De volta ao passado...



Entrar naquele lugar era como se eu estivesse abrindo uma porta do passado. Me deparei com tudo aquilo que deixei para trás, sem medir as consequências ou pesar a importância que cada olhar representava para mim. E este mesmo olhar, me recebia com espanto. Me olhava como se não me conhecesse, como se estivesse diante de alguém absolutamente diferente. "Onde estava aquela garota que me indagava de forma tímida, repleta de inseguranças a cerca do mundo? E que hoje, lança um olhar confiante, que jamais achei que poderia presenciar". Este pensamento que voou e foi captado por mim. E ele estava certo. 

Quando decidir partir, deixei tudo para trás. Ciente da escolha, conclui que determinados capítulos deveriam ser fechados e alguns laços, desatados. Incrivelmente, o tempo, ali, estava parado. Resolvi encarar o passado sem medo, sem expectativa, sem julgamento. E o passado olhou para mim, desconfiado. Eu, ao contrário, o encarei firmemente, compreensiva.

Ao olhar para o passado, vi pessoas que foram importantes em alguma fase de minha vida. Vi que ao lado delas, sensações puderam ser experimentadas. Pude crescer com elas, como também elas cresceram ao meu lado. Mas sentimentos que outrora me foram despertados, não mais me causam nostalgia devido a fragilidade de uma estima a qual não me pertence mais. 

Esse mesmo passado me ensinou o que devo ou não fazer. 
E a isso, serei grata. 

Com bons sentimentos no peito, peguei minha trouxa e antes de fechar a porta, despedi-me daquilo que havia restado, pois o rio da vida continua a fluir e prometi a mim mesma que, desta vez, seguiria em frente sem desistir. 




Devemos olhar para o passado com os olhos imparciais do presente. Devemos encarar o passado com uma balança que irá pesar o que é necessário e descartar o que é supérfluo, pois somente dessa forma, carregaremos o que é essencial para o futuro. 

Não posso ser irresponsável com o meu agora e nem devo acreditar que cada escolha que faço, mesmo as ditas pequenas, não influenciam a construção do meu caminho. Se estamos onde estamos, é porque escolhemos estar. A nossa vida é construída pelas escolhas que fazemos e talvez, o maior conflito, seja direcionar essas escolhas para construir um futuro desejado. E mesmo não alcançado as respostas para as perguntas que bagunçam minha alma, aprendi a contemplar a incerteza como um benefício, pois não foram as certezas que me trouxeram a este caminho, mas as dúvidas. E são elas que apontam diversos caminhos a serem percorridos e faz nascerem, mutáveis destinos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]