A traição tem quantas faces? Duas? Três? Inúmeras? Em que rosto ela se esconde? Quais palavras ela usa? De que forma se veste? Talvez, ela não se esconda por trás de uma única definição. Definir é limitar o que ainda pode ser conhecido. Contudo, irreconhecíveis são intenções que levam uma pessoa a agir de má-fé ou em outros termos, ser infiel.
A fidelidade parece ser um sonho utópico assim como o sucesso da monogamia. Segundo pesquisas, o ser humano luta para manter um estado impossível devido a sua determinação fisiológica/biológica. Comprometer-se com uma única pessoa, pelos votos da instituição matrimonial que se mantém com ares de fracasso no século XXI, é tão difícil quanto a cobra fumar algum dia. Será?
São inúmeros os motivos que levam alguém a trair ou buscar algo fora do casamento/relação. Não estou aqui para enumerá-los. Vi o lado de quem trai como daquele que sofre com a traição. Vi também o lado de quem se sujeita a relacionar com uma pessoa comprometida. A situação é triste para todos. Ninguém é feliz enganando ninguém, muito menos a si mesmo. Se for para trair seu parceiro, termine. Simples. É melhor revelar a verdade do que encher a boca para dizer apenas mentiras. Se for para se relacionar com alguém que está comprometido, mantenha sua integridade e espere que a outra parte resolva a relação pendente. Não se trata de um discurso moralista e sim, da responsabilidade que temos com os nossos atos.
Votos são facilmente quebrados devido a superficialidade com que são feitos. Com os lábios se diz "Eu te Amo". O Amor, entretanto, não vêm das palavras que saem da boca e sim, do coração. Amar não é somente embelezar o vocabulário e dizer coisas belas, pois o Amor do outro é avaliado pelas atitudes. Dizer e não honrar o que se diz, é trair a si mesmo. É dar um tiro no escuro e acertar o próprio pé.
Não é preciso dificultar o processo, mas antes de dar um passo para uma grande mudança, pese tudo, avalie a situação e veja se isso realmente valerá a pena. Você não é obrigado a permanecer em um casamento/relação frustrado(a). Contudo, isso não lhe dá o direito de ser indiferente com o outro, muito menos brincar com seus sentimentos.
Toda traição é como um esquecimento de si mesmo. É um entorpecimento temporário da mente para os valores que realmente importam... Eles ainda existem na essência, mas não estão na casca. Não adianta procurar fora, o que está dentro.
Ser tentado por aquilo que lhe faz fraquejar deve ser cuidadosamente avaliado.
Contém a chave para você crescer, transcender e ir além dos limites que impôs a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário