Amar ≠ Relacionar [2 de Copas]



Meses atrás, tive um curso de introdução aos arcanos menores em Belo Horizonte ministrado pelo grande tarólogo Nei Naiff. O curso foi além do que eu esperava, me trazendo uma bagagem inteira de conhecimento nesse mundo tão vasto que é o Tarô. A palestra me elucidou bastante a respeito dos 56 arcanos menores e teve alguns arcanos em especial que me chamaram bastante atenção, entre eles o Dois de Copas e é sobre esse arcano que irei tratar em especial nesse post.


Na maioria das retratações dos mais diversos tarôs existentes no mercado, sempre vemos um casal, aparentemente apaixonados, brindando com taças ou fazendo algum gesto simbólico de união. No baralho de Rider Waite, a mensagem que o Dois de Copas deseja passar é mais visível: namoro, afeições verdadeiras e concórdia profunda. O arcano sugere uma associação e harmonia em todos os níveis. Há uma reciprocidade entre os envolvidos. Tudo são flores para quem está vivenciando esse arcano, afinal, o Naipe de Copas é o mundo dos nossos sentimentos e sonhos, e já dizia um ditado antigo: coração do outro é terra que ninguém pisa. 

Diante esse arcano, descobrimos que Amar é diferente de se Relacionar. Jamais saberemos até que ponto o outro nos ama. O amor é algo indivisível. Você pode estar sozinho e desejar estar com outra pessoa. O amor é avaliado pelo comportamento do outro. Dizer “eu te amo”, pode se tornar algo vazio se não for acompanhado de atos e nenhuma relação se sustenta apenas com palavras. Você nunca terá a plena certeza do que se passa no coração do próximo.  

Conversando hoje com um amigo, pude perceber que muitos de nós carregamos dentro de si idealizações a respeito do tema. Projetamos o que acreditamos no próximo, mas nem sempre a realidade e o ideal combinam, causando assim frustrações para ambos os parceiros. O que parecia ser construtivo torna-se algo estagnado, bloqueando nossas energias.

Essa felicidade anunciada pelo Dois de Copas não pode ser totalmente compartilhada. 
O sentimento sempre será seu e todo sentimento é relativo e pessoal.
Amar é diferente de se relacionar.  



"...Come on in
I've gotta tell you what a state I'm in
I've gotta tell you in my loudest tones
I started looking for a warning sign"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]