Profano ou sagrado? [Reflexão]


Foto: Reuters/Joao Castellano. Passeata LGBT realizada no dia 07/06/2015 em São Paulo.
"Por mais de dois milênios, artistas e artesãos usaram um vasto repertório simbólico em suas obras. O símbolo principal do cristianismo, a cruz, figura de muitas maneiras diferentes e representa o próprio Cristo, seu sacrifício redentor e a promessa de ressurreição para a vida eterna a todos os fiéis. Contudo, a cruz tornou-se um símbolo muito difundido apenas quando o Império Romano aboliu a crucificação, no início do século IV. Antes disso, muitos cristãos se relutavam em associar Jesus à cruz porque bandidos, rebeldes e criminosos eram punidos da mesma forma. De fato, muitos pagãos usavam a cruz como argumento de que Jesus era uma pessoa comum. À medida que a memória desse sistema penal desaparecia, o uso da cruz como símbolo de Cristo se consolidava. Entre os primeiros símbolos cristãos estava o monograma qui-rô e a imagem do peixe, símbolo de Jesus como um "pescador de homens", e seus seguidores como pisciculi, ou peixinhos." - A linguagem dos símbolos, David Fontana, Editora Publifolha. 

A notícia que repercutiu as redes sociais com exclamações de protesto e indignação pela maior parte dos usuários, foi a foto tirada da transexual Viviany Beleboni na passeata LGBT que ocorreu no domingo, 07/06, em São Paulo. Alvo de críticas e ameaças pelas lideranças católicas e evangélicas, ela comentou que sua pretensão era justamente representar o sofrimento e a humilhação que a comunidade LGBT enfrenta todos os dias, usando as marcas da crucificação de Cristo. 

O ato de expressão da transexual foi considerado pela oposição fundamentalista religiosa como um ato de profanação aos símbolos religiosos, dando a eles o poder de lixá-la em praça pública ou esquartejá-la, conforme as vontades primordiais do Deus que eles seguem. Certo? Errado. A reação das pessoas religiosas me fizeram perceber algo: a Fé é diferente da Religião e a Religião não está ensinando NADA sobre a importância da tolerância, distorcendo os valores deixados pelo próprio Cristo na infantil disputa de egos, nas quais: "O meu Deus é melhor que o seu" ou "O meu Deus  te dará a devida punição". 

Mensagens hostis de punição, julgamentos distorcidos e a condenação da atitude da jovem pelos fundamentalistas religiosos, apenas evidenciam que a intolerância permeia na mente da maioria dessas pessoas que se esqueceram da maior mensagem que cristo deixou para nós: "Amai o próximo, como a si mesmo!" E isso é o mais importante e verdadeiro a ser vivenciado no íntimo de cada criatura, pois na presença divina do Amor, não existe diferenças ou barreiras, partindo do princípio que somos uma grande família cósmica! As pessoas buscam fora o que deveriam procurar dentro de si. O Reino de Deus está dentro de cada um. Deus é cada alma viva, pois somos partes do TODO e carregamos a centelha divina em nosso SER! Volto a repetir o que Jesus disse: Vós sois DEUSES!    

Quanto a questão da profanação alegada pela bancada religiosa, eu acho muito curioso afirmarem que houve desrespeito por parte da Viviany quando expressou-se artisticamente daquela forma. Comercializar a venda de imagens consideradas "santas" ou "sagradas" não é uma espécie de profanação? Usar o nome de Deus para ganhar dinheiro? Isso não é um sacrilégio? E  se eu for apontar cada um dos pastores, padres, igrejas, templos, que usam símbolos para ganharem dinheiro como ficaria a situação? Ele mesmo já não disse: "Tirai essas coisas daqui; não façais da casa de meu Pai, casa de comércio.”? Poxa! A história fica complicada, não é mesmo? 

Distorcer o valor simbólico não é de agora. Veja o exemplo da suástica. Antes de Hitler inseri-la como símbolo nazista, a suástica é um símbolo Budista! Investigar o significado de um símbolo é destrinçar a cultura e descobrir aspectos importantes sobre o próprio sentido do ser humano. Se até o início do século IV, a cruz não representava Cristo, pois era o sinal máximo da humilhação que um indivíduo poderia receber, porque tanto reboliço quando se trata a respeito da representação de uma minoria que sofre preconceito, humilhação ou abuso com os mesmos estigmas marcados em Jesus nos dias atuais? ... Fica a reflexão do dia. 

Investiguem a fundo a história antes de julgarem ou criticarem sem conhecimento de causa. A Arte não existe apenas para embelezar nossas vidas e muitas representações artísticas terão justamente esse apelo emocional, podendo nos causar uma bela indignação, repúdio, reflexão e por aí vai. Esse é o objetivo da Arte! A intolerância jamais poderá ser maior que o nosso desejo por tolerância, respeito e condescendência... E o Ódio não deve, em hipótese alguma, ser mais forte que o AMOR!   


"Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]