19 de setembro de 2019

O silêncio dos inocentes (Redação do ENEM 2017)


Tema da redação: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
Título: O silêncio dos inocentes. (Adoro usar o título de filmes e músicas em minhas redações. Se está errado, não sei)

A constituição brasileira garante o acesso do indivíduo portador de deficiência auditiva ao sistema educacional inclusivo, assegurando-lhe aprendizado ao longo da vida. Entretanto, nem sempre a realidade enfrentada é aquela idealizada pela Lei. 

A formação educacional de surdos no Brasil enfrenta desafios. A desestruturação e o despreparo no âmbito sócio-cultural auxilia para que haja exclusões sociais, impedindo o deficiente auditivo de exercer plenamente sua cidadania. 

Outro fator desafiante é a desinformação da população quanto a existência de escolas inclusivas. Quantas famílias desconhecem a possibilidade ofertada ao portador de deficiência auditiva de estudar libras e ter conhecimento do sistema Braile que permitiriam o desenvolvimento de suas habilidades funcionais? Os dados do Inep apontam que de 2011 à 2016, houve um decréscimo considerável na matrícula de surdos na Educação Básica, mostrando que a desinformação silencia aqueles que poderiam estar contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade. 

Cabe ao governo investir severamente nas divulgação da existência de escolas inclusivas, pois o acesso a Edução é um direito dado à todos os brasileiros e não é porque alguém vive com o silêncio que não tem coisas importantes para dizer a humanidade. Um dos maiores gênios da música clássica foi Beethoveen e ele era surdo. 

_____________________________________________________________________________


A pontuação desta redação foi 680. Para minha tristeza. Enquanto escrevia, achava que estava arrasando no texto. Segundo os corretores, a redação apresentou bons argumentos, indícios de autoria, bom domínio, mas se perdeu novamente na CONCLUSÃO, apresentando uma intervenção fraca e simplória. Fica o registro para as próximas edições. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário