As Estrelas





O que você ver quando olha para o céu? As pessoas normalmente diriam: O Azul. É óbvio! O céu do dia é azul celeste. Mas é só isso que há no céu? Será?
Ele perguntou para mim: 
"Quando você olha para o céu durante o dia, o que você ver?".  
Eu disse automaticamente: 
"O azul" 
Ele, sabiamente, acolheu meu modo pequeninho de observar a existência e disse: 
"Eu vejo as estrelas. Elas não deixam de existir durante o dia porque não consigo enxergá-las. Há muitas coisas na vida que não vemos a forma como elas funcionam, mas sabemos que elas existem!" 

Ao ouvir aquela resposta, algo iluminou dentro de mim. Estava diante de alguém que me ensinava a ter um olhar mais profundo, delicado e respeitoso sobre a Vida. Perceber a sutileza daquela resposta me levou à alguns insights que consigo, hoje, colocá-los em palavras.    

Precisamos, na maioria das vezes, ignorar o óbvio, o senso comum, as respostas prontas, os manuais de auto-ajuda que não ajudam, os conselhos automáticos que não servem para todos. Precisamos descartar conceitos pré-concebidos e pré-conceitos advindos do julgamento sem causa, direito ou humanidade. O comum nos faz enxergar o azul do céu sem imaginar que as estrelas estão ali. Ultrapassar a linha que separa aquilo que conhecemos com o desconhecido, começa com o primeiro passo que só é dado quando há coragem o suficiente para removermos as idéias fixas que não constroem mudanças significativas... 

Deixar a mente livre e o coração aberto é opcional. Experiências só terão um valor agregado se você estiver em busca do aprendizado que enriquece, edifica e transforma a alma. Ver a vida sem querer desvendar o seu mistério, é deixar que o espírito se torne livre para caminhar com os próprios passos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...