19 de setembro de 2019

Cálice (Redação para o ENEM 2015)



Tema da redação do Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Título: Cálice (quis fazer uma brincadeira com a música do Chico Buarque).

A violência doméstica deferida as mulheres é um fator preocupante para a sociedade brasileira. Diversas agressões são cometidas diariamente e infelizmente, por falta de denúncia devido ao silêncio da vítima, é impossível punir o agressor. 

A mulher, por carregar o estigma de "sexo frágil", delegou contra sua própria vontade durante séculos, o poder para que o Homem (parceiro, pai) direcionasse e dominasse suas ações, o que lhe privou da sua própria liberdade de escolher o que julgasse ser melhor para si. Se até o início do século XX, a voz feminina ainda era abafada pela sociedade que se desenvolveu sob atitudes e pensamentos machistas, é fato que nos dias atuais, muitas mulheres, vítimas da violência, se relutem em denunciarem seus agressores pelo medo que é criado no psicológico daquelas que sofrem a agressão. E na maioria dos casos, quem agride dorme ao lado. 

Se não houver uma conscientização coletiva contra os atos violentos, deixando que eles se perpetuem através das gerações, dificilmente caminharemos ao pavimentar uma estrada de desrespeito e desigualdade. 

Entretanto, nem tudo está perdido. Os movimentos feministas que estão eclodindo em diversas regiões do país lutam pela igualdade de gêneros e incentivam as mulheres a darem vozes aos abusos e sofrimentos que estão submetidas. Sobretudo, o movimento conscientiza ao não consentimento da violência, para que nenhuma dignidade jamais fique perdida no voto do silêncio. 


______________________________________________________________________________

Como é notável nesta redação, a intervenção para o problema foi bem fraca. Se por um lado, a redação ganhou pontos por apresentar autoria, respeito as concordâncias verbais e bons argumentos, na conclusão ela perde a argumentação e fica um pouco confusa. Não dá para identificar qual foi a contra-proposta e ela termina sem esta parte tão exigida pelo Enem nestes textos dissertativos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário