Roteiro de Viagem: Carrancas


Cachoeira da Fumaça

Se eu pudesse imaginar o paraíso, certamente o imaginaria repleto de flores, água corrente, natureza viva e abundante. Ouviria os sons dos pássaros ao amanhecer. Haveria cigarras à cantar, para embalar cada sonho. Ao escurecer, veria todas as Estrelas e me encantaria com suas luzes a iluminar minha noite. O paraíso seria assim aos meus olhos e o melhor de tudo, ele existe e esse lugar se chama Carrancas. 

Carrancas é uma cidade do interior de Minas Gerais. A calmaria interiorana, sua beleza natural, a gastronomia particularmente mineira e suas 56 cachoeiras, fora as grutas, são os principais atrativos para turistas de todo o Brasil que desejam conhecer esse pedacinho do céu na terra.

Carrancas é perfeito para você que quer relaxar a mente, fugir da rotina e se propor a conhecer coisas novas. Nosso grupo ficou hospedado na Pousada Céu e Serra. Fomos bem recepcionados por Palash, dono da pousada, que se mostrou bastante receptivo ao grupo e interessado em nos mostrar as belezas desse paraíso terreno.

A Pousada nos ofereceu durante a estadia de dois dias, um maravilhoso café da manhã para nos colocar no pique de se aventurar e um delicioso café da tarde, para repor as energias gastas nas trilhas percorridas até as cachoeiras. Além dos serviços normais, a Pousada oferece algumas opções de relaxamento (massagem, shiatsu, reiki) com uma aplicação holística, ministrada pelo próprio Palash. Eu recomendo as meditações que acontece na parte da manhã, são simplesmente incríveis!



A Experiência com a Meditação

Tive uma experiência diferente das habituais. Houve uma dinâmica com a dança. Nada como descobrir nesse processo a dificuldade que se tem em permanecer "leve"! A Dança te coloca em contato com seu corpo, afinal, ele é o seu veículo. Ela ajuda a desenferrujar os seus movimentos naturais, pois um carro não pode se movimentar com os membros enferrujados.

Sentir a leveza dos próprios movimentos foi difícil para mim. Senti que meu corpo não obedecia o ritmo da música. Para alguém que tenta sempre controlar a si mesmo, relaxar não foi tão fácil assim. Esqueci-me, que neste corpo, o espírito não tem peso. Sua essência é desprovida da materialidade física. E é essa Leveza de Ser que não podemos esquecer nas turbulências do dia-a-dia. Ficamos rígidos por acumular preocupações. A Vida não te cobra nada, não te pede absolutamente nada disso, mas somos mestres para nos preocupar, acumular problemas e estresses.

Travei uma luta com a mente para vencer a timidez e a rigidez que se apresentavam diante a melodia. Ao perceber a forma desengonçada que me corpo se soltava com o ritmo da música, senti que estava sendo descongelada. Abri os olhos e percebi que não era a única a travar lutas para me libertar. Contudo, fechei imediatamente os olhos ao ouvir algo me dizendo: "pare de avaliar o processo dos outros e se concentre no seu!". Obedeci. Meu corpo reagia diferente do habitual.

Estava livre para dançar da forma como quisesse e, mesmo que os movimentos fossem engraçados, eu não precisava me preocupar com uma opinião alheia ou algum crítico de dança. Me divertia, internamente, ao me imaginar fora do corpo para observar aquela cena.

Essa experiência foi autoconhecedora para mim.
Agradeço por me ter-la proporcionado, Palash!


Palash fazendo uma leitura do livro do Osho.

Chalé que ficamos hospedado. 
O cuidado está nos detalhes, que nos faz sentir acolhidos!
Alias. A numeração do quarto (6), foi totalmente numerológica!

Lavar o Corpo. Lavar a Alma!


Vive-se, mas às vezes viver não é suficiente.
O meu passado de ontem, era o meu presente de hoje.
O que perdemos quando piscamos os olhos?
Que segundos escapam de nossas vistas?
A cada inspirar, encho-me de vida, que merece se vivida.
A cada expirar, a beleza  efêmera, 
mostra-me que apesar de sua brevidade,
sua singular identidade será mantida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...