar antes de se envolver. Não estou dizendo que basta ficar sozinho para se curar, porque excesso de solidão também pode ser doentio e nem que tem que estar 100% perfeito para querer alguém. Não se trata disso. Para envolver-se novamente com alguém você precisa desintoxicar a mente para realmente perceber os males desta geração atual que estão dentro de relacionamentos como se estivessem "drogados" e "drogados" se relacionam mais com as sensações do que o outro em si. 

Estamos com a mente tão viciada e as emoções tão deturpadas que somos atraídos imediatamente por estímulos fortes que o outro pode provocar em nós. Queremos mais e mais a ponto de nos tornamos insaciáveis. Isso poderia explicar porque a Paixão para alguns psicólogos está relacionada a patologia. A palavra também é derivada do latim "Passus" que significa: "sofrer". Quando estamos apaixonados, mergulhamos de cabeça na relação, não é mesmo? Os sintomas de um apaixonado são bem semelhantes à quem está tendo suas experiências com drogas. Sensações de euforia, poder, misturadas com a dependência física e emocional do objeto alvo da paixão.

É notável que maioria dos jovens estão doentes e com alta ignorância de si e do outro. Um "fast food sexual". Relacionam-se como se estivessem interpretando uma novela. Por isso, muita gente sabe lançar frases de efeitos e aparentes sinais de positividade. Psicanalistas não estão errados ao afirmar que estamos na Era do Gozo e num tom mais moralista: "Na cultura da gratificação".

Cure-se dos ferimentos emocionais que ainda sangram. Deia atenção as suas necessidades emocionais e use filtros para evitar relacionamentos que aumentam o tamanho destas feridas. Certas coisas são necessárias como conversas sérias que não sejam conversas que baseiam-se em emocionar e seduzir a pessoa, mas mostrar sua autenticidade; ser honesto consigo mesmo em relação ao que esperar do outro e perceber o que o outro quer, não apenas acreditar no que se quer acreditar. Quem sabe assim, relações mais autênticas surjam em que o outro possa ser valorizado por ser humano e não um objeto.

Contribuição para o texto: Nathan Rodrigues Ramos

Loop...




Repetição mata lentamente minha alma. Me sinto uma vitrola quebrada, repetindo sem parar os mesmos dramas, as mesmas conversas e vivendo os mesmos problemas. Até as discussões de ontem são as mesmas que enfrento hoje. Nessa repetição insana, percebo que não é apenas eu que me encontro dessa forma, mas as pessoas que estão à minha volta. Todos estão repetindo seus dramas sem se darem conta que as mesmas histórias são contadas há anos. Isso é o que chamo de conversa infrutífera, pois o que há de novo para aprender se estamos agarrados as velhas tramas de nossa medíocre vida?

Medíocre vida? É... Me espanto quando percebo que estou mergulhada no mar de mim mesma, sufocada pelos meus ideais ilusórios, pelas promessas vãs e sem sentido. Estou novamente perdida. Tento encontrar a saída, mas tudo o que vejo é a construção de uma vida que não desejo para mim. Sinto como se tivesse vivido estes anos todos de modo inconsciente; sem pensar nas consequências dos meus atos e como cada decisão afetou esta existência. Sinto que andei perdendo tanto tempo, desperdiçando tantas oportunidades de expandir meus horizontes para ver que a vida não se trata desse resumo cansativo do dia-a-dia. E só agora, percebo que vivo o que minha alma não deseja e está chegando a hora de se libertar.    

Você só se liberta daquilo que te prejudica quando você percebe as dimensões do estrago e avalia minuciosamente todos os danos que tem feito a si. Isso te faz pensar como o amanhã pode ser diferente com as escolhas mais conscientes no agora. Estar consciente daquilo que nos faz mal se trata de uma postura interna que não nos permite vivenciarmos as degradações da dignidade humana. Uma coisa é crescer com a dificuldade e saber que os desafios são impostos pela vida para que sejam superados com a nossa força de vontade; outra é estar imersa no problema sem perspectivas de mudanças, sem compreender o que o momento difícil veio realizar em nossas vidas.

O labirinto apresenta sua saída. Após rodar em círculos, procurando respostas para meus conflitos, descubro que somente o tempo irá me ensinar a lidar com minha própria natureza. Consciente dos meus impulsos e das minhas motivações, a repetição perde lentamente sua força destrutiva e aos poucos tudo vai entrando no eixo. Transição alguma é fácil e sei que estou diante de um momento poderoso na vida. O momento é de decisão. Opto por mudanças ou por caminhos que me afastam dos anseios de minha alma? Escolho a primeira opção, pois estou ciente que o único evento que traz realmente evolução para existência é a transformação.   

13 de junho de 2017

Amor que não é amor...



Falsos amores cairão por terra, porque tudo o que é falso perece com a morte e somente a verdade transcende o espaço e tempo. Miragens apresentam-se constantemente para mim. As miragens as quais estou habituada nada de novo me oferecem; apenas dor, desespero e auto engano. O buraco torna-se mais fundo quando se acredita que o amor pode ser facilmente encontrado no outro ao invés de buscá-lo em si mesmo. Promessas alheias são como navios naufragados; não há tesouros guardados, pois tudo foi saqueado. 

Se as miragens nada de novo me oferecem é porque observei atentamente as experiências pretéritas e aprendi com elas a detectar ilusões transvestidas de verdade. Descobri que somente o Amor Verdadeiro espera. Espera que tenhamos consciência para nos desvencilhar das armadilhas da mente. Ele nos ensina a discernir o bem do mal e a perceber que falsos amores nos desviam do Caminho assim como as sereias desviam os marinheiros de suas rotas.   

Falsos amores têm prazo de validade; são esgotáveis na sua intensidade e impiedosos na sua caridade. Humilham ingênuos, mendigam afetos e são algozes da paciência; estão sempre fugindo e se escondendo da responsabilidade do compromisso ou da verdadeira experiência de amar. Falsos amores te ensinam a reconhecer o lobo escondido na pele de um cordeiro. 

Não perca seu tempo com amores que não são Amor, pois a potencialidade de amar é uma conquista interna e evoluí-se por mérito próprio, jamais alheio! Observe que as ilusões tem capacidade para denegrirem a alma. Somente o Amor Verdadeiro nos fazem buscarmos constantemente o crescimento! O Amor Verdadeiro nos submete a espera porque somente o tempo é capaz de mostrar o que veio para ficar em nossas vidas. Pode ser que demore, mas acredite e confie na Providência Divina! 

12 de junho de 2017

Quando o Amor está no Olhar

I

Ouvi uma Idéia de Amor

Quando o Amor está no Olhar nós iremos ver
Quando o Amor está no Olhar nós nos veremos

O amor é a paisagem
e a música
pintando a natureza na mente
Sendo a Natureza para encontrar
Explorando profundidades e alturas
e nesta Criação
Nós poderemos ser
Algo além de ser está se manifestando
Está acontecendo
Você e eu
Tempos de Tempos prepara
Nosso Encontro
a realização do amor
está guiando ao caminho
ao nosso caminho

Eu estou indo de volta para casa


II

Quando você escuta sobre um amor
O Amor
Melhor continuar em seu caminho
Não sair do compasso
Não ficar para trás
Apenas dançar
em um caminho: um amor
Sim. É mágico
É por tudo o que você sempre sonhou
Então alcance
Depois que você conseguir
Será tudo com o que você sonhará
Sintonizado nisto
E não fora como antes, mas no íntimo
Lá fora será
Céus sempre se expandindo
de abraços que duram para sempre
Amor para se jurar diante do fogo e do inverno
Amor para tocar os violinos do silêncio
e a lua da música
Beijos para pintar o paraíso e fazer harmonias
Enquanto uma estrela dança no céu
Num amor que canta uma canção de despertar
Uma estrada para a paisagem onde as pessoas que se amam estão juntas
E de repente toda natureza se torna
Um nome amável para amantes manterem o amor a brilhar em seus braços

Observe e veja
Este céu, este silêncio e estas canções
Serão você e eu
O amor está falando de nós
Enquanto o amor em nossos corações
Nos faz conversar
Eu preciso ir mais longe
O Amor é real - a coragem mostra o caminho
A Beleza sempiterna pavimenta o caminho
Bondade em seus ombros e verdade em seus movimentos
Divindade em meu Coração eu vejo
Divindade inspirando a vida no jardim onde caminha
Saiba tu que nos caminhos certos esperarei e caminharei
Porque caminhos certos te mantêm perto de minha vida e me mantêm vivo nos sonhos
Onde eu assisto sementes de mundos espalhadas pelas Crianças da Esperança
no Universo da Mãe de Mães - Natureza
Eu tenho o Amor como Criador
e na Criação dos Sonhos
Tudo o que significa para mim
É viver por amor de você
Os Abraços e Beijos de você e o amor de você apenas
Tudo o que eu quero me tornar
É ser amar você
Existência de existências
Crescendo e espalhando palavras e a luz de minha Musa
No Jardim de Amor que lhe pertence
Eu pertencente
Ao amor e a amar você ainda mais
Assim que a Vida cresce e mostra você
A Musa
que sabe o que amor é feito para ser
e será
Este coração sabe disto
Porque o caminho que leva a você
É para onde estou indo

III

Os Amáveis Olhos sabem
Os Amáveis Olhos irão ver

10 de junho de 2017

Eu Amei Você

Você foi a única pessoa que julguei ser capaz de amar
Você já foi
A pessoa mais importante da minha vida

E sei que amei
E que isso me ensina a amar agora
Quem tenho aqui perto de mim

E sei que aquela vida
Faz parte também
Da arte de aprender a amar o amor

É amor se fazer presente
Porque Amor é para Vida
Amor a Vida
É Amar

Seja quem for
Se foi dor
Que seja algo diferente agora
Se foi alegria
Que haja nova festa
E que seja

De seria é feita as escritas e as estrelas
Se elas fossem
Não ficariam presas as páginas
Correriam para vida
Podemos ser como elas
Corramos
Porque a vida é curta

Ou não

Vivamos
Porque se for longa
Estamos perdendo tempo por não estarmos nos planejando enquanto acontecemos
Se for curta estamos perdendo tempo - não acontecendo o que planejamos
¡Ah! Que nada! ¡Estamos só ganhando! ¡Só ganhando! ¡Resta apenas vencer!

- ¡Vençamos!

II

Não tenho intenção
De converter culpa em emoção
Não sei quanto a você
Mas eu me perdoei
Do que fiz e não foi suficiente
do que não quis ou não fui capaz de te oferecer

Não sei quanto a você, mas eu me perdoei
De todo Bem-e-Mal que eu ofereci
Porque eu aceitei
Todo Bem-e-Mal que recebi

Eu me perdoei
Eu te amei
E eu te perdôo
Não como acusação
Mas como reafirmação da Liberdade tua e minha em mim

III

Sim
Aquela Pessoa fui eu

Aquela Pessoa te esperaria para sempre
Aquela Pessoa queria apenas você
Mas aquela Pessoa morreu: Não sou eu!

Esta pessoa seria eu
Porque se parece comigo
Esta pessoa não serei eu
Porque nem ela e nem o que sonhava estão aqui
Mas eu sim
Eu estou aqui e o sonho também
Estou a caminho
Estou no caminho
Sem obrigação de estar sozinho
Na solidão de só querer estar acompanhado de quem não é companhia

Estava lá:
esperando
desejando
acreditando

Mas aqui estamos tu e eu:
Esperando
Desejando
Buscando
O mesmo Amor
Que se manifesta agora
nesta porta aberta
Nesta festa

A chave de outrora
Te abre o Paraíso que pede que seja nesta hora
O Amor que quer te beijar sem demora

O Amor não deixará de fluir
Heráclito e Lavoisier estão a brincar no Rio
Como grandes amigos e crianças que são
E estão de braços abertos para banhar Amantes
Que não mais tiverem medo de ser e de se deixar transportar
no Rio de todas as Transformações
Que nos leva ao Mar do Amor
Onde todos amam

IV

Eu penso em amar
Montando amores e desamores que me remontam a me remontar
E quando eu penso em amor
Diante da estrela no céu a cintilar
Eu amo
A estrada aberta que se tornou meu coração.

Solteira, sim! Sozinha? Nunca.




Dia dos namorados está chegando. Enquanto isso, me vejo com um guarda chuva aberto à medida que chove milhões de coraçãozinhos pelos ares. Realmente, O Amor é contagiante e como é bom estar ao lado de alguém que queira compartilhar bons momentos contigo. Se você encontrou a parceria certa, cuide para mantê-la. Meus relacionamentos passados me ensinaram que uma relação só se constrói com respeito, confiança, dedicação, compromisso e também Amor. Se o encontro de ideias é recíproco, melhor ainda. Relação sem comunicação não dura.       

Enquanto milhões de apaixonados estão buscando formas para declararem seu Amor, estou naquele momento da vida que tudo se pede uma "pausa". Depois de passar por alguns relacionamentos, decidi dar uma pausa. Pausa para respirar, por assim dizer. Pausa pra sentir o ar entrar e sair dos meus pulmões. O momento pede para que eu olhe somente para minhas necessidades. Ao invés de ser "namorada" de alguém, quero ser Eu mesma. Ainda não aprendi a ser Eu mesma. 
    
Estar sozinha não é algo tão ruim assim. Tenho mais tempo pra focar nos meus objetivos pessoais e claro, tenho mais tempo para estar com amigos. Mas, neste dia dos namorados estarei em minha própria companhia. Não estou sozinha. Tenho à mim mesma. E isso não é sinal de solidão, mas completude.

Agora, eu consigo enxergar isso com mais clareza. 

6 de junho de 2017

A Guerra Santa




Estão matando em nome D'ele. Muitos morrem em nome D'ele. Sangue de inocentes são derramados em nome D'ele... A Guerra Santa está longe de terminar. O entardecer da vida humana é marcado pela crueldade dos homens que erguem a espada para atingir seu próximo em nome D'ele. 

Aqueles que matam o próximo em amor à Ele acreditam cegamente que estarão no Paraíso quando morrerem! O paraíso almejado por estas almas insanamente famintas não se passa de uma ilusão mantida por sua massacrante ideologia! A morte não lhes trazem glórias, pois quando partirem para a vida eterna, seus espíritos estarão manchados com o sangue de inocentes! Será que eles estão dispostos a mudarem? Será que irão se modernizarem em contato com culturas mais desenvolvidas? 

Enquanto esse dia não chega, a Espada da Ignorância estão em suas mãos e quanto mais eles avançam, mais destruições causam. Eles estão avançando sem medo de morrerem por aquilo que acreditam. A cegueira espiritual é a fomenta para sua desgraça moral e é fonte provedora desta Guerra que está longe de terminar... São mais de mil e quatrocentos anos guerreando e nada, absolutamente nada, mudou para o Islam. É religião misturada com política que não traz PAZ ao seus seguidores e sim: disseminação do ódio entre os seres humanos, destruições e mortes, muitas mortes. Os inocentes e pacíficos são silenciados e mortos pela maioria extremista e radical. Vozes que pedem socorro são abafadas pelo o grito de "Allah Akbar"... 

Infelizmente, os inocentes são os primeiros a sofrerem com a ignorância e a crueldade do seres humanos. 

A batalha começou há muito tempo. Os anjos anunciam suas trombetas que ecoam nos quatro cantos do mundo! Arjuna está no campo ao lado de Krishna; pronto para cumprir seu dever sem se apegar as mentiras inventadas pela mente. Estamos presenciando o princípio do "fim dos tempos"! E quando tivermos a clareza que somos todos espíritos vivenciando experiências terrenas, não haverá mais "tempos" - pois o Presente do Espírito é a Eternidade. Assim, a batalha chegará ao fim com a conquista da consciência espiritual. Isso é uma utopia? Não para aqueles que já se despertaram e usam suas potencialidades para trazerem evolução ao mundo! É uma realidade que está sendo construída ainda que lentamente! Mesmo que demore a concretizá-la e eu não esteja mais terra, estarei viva para vê-la." 



3 de junho de 2017

Perdi você, meu amigo?




Perdi você, meu amigo? Não quero acreditar que essa amizade tenha chegado ao fim. Não quero. Mas sonhei com você esta noite e em meus sonhos seu coração estava distante do meu. No mundo concreto, percebo que está travando uma luta entre as razões de sua mente e as emoções do seu amável coração. 

As ideologias que defendemos não são partes reais do nosso espírito que é eterno e imutável. Mergulhados nas ilusões deste mundo estamos sujeitos a sermos influenciados por suas mentiras e a Verdade é um caminho estreito que poucos estão dispostos a cruzar! Por estar sendo influenciado pelas mentiras da sua mente, estamos sendo afastados um do outro! Não estamos nos afastando porque deixamos de nos amar, mas porque as ideologias (sociais) que temporariamente adotamos são opostas e antagônicas. 

Mas, por favor, lute! Perceba que no mundo das dualidades estes conflitos sempre existirão! Transcenda isto em nome da nossa amizade! Nada mudou no que sinto por você. Se você pensa o oposto de mim, não faz diferença para o Amor que sinto por você. Você pode até achar que os nossos inimigos não estão do lado de fora! Mas eles estão dentro de nós e todos os dias você tem que lutar para se desvencilhar das mentiras da mente! A mente prega peças... A mente, mente. E a verdade somente é aquela que nasce da alma, da consciência e do coração.   

Também faz parte do Amor continuar amando o outro diante de suas limitações e diferenças. O Amor nos ensina a amarmos o outro diante de suas escolhas e decisões por mais difíceis que elas sejam... O Amor também nos ensina a deixarmos o outro livre para escolher seus próprios caminhos... 

     

Força na peruca!




Esses dias atrás lidei com uma situação inusitada. Mistura impulsividade com uma crise de ansiedade para ver o que acontece? Resultado óbvio: loucura. Mas a confusão foi boa para aprender a importância que a palavra têm e como conquistamos a confiança das pessoas através de nossas atitudes. 

Meu pai através do sermão da montanha me ensinou uma coisa: a firmeza que sua palavra deve ter e sua postura em relação ao que se diz e pensa; construirão a confiança que os outros têm em você! Quando você assume o compromisso por aquilo que diz, sente, pensa e age; você é automaticamente responsável por tudo aquilo que expressa no mundo. Assim, você preza por sua individualidade que é única e insubstituível. Você valoriza o fato que existe apenas uma pessoa como você no mundo; e justamente por ter consciência disto, todas as outras pessoas são expressões únicas e originais - individualidades que também são responsáveis por aquilo que elas criam!

Se você não tem firmeza quanto a quem é, obviamente, se sentirá perdido e terá dificuldades para tomar as rédeas da vida! Estará a mercê das influências externas e poderá servir de marionete para pessoas más intencionadas. Se você não confia em si mesmo quem confiará? Por isso, trabalhar sua autoconfiança consiste em ser consciente das suas qualidades como também defeitos. É ter ciência das suas limitações pessoais e usá-las para seu crescimento como ser humano!

A vida é um constante aprendizado. Todos os dias uma nova lição surge para ser aprendida e vivenciada neste espetáculo chamado Existência! Agora, se você está aberto para todos os ensinamentos da professora chamada vida, depende somente e unicamente de você!