Frente ao Caos...



Algumas palavras haviam sidos ditas e a confusão se instalou. O rebolício fora causado por um estranho anúncio com dizeres idealísticos: "A intolerância não pode ser maior que nosso desejo por compreensão. A diferença não pode ser algo que separe as pessoas. E o ódio, ah, o ódio, tão egoísta, mesquinho e altivo, jamais, poderá ser maior que o próprio Amor..."

A mensagem, contudo, criou reações diferentes em cada indivíduo. As visões e crenças destas pessoas foram expostas, opondo-se hostilmente em um campo de ideias que jamais nos levaríamos a verdadeira comunhão de ideologias em prol da Verdade Universal. Enxergava aquela confusão de longe, optando por silenciar mais uma opinião que provavelmente entraria em choque com as demais.

A busca pela Verdade tornou-se uma utopia. Um sonho distante. Não existe Verdade Verdadeira se ela não é universal para todos. Mas ainda teimamos. Insistimos cruelmente em impor nossas crenças aos outros, mesmo que o veículo de transmissão dessa "verdade" seja através da violência, do ódio, da intolerância ou do desrespeito...

Enquanto o Egoísmo e o Orgulho perpetuarem nas ações dos homens, seus corações continuarão em constante conflito.
Enquanto os gritos da intolerância continuarem perturbando o nosso ouvido, jamais ouviremos a voz silenciosa da tolerância...
Enquanto lutarem com a espada, pela espada morreram...
Enquanto não aprendermos a respeitar o outro, não respeitaremos a nós mesmos. 

E para terminar essa postagem, deixo uma reflexão feita por Paulo Coelho no livro as Valkírias sobre a história do "Os Irmãos Karamazov" de Dostoievski.


[...]
O livro nos conta a história do Grande Inquisidor, que repito agora com minhas palavras. Durante as perseguições religiosas em Sevilha, quando todos que não concordam com a Igreja estão sendo presos e queimados vivos, Cristo volta à Terra e se mistura com a multidão.
O Grande Inquisidor nota a presença de Jesus, e manda prendê-lo.
De noite, vai visitar Jesus em sua cela e pergunta por que ele havia resolvido voltar justamente naquele momento.
Você está nos atrapalhando”, diz o Grande Inquisidor. “Afinal de contas, os seus ideais eram muito bonitos, mas somos nós que estamos conseguindo colocá-los em prática." 
Argumenta com Jesus, dizendo que embora a Inquisição fosse ser julgada severamente no futuro, ela era necessária, e estava cumprindo seu papel.
"Não adiantava ficar falando de paz, quando o coração do homem vivia em guerra; nem falar de um mundo melhor, quando havia tanto ódio e tanta pobreza no coração do homem."
"Não adiantava sacrificar-se em nome de toda a raça humana, porque o homem ainda sofria seus sentimentos de culpa."
“Você falou que todos os homens eram iguais, que tinham a luz divina dentro de si, mas se esqueceu que os homens são inseguros, e precisam de alguém, precisam da gente para orientá-los."
"Não atrapalhe nosso trabalho, vá embora”, diz o Grande Inquisidor, fazendo desfilar diante de Jesus uma série de argumentos brilhantes. 
Quando termina de falar, há um silêncio muito grande na cela da prisão.
Então Jesus se aproxima do Grande Inquisidor e o beija no rosto. 
Você pode ter razão”, diz Jesus.Mas meu Amor é mais forte."

E que o Amor direcione os nossos caminhos para a Luz da Transformação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]