6 de agosto de 2020

Karma - parte 2




O karma opera em quatro níveis diferentes e que se correlacionam em si:
  • Pessoal
  • Grupal (anímico e familiar)
  • Coletivo
  • Cósmico

O karma pessoal é aquele que o indivíduo tem de lidar com aquilo que ele mesmo cria. Algumas almas permanecem no que é chamado de "moedor de carne kármico", um ciclo de ação e reação que se repete indefinidamente, geralmente com as mesmas pessoas. Não, não é um conceito da série Dark da Netflix. No nível pessoal kármico, o conhecimento é quase nulo e alma segue o plano que está como gravado nela. Há duas escolhas: caminhar eternamente em círculos ou escolher um caminho novo, talvez, uma espiral ascendente. E só fazendo um adendo e propaganda sem fins lucrativos, a série Dark da Netflix tem muito conceito hermético em seu roteiro. Vale a pena conferir o desenrolar da história dos personagens e como a Lei de Causa e Efeito é muito bem trabalhada. 

Quando a alma começa a progredir a ponto de reconhecer o momento em que "lá vamos nós outra vez", ela pode começar a mudar. Uma vez admitido o hábito, a possibilidade de mudança é ofertada através de uma escolha. Depois, vem a prova para testar o que foi realmente aprendido. Se o conhecimento foi extraído, um outro nível de experiências se abre para ela.

Outras almas, trilham o caminho do crescimento kármico. Novas situações, novos parceiros, novos companheiros vão surgindo a medida que elas se desenvolvem e vão reagindo de maneira diferente. É muito possível que velhos amigos - ou inimigos - tenham de ser deixados para trás à medida que a alma vai evoluindo e se libertando de seus antigos hábitos. Novos desafios são assumidos. Bloqueios são curados. Dívidas antigas são pagas. O potencial desabrocha. 

O Karma grupal é o grupo anímico ao qual pertence a pessoa e muitas vezes ele sobrepuja o karma pessoal. Geralmente, a decisão é tomada antes da encarnação. No plano entre vidas, o grupo tem uma determinada tarefa ou objetivo a realizar. Sendo assim, o karma individual pode ficar suspenso até que se realize essa tarefa. Existe também a possibilidade de que, quando o indivíduo lida bem com seu karma pessoal, o grupo inteiro se beneficia. É por isso que quando você busca se melhorar como ser humano, não só você se beneficia desse feitio, mas todos aqueles que convivem com você. 

É muito possível que o grupo proporcione ao indivíduo uma situação específica, ou uma ajuda, que lhe permita resolver seu karma. Leia e procure mais sobre Constelação Familiar para entender as dinâmicas ocultas do seu grupo familiar, como padrões de pensamento e comportamento são passadas de geração a geração. 

A alma pode até decidir se encanar em determinada família porque essa família traz em si o padrão kármico mais apropriado para o crescimento dessa alma. Esse padrão kármico pode ocorrer em níveis físicos (como no caso de certas doenças ou propensões de origem genética), emocional (uma proibição familiar contra a manifestação de certos sentimentos, por exemplo), mental (hábitos de pensamento profundamente arraigados, ideologias, crenças) ou no espiritual (um grupo anímico fechado em si). 

Certos indivíduos encarnam numa determinada família para interromper uma linhagem. Segundo as tradições xamânicas, o rompimento de um hábito familiar pode salvar as sete gerações anteriores e as sete posteriores. 

O Karma coletivo é o karma que vem sendo gerado no decorrer de eras e mais eras. Nenhuma alma em particular é responsável por ele. Trata-se de uma acumulação de vidas e mais vidas, com seus assuntos inacabados, suas dívidas pendentes, suas emoções inadmissíveis, sua polução, seus genocídios, sua intolerância religiosa, suas perseguições e sua ignorância. O karma coletivo faz parte do progresso científico e espiritual da humanidade. 

Um dos melhores exemplo do funcionamento do karma coletivo é a guerra. Embora ela pareça se dar no nível racial ou grupal, seus efeitos são coletivos e se fazem sentir em toda parte. Por exemplo, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, ocorreram pelo acúmulo de ações praticadas em diversos países por pelo menos duzentos anos. As pessoas são engolfadas pela guerra quer elas acreditem ou não, quer elas desejam ou não, a guerra as leva consigo. Outro exemplo disso é o que a população global vivencia atualmente: a Pandemia do Covid-19. 

E por último, existe o Karma Cósmico. O espírito sente a premência de se unir de novo consigo mesmo. As almas são levadas à evolução pelas próprias forças do cosmos. As religiões novas que se espalham repentinamente por países inteiros podem ser vistas como manifestações do karma cósmico, desencadeadas por avatares que se encanaram para estimular na humanidade o desejo de atingir um novo estágio de desenvolvimento espiritual. E isso faz com que o indivíduo assuma a responsabilidade pelos próprios atos, pois a alma tem que conhecer o papel que desempenha junto ao cosmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário