Dente-de-Leão



Há quem diga que ao assoprar um dente de leão se deve fazer um pedido. Vi um parado naquele imenso campo! Ele era o único. Corri para alcançá-lo, desejosa por querer fazer o meu pedido, mas quando cheguei até ele, perdi subitamente a vontade de arrancá-lo... Parei minhas mãos sobre o dente de leão e pensei: "que diabos estou fazendo? Como posso querer que meu desejo se realize em detrimento da vida d'ele?". 

Não. As coisas não podem ser dessa forma. Para conquistarmos nossos sonhos, não devemos pisar em ninguém. Não temos o direito de decidir a vida do outro. Não temos o direito de interferir na sua escolha, mas podemos escolher o caminho do respeito. Podemos respeitar que a decisão do outro será feita pensando no seu melhor e não naquilo que queremos para ele. É tão difícil não interferir! Nos perdemos quando ouvimos um "não" e criamos conflitos quando nossos conselhos são ignorados! Que prepotência  acreditar que somos tão influentes e importantes na vida de outrem!

Quando penso nas amizades que perdi ao longo desses anos e a dor que passei em alguns processos de separação (afetiva), aprendi que não sou tão importante assim para determinadas pessoas e que a vida delas continuariam com ou sem mim. Isso me ensinou a lidar com a minha prepotência e com esta arrogância que desconsiderava o anonimato até ele me abraçar. A única pessoa importante para mim, deveria ser eu mesma.

O dente de leão estava ali, querendo me mostrar outra coisa. Ele também me dizia que sem espaço, não há crescimento. Cercear as escolhas, querer proteger, manipular, dominar, cuidar, pode não ajudar o outro a sentir o peso da própria responsabilidade que tem com sua vida. Isso cria uma co-dependência totalmente prejudicial!!! Mas sempre haverá alguém para dizer: "faço isso por amor". Entenderei a motivação, pois eu pensava dessa forma! Se tento ajudar, é porque quero o bem daquela pessoa! Bobeira. Se o Amor é incondicional, o incondicionalismo abraçaria as diferenças, os defeitos e tudo aquilo que não queremos ver no outro. Aceitaríamos o outro justamente como ele é, sem querer mudá-lo para se ajustar as nossas conveniências e expectativas.

O dente de leão estava querendo me mostrar que para crescer, precisamos de espaço, pois só assim, somos capazes de expandir o que há dentro de nós. Se a relação não cede espaço e as pessoas desejam se relacionar com o mesmo, sem mudanças, um vai sufocar o outro por não conseguir ser aquilo que se espera! Mas... Quando há espaço para o crescimento, um apoia o outro nas mudanças internas, sabendo-se que a vida é um eterno ciclo de transformações e que tudo são fases necessárias para o nosso próprio aprendizado!

A Vida está em toda parte! Ela luta para nascer, crescer, multiplicar e oferecer o que há nela, e mesmo que o campo não se apresente favorável ao crescimento, ela, continuamente, insiste em florescer! 

Todo lugar é fértil e propício para a existência florescer quando se há esperanças.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...