Último Post do Ano... Adeus 2014!




Faltam poucos dias para virada do Ano e chego a ele, na certeza que muitos aprendizados foram oferecidos no decorrer de 2014. 

Às vezes, as palavras são insuficientes para exemplificar os momentos que vivi, sobrevivi e superei. Esse foi um ano de muitos conflitos, abalos emocionais e desafios, principalmente na área dos relacionamentos pessoais. Hoje, afastada e observando de longe os acontecimentos, vejo o quão necessário foi passar por cada momento de dor e de perda. Sim. Não temos só ganhos na vida! Temos que aprender a lidar com as derrotas e fracassos. Temos que passar por situações que destroem o nosso Ego. Precisamos vivenciar os dissabores do caminho, para sair deles, mais fortes para futuros desafios!






quem teme perder tudo aquilo que tem! A verdade é que nada, absolutamente nada, possuímos! Nada é para sempre! Nossa verdadeira identidade não é moldada pelas roupas da moda, pelo carro que se tem na garagem ou pelo diploma que se possui. Essas coisas supérfluas e materiais, jamais serão indicativos do caráter moral de um ser humano. 

Contudo, na sociedade que vivemos, precisamos o tempo todo ostentar aquilo que temos! Precisamos mostrar para as pessoas o nosso "valor" e dessa forma, o Ter confunde-se com o Ser. Felizmente, Ter algo, não me faz Ser alguém. Aos poucos, vou me libertando das amarras que me prendem ao Ego, para deixar vim a Luz, o meu verdadeiro eu. A luta não é fácil, mas sei que irei conseguir!

E quem eu sou hoje? Alguém que está em constante transformação, alguém que busca melhorar-se a cada dia. Hoje, tenho a plena clareza de quem eu fui, de quem eu sou e de quem eu serei. Não estou mais perdida. E mesmo que um dia, o sofrimento bata novamente na porta e eu deia de cara com as incertezas, hei de me encontrar novamente, pois no momento em que me perco, me reencontro.  



Orais e Vigiais, somente, é o suficiente. O ladrão nos pega de surpresa. O mal joga sementes em nossos jardins e nem percebemos quando nasce uma erva daninha no lugar que deveria haver uma flor.

A invigilância, o descuido e a negligência, direcionam as criaturas ao abismo do desespero. Em um momento de angústia, o próprio Mestre das almas, circundado por tenebrosas energias, retirou-se para orar, pedindo para que seus discípulos o acompanhasse nessa vigilância espiritual. Em uma delicada circunstância, antevendo os acontecimentos, reunira todas suas forças, fortalecendo sua fé nos desígnios superiores. Contudo, quando voltou e viu seus discípulos dormindo, aparentemente vencidos pela indisciplina, sereno, mas com a voz firme, falou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca".

Todos os dias, somos convidados a travar lutas enormes em nome da nossa própria reforma íntima. Se a capacidade para discernir foi nos dada, que façamos dela, o uso correto. Discernir não é julgar e tampouco incriminar. Banhado pelo discernimento sincero, a criatura se depara com a responsabilidade que tem por si mesma, escolhendo o caminho correto que a leve ao amadurecimento de suas faculdades morais e espirituais.

A partir do momento em que Eu passo a cuidar de mim, isso é: cuidar da própria estima, cuidar dos meus próprios sentimentos e pensamentos, cuidar daquilo que é importante para mim, passo automaticamente a cuidar do outro, pois a cada dia, estarei oferecendo a ele, o que há de melhor em mim.

Orais e Vigiais. Faça a parte que lhe compete e está em suas mãos buscar a própria evolução espiritual. Busque iluminar-se e naturalmente iluminará todo e qualquer lugar que esteja!



O ano de 2014 foi um ano de desafios. Foi um ano de dificuldades, mas foi um ano de trabalho pessoal nas áreas que mais necessitavam de atenção. Tive a oportunidade de estar em um relacionamento que me mostrou algumas facetas de minha personalidade, boas e ruins. 

Essa relação trabalhou muito o aspecto da idealização que costumamos fazer com nosso respectivo parceiro afetivo e a forma superficial que lidamos com os conflitos existentes entre a interação de duas pessoas. Pude perceber também, que os vínculos afetivos sólidos e laços verdadeiros, estão cada vez mais raros e difíceis de se ver entre as pessoas nos dias de hoje! 

Ninguém quer realmente se relacionar! E o ato de se comprometer, faz com que muitas pessoas recusem a intimidade com medo de perder a individualidade. Quem acredita que colocar um anel no dedo é estar em um compromisso, engana-se. Não basta colocar uma aliança no dedo de uma pessoa para afirmar que está se relacionando com ela, pois são duas coisas totalmente diferentes! 

Essa experiência amorosa, me mostrou que um relacionamento não se sustenta de aparências e que cedo ou tarde, a verdade que tentamos o tempo todo ocultar do outro, surge, revelando os aspectos sombrios na nossa própria face! Não há balança que meça com precisão, quem foi mais certo ou errado, quem está sendo a vítima ou algoz! Mas o discernimento e bom senso, caminham ao lado da Verdade e da Coerência e todo erro que cometemos com o outro, é martelado na mente, devido a uma voz que a chamamos de: consciência. Sim! A consciência sabe perfeitamente quando uma atitude nossa é certa ou errada. A consciência nos mostra com clareza, se estamos em desarmonia com as Leis Divinas. Essa voz latente em nosso Ser, que dita-nos os caminhos corretos e pede-nos uma postura justa e sincera com a Vida, chama-se Consciência.

Procuramos também encontrar um parceiro que já esteja "pronto", conforme nossos ideais e que siga perfeitamente a lista de desejos ditados por nós! Tudo funciona a base do imediatismo e nem exercitamos a paciência para a construção de um relacionamento! Tratamos as pessoas como se fossem projetos acabados, que nada mais pode ser acrescentado  e há quem acredite, que uma pessoa jamais deverá mudar de personalidade, pois perderia sua identidade! Balela! Conto de carochinhas! O Ser Humano DEVE buscar instruir-se, evoluir e melhorar-se como SER! Claro, usando a paciência e o bom senso! Acreditar que haverá um parceiro pronto para você, é acreditar nos contos da disney!

Os relacionamentos mais antigos e bem sucedidos, são exatos aqueles, em que o casal, mesmo vivenciando dificuldades, buscam trabalhar os conflitos e dão espaço para que cada um amadureça conforme o tempo! Juntos, procuram crescer em parceria, um ajudando o outro, um fortalecendo o outro, um encorajando o outro. Chega de parcerias vampirescas, improdutivas, inseguras e incertas, e vamos nos abrir para parcerias produtivas, saudáveis com vínculos verdadeiros e duradouros!   
   

O ano 2014 foi o ano em que tive que lidar com as doenças. No começo de outubro, passei por uma cirurgia que retirou o famoso apêndice. A cirurgia em si, não teve complicações e por incrível que pareça, tenho que agradecer o sistema dos SUS pelo rápido atendimento quando suspeitaram que poderia ser apendicite. Claro. Fazer uma cirurgia me deixou com um certo medo, contudo, diante de uma situação imprevista, entreguei as possibilidades nas mãos de Deus. Foi uma experiência muito interessante. Vou me lembrar do médico maravilhoso que me atendeu, Frances <3 e também não poderia esquecer a enorme aliança que ele carrega em uma corrente pendurada em seu pescoço. Vou me lembrar das inúmeras visitas que tive de amigos preocupados com meu estado de saúde. Vou me lembrar da força que minha mãe teve que arrumar para lidar com a situação e da patrulha de dois amigos na porta do hospital: Leandro e Nathan...

O surgimento dessa doença teve origem no plano emocional. O abalo que tive meses anteriores abaixaram totalmente minhas defesas e devido ao descuido, acabei contraindo a enfermidade no plano físico. Os chacras afetados pela região (Base e Umbilical) estavam totalmente desalinhados. A maioria dos ocidentais acreditam que a doença surge desequilibrando o organismo, sendo que originalmente, a enfermidade surge justamente porque o organismo está desequilibrado! Estamos acostumados a tratar os sintomas e sequer buscamos a causa, raiz ou origem das doenças! Elas não surgem simplesmente por acaso e ninguém nasce com alguma moléstia por mero azar.

A visão holística e espiritual mostra-nos o ponto que precisa ser transformado dentro de nós, sendo que enfermidade encontra-se na posição de depuração, resgate ou regeneração do espírito enfermo! E é responsabilidade do doente, procurar compreender o porque da doença, buscando por outros caminhos, formas diferentes de se enxergar uma coisa. Contudo, não estou dizendo ou pregando, que as curas alternativas devem substituir as tradicionais, muito pelo contrário. Elas precisam ser aliadas. A medicina tradicional e a medicina alternativa devem se unir, dando um significado transcendente para as doenças que a alma carrega mostrando formas para cura total e reintegração das partes fragmentadas do SER.



Tive aprendizados importantes também no que se refere ao meu lado Espiritual. Se no final de 2013 acreditava que as práticas espirituais encontravam pouco espaço para se manifestarem na sociedade atual e que essa busca espiritual tinha o grande risco de ser uma verdadeira utopia, os aprendizados de 2014 vieram me ensinar justamente o oposto! O mundo espiritual e o físico estão mais interligados do que imaginamos! 

As situações vivenciadas me mostram mais uma vez, o caminho que precisa ser percorrido pela minha alma. Sim. Eu realmente preciso continuar firmemente meus estudos na Doutrina Espírita Kardecista e principalmente, preciso continuar meus estudos com o Tarô e a Astrologia! Essas duas últimas tem sido ferramentas importantíssimas pro meu autoconhecer. Descobri com a prática, que a Astrologia e o Tarô, apesarem de terem atuações diferentes, o sentido da orientação prevalece em ambos. Esses dois oráculos são como uma espécie de telefone. O plano astral utiliza essas ferramentas para passar uma mensagem de lá para cá. E pretendo continuar com esse trabalho, pois essa é a forma que encontrei para ajudar o próximo, auxiliando ele a descobrir seu verdadeiro caminho, mostrando as potencialidades inatas de seu ser! Esse é o meu trabalho e parte do meu propósito consiste nisso: estimular o autoconhecimento e ser um exemplo vivo do perfil do buscador.



O nome já diz por si. Buscador é aquele que busca, aquele que procura, aquele que corre atrás das respostas e quando as têm, não perde o fascínio pelo mistério da vida. Saber como um arco íris é formado, não tira-lhe a beleza, na verdade, acrescenta. O Buscador, antes de tudo, está realmente preocupado com sua reforma íntima! Trabalha incessantemente no melhoramento de seu Ser! Isso não quer dizer que ele esteja isento de erros. Erra sim e erra muito! A diferença, é que ele busca aprender com aquilo que errou. O Buscador procura acordar dessa utopia e sair da insânia do mundo contemporâneo, para voltar-se as origens de si. O Buscador, busca reconectar-se com Deus e descobre que não precisa ir muito longe para se sentir "ligado" a Divindade. Ele a reencontra dentro de si.







Deus! Pai amado! Mestre divino! 

Sei que não preciso ir muito longe para constar que já mora em mim. 

Sei que o senhor não cobra de minha pessoa, a presença assídua em templos construídos pelas mãos do homem, dando-me a oportunidade de louvar ao lado da Mãe Natureza toda a Criação!

Obrigada por me fazer assim: imperfeita, mas com uma sede imensa por querer trabalhar a evolução de meu SER! E assim, com os braços abertos, teu poder passa por mim através da terra que piso, do ar que respiro, do calor que me dar energia e da água que traz a vida!



E assim esse ano termina. Trago comigo, uma bagagem de aprendizados... Algumas situações me privei de contá-las aqui. Hoje, elas não são mais necessárias. O que ficou em mim, foram as coisas boas que vivi. O sofrimento, a dor e a tristeza, desaguaram no oceano da sabedoria. Vivenciar tais circunstâncias foram transformadoras. Você sofre porque teu ego se sente machucado. O Eu Maior, jamais se sentiria ofendido, pois buscaria antes de tudo: compreender. E assim, estou aprendendo a agradecer por tudo o que o Universo tem me oferecido. Muito Obrigada, Universo, Deus! Obrigada! 

Pela primeira vez na vida, sinto que o passado não atormenta, pois vejo que minhas escolhas, por mais erradas que se apresentaram na hora, tornaram quem eu sou! Em mim, transborda a gratidão, por todo o carinho que recebi, por todas as amizades que conquistei, por todas as pessoas que foram importantes em minha vida e continuam sendo. Meus agradecimentos especiais vão para os raros: Nathan Rodrigues, Kelly Elis, Marco Melo, Rômulo Reis, Leandro Lemos, Bárbara Ellen, Iolanda Graziele, Francielle, Bárbara Laranjeira, Reinaldo José, Maria Helena, Michael Nakashima, Guilherme Fuspini, Clarice Salera, Italo Salera, Mario Nakashima, Lucas Cainã, Carlos Cézar, Felipe Bazzanella, Ronara, Allisson, Verônica de Paula, Izabella Dutra, Jean Carlo, Makô Ramos, Luis, Pedro de Falco, Paula Borges, Marilaine, Letícia Lemes! Vocês são pessoas importantes para mim! E mesmo que algumas pessoas eu tenha perdido o contato, saiba que carrego cada uma, dentro desse imenso coração!!! Amo vocês! E obrigada por cada aprendizado!  
Os raros! Momentos especiais com pessoas que admiro demais da conta! =))
Viagem para São Tomé realizada em 2014 com Carlos Cézar Filho. Ô lugar bunito demais sô!
Eu e a Dona Maria. Mulher arretada sô, mas que amo demais!
Serra do Cipó - Cachoeira Grande! Na companhia de Leandro e Nathan!


Que venha 2015 repleto de realizações, progresso, ensinamentos, luzes e bençãos para todos nós! 

Que assim seja! Amém!
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]