25 de dezembro de 2014

Último Post do Ano... Adeus 2014!




Faltam poucos dias para virada do Ano e chego a ele, na certeza que muitos aprendizados foram oferecidos no decorrer de 2014. 

Às vezes, as palavras são insuficientes para exemplificar os momentos que vivi, sobrevivi e superei. Esse foi um ano de muitos conflitos, abalos emocionais e desafios, principalmente na área dos relacionamentos pessoais. Hoje, afastada e observando de longe os acontecimentos, vejo o quão necessário foi passar por cada momento de dor e de perda. Sim. Não temos só ganhos na vida! Temos que aprender a lidar com as derrotas e fracassos. Temos que passar por situações que destroem o nosso Ego. Precisamos vivenciar os dissabores do caminho, para sair deles, mais fortes para futuros desafios!






quem teme perder tudo aquilo que tem! A verdade é que nada, absolutamente nada, possuímos! Nada é para sempre! Nossa verdadeira identidade não é moldada pelas roupas da moda, pelo carro que se tem na garagem ou pelo diploma que se possui. Essas coisas supérfluas e materiais, jamais serão indicativos do caráter moral de um ser humano. 

Contudo, na sociedade que vivemos, precisamos o tempo todo ostentar aquilo que temos! Precisamos mostrar para as pessoas o nosso "valor" e dessa forma, o Ter confunde-se com o Ser. Felizmente, Ter algo, não me faz Ser alguém. Aos poucos, vou me libertando das amarras que me prendem ao Ego, para deixar vim a Luz, o meu verdadeiro eu. A luta não é fácil, mas sei que irei conseguir!

E quem eu sou hoje? Alguém que está em constante transformação, alguém que busca melhorar-se a cada dia. Hoje, tenho a plena clareza de quem eu fui, de quem eu sou e de quem eu serei. Não estou mais perdida. E mesmo que um dia, o sofrimento bata novamente na porta e eu deia de cara com as incertezas, hei de me encontrar novamente, pois no momento em que me perco, me reencontro.  



Orais e Vigiais, somente, é o suficiente. O ladrão nos pega de surpresa. O mal joga sementes em nossos jardins e nem percebemos quando nasce uma erva daninha no lugar que deveria haver uma flor.

A invigilância, o descuido e a negligência, direcionam as criaturas ao abismo do desespero. Em um momento de angústia, o próprio Mestre das almas, circundado por tenebrosas energias, retirou-se para orar, pedindo para que seus discípulos o acompanhasse nessa vigilância espiritual. Em uma delicada circunstância, antevendo os acontecimentos, reunira todas suas forças, fortalecendo sua fé nos desígnios superiores. Contudo, quando voltou e viu seus discípulos dormindo, aparentemente vencidos pela indisciplina, sereno, mas com a voz firme, falou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca".

Todos os dias, somos convidados a travar lutas enormes em nome da nossa própria reforma íntima. Se a capacidade para discernir foi nos dada, que façamos dela, o uso correto. Discernir não é julgar e tampouco incriminar. Banhado pelo discernimento sincero, a criatura se depara com a responsabilidade que tem por si mesma, escolhendo o caminho correto que a leve ao amadurecimento de suas faculdades morais e espirituais.

A partir do momento em que Eu passo a cuidar de mim, isso é: cuidar da própria estima, cuidar dos meus próprios sentimentos e pensamentos, cuidar daquilo que é importante para mim, passo automaticamente a cuidar do outro, pois a cada dia, estarei oferecendo a ele, o que há de melhor em mim.

Orais e Vigiais. Faça a parte que lhe compete e está em suas mãos buscar a própria evolução espiritual. Busque iluminar-se e naturalmente iluminará todo e qualquer lugar que esteja!



O ano de 2014 foi um ano de desafios. Foi um ano de dificuldades, mas foi um ano de trabalho pessoal nas áreas que mais necessitavam de atenção. Tive a oportunidade de estar em um relacionamento que me mostrou algumas facetas de minha personalidade, boas e ruins. 

Essa relação trabalhou muito o aspecto da idealização que costumamos fazer com nosso respectivo parceiro afetivo e a forma superficial que lidamos com os conflitos existentes entre a interação de duas pessoas. Pude perceber também, que os vínculos afetivos sólidos e laços verdadeiros, estão cada vez mais raros e difíceis de se ver entre as pessoas nos dias de hoje! 

Ninguém quer realmente se relacionar! E o ato de se comprometer, faz com que muitas pessoas recusem a intimidade com medo de perder a individualidade. Quem acredita que colocar um anel no dedo é estar em um compromisso, engana-se. Não basta colocar uma aliança no dedo de uma pessoa para afirmar que está se relacionando com ela, pois são duas coisas totalmente diferentes! 

Essa experiência amorosa, me mostrou que um relacionamento não se sustenta de aparências e que cedo ou tarde, a verdade que tentamos o tempo todo ocultar do outro, surge, revelando os aspectos sombrios na nossa própria face! Não há balança que meça com precisão, quem foi mais certo ou errado, quem está sendo a vítima ou algoz! Mas o discernimento e bom senso, caminham ao lado da Verdade e da Coerência e todo erro que cometemos com o outro, é martelado na mente, devido a uma voz que a chamamos de: consciência. Sim! A consciência sabe perfeitamente quando uma atitude nossa é certa ou errada. A consciência nos mostra com clareza, se estamos em desarmonia com as Leis Divinas. Essa voz latente em nosso Ser, que dita-nos os caminhos corretos e pede-nos uma postura justa e sincera com a Vida, chama-se Consciência.

Procuramos também encontrar um parceiro que já esteja "pronto", conforme nossos ideais e que siga perfeitamente a lista de desejos ditados por nós! Tudo funciona a base do imediatismo e nem exercitamos a paciência para a construção de um relacionamento! Tratamos as pessoas como se fossem projetos acabados, que nada mais pode ser acrescentado  e há quem acredite, que uma pessoa jamais deverá mudar de personalidade, pois perderia sua identidade! Balela! Conto de carochinhas! O Ser Humano DEVE buscar instruir-se, evoluir e melhorar-se como SER! Claro, usando a paciência e o bom senso! Acreditar que haverá um parceiro pronto para você, é acreditar nos contos da disney!

Os relacionamentos mais antigos e bem sucedidos, são exatos aqueles, em que o casal, mesmo vivenciando dificuldades, buscam trabalhar os conflitos e dão espaço para que cada um amadureça conforme o tempo! Juntos, procuram crescer em parceria, um ajudando o outro, um fortalecendo o outro, um encorajando o outro. Chega de parcerias vampirescas, improdutivas, inseguras e incertas, e vamos nos abrir para parcerias produtivas, saudáveis com vínculos verdadeiros e duradouros!   
   

O ano 2014 foi o ano em que tive que lidar com as doenças. No começo de outubro, passei por uma cirurgia que retirou o famoso apêndice. A cirurgia em si, não teve complicações e por incrível que pareça, tenho que agradecer o sistema dos SUS pelo rápido atendimento quando suspeitaram que poderia ser apendicite. Claro. Fazer uma cirurgia me deixou com um certo medo, contudo, diante de uma situação imprevista, entreguei as possibilidades nas mãos de Deus. Foi uma experiência muito interessante. Vou me lembrar do médico maravilhoso que me atendeu, Frances <3 e também não poderia esquecer a enorme aliança que ele carrega em uma corrente pendurada em seu pescoço. Vou me lembrar das inúmeras visitas que tive de amigos preocupados com meu estado de saúde. Vou me lembrar da força que minha mãe teve que arrumar para lidar com a situação e da patrulha de dois amigos na porta do hospital: Leandro e Nathan...

O surgimento dessa doença teve origem no plano emocional. O abalo que tive meses anteriores abaixaram totalmente minhas defesas e devido ao descuido, acabei contraindo a enfermidade no plano físico. Os chacras afetados pela região (Base e Umbilical) estavam totalmente desalinhados. A maioria dos ocidentais acreditam que a doença surge desequilibrando o organismo, sendo que originalmente, a enfermidade surge justamente porque o organismo está desequilibrado! Estamos acostumados a tratar os sintomas e sequer buscamos a causa, raiz ou origem das doenças! Elas não surgem simplesmente por acaso e ninguém nasce com alguma moléstia por mero azar.

A visão holística e espiritual mostra-nos o ponto que precisa ser transformado dentro de nós, sendo que enfermidade encontra-se na posição de depuração, resgate ou regeneração do espírito enfermo! E é responsabilidade do doente, procurar compreender o porque da doença, buscando por outros caminhos, formas diferentes de se enxergar uma coisa. Contudo, não estou dizendo ou pregando, que as curas alternativas devem substituir as tradicionais, muito pelo contrário. Elas precisam ser aliadas. A medicina tradicional e a medicina alternativa devem se unir, dando um significado transcendente para as doenças que a alma carrega mostrando formas para cura total e reintegração das partes fragmentadas do SER.



Tive aprendizados importantes também no que se refere ao meu lado Espiritual. Se no final de 2013 acreditava que as práticas espirituais encontravam pouco espaço para se manifestarem na sociedade atual e que essa busca espiritual tinha o grande risco de ser uma verdadeira utopia, os aprendizados de 2014 vieram me ensinar justamente o oposto! O mundo espiritual e o físico estão mais interligados do que imaginamos! 

As situações vivenciadas me mostram mais uma vez, o caminho que precisa ser percorrido pela minha alma. Sim. Eu realmente preciso continuar firmemente meus estudos na Doutrina Espírita Kardecista e principalmente, preciso continuar meus estudos com o Tarô e a Astrologia! Essas duas últimas tem sido ferramentas importantíssimas pro meu autoconhecer. Descobri com a prática, que a Astrologia e o Tarô, apesarem de terem atuações diferentes, o sentido da orientação prevalece em ambos. Esses dois oráculos são como uma espécie de telefone. O plano astral utiliza essas ferramentas para passar uma mensagem de lá para cá. E pretendo continuar com esse trabalho, pois essa é a forma que encontrei para ajudar o próximo, auxiliando ele a descobrir seu verdadeiro caminho, mostrando as potencialidades inatas de seu ser! Esse é o meu trabalho e parte do meu propósito consiste nisso: estimular o autoconhecimento e ser um exemplo vivo do perfil do buscador.



O nome já diz por si. Buscador é aquele que busca, aquele que procura, aquele que corre atrás das respostas e quando as têm, não perde o fascínio pelo mistério da vida. Saber como um arco íris é formado, não tira-lhe a beleza, na verdade, acrescenta. O Buscador, antes de tudo, está realmente preocupado com sua reforma íntima! Trabalha incessantemente no melhoramento de seu Ser! Isso não quer dizer que ele esteja isento de erros. Erra sim e erra muito! A diferença, é que ele busca aprender com aquilo que errou. O Buscador procura acordar dessa utopia e sair da insânia do mundo contemporâneo, para voltar-se as origens de si. O Buscador, busca reconectar-se com Deus e descobre que não precisa ir muito longe para se sentir "ligado" a Divindade. Ele a reencontra dentro de si.







Deus! Pai amado! Mestre divino! 

Sei que não preciso ir muito longe para constar que já mora em mim. 

Sei que o senhor não cobra de minha pessoa, a presença assídua em templos construídos pelas mãos do homem, dando-me a oportunidade de louvar ao lado da Mãe Natureza toda a Criação!

Obrigada por me fazer assim: imperfeita, mas com uma sede imensa por querer trabalhar a evolução de meu SER! E assim, com os braços abertos, teu poder passa por mim através da terra que piso, do ar que respiro, do calor que me dar energia e da água que traz a vida!



E assim esse ano termina. Trago comigo, uma bagagem de aprendizados... Algumas situações me privei de contá-las aqui. Hoje, elas não são mais necessárias. O que ficou em mim, foram as coisas boas que vivi. O sofrimento, a dor e a tristeza, desaguaram no oceano da sabedoria. Vivenciar tais circunstâncias foram transformadoras. Você sofre porque teu ego se sente machucado. O Eu Maior, jamais se sentiria ofendido, pois buscaria antes de tudo: compreender. E assim, estou aprendendo a agradecer por tudo o que o Universo tem me oferecido. Muito Obrigada, Universo, Deus! Obrigada! 

Pela primeira vez na vida, sinto que o passado não atormenta, pois vejo que minhas escolhas, por mais erradas que se apresentaram na hora, tornaram quem eu sou! Em mim, transborda a gratidão, por todo o carinho que recebi, por todas as amizades que conquistei, por todas as pessoas que foram importantes em minha vida e continuam sendo. Meus agradecimentos especiais vão para os raros: Nathan Rodrigues, Kelly Elis, Marco Melo, Rômulo Reis, Leandro Lemos, Bárbara Ellen, Iolanda Graziele, Francielle, Bárbara Laranjeira, Reinaldo José, Maria Helena, Michael Nakashima, Guilherme Fuspini, Clarice Salera, Italo Salera, Mario Nakashima, Lucas Cainã, Carlos Cézar, Felipe Bazzanella, Ronara, Allisson, Verônica de Paula, Izabella Dutra, Jean Carlo, Makô Ramos, Luis, Pedro de Falco, Paula Borges, Marilaine, Letícia Lemes! Vocês são pessoas importantes para mim! E mesmo que algumas pessoas eu tenha perdido o contato, saiba que carrego cada uma, dentro desse imenso coração!!! Amo vocês! E obrigada por cada aprendizado!  
Os raros! Momentos especiais com pessoas que admiro demais da conta! =))
Viagem para São Tomé realizada em 2014 com Carlos Cézar Filho. Ô lugar bunito demais sô!
Eu e a Dona Maria. Mulher arretada sô, mas que amo demais!
Serra do Cipó - Cachoeira Grande! Na companhia de Leandro e Nathan!


Que venha 2015 repleto de realizações, progresso, ensinamentos, luzes e bençãos para todos nós! 

Que assim seja! Amém!
  

18 de dezembro de 2014

Dar e Receber



A convivência diária com nossos semelhantes torna-se um campo de aprendizados edificantes, imprescindíveis para quem está compromissado verdadeiramente com sua reforma íntima.

Em nossa caminhada evolucional, nos deparamos com alguns desafios relevantes no âmbito das relações sócio afetivas. A inflexibilidade interior encontra-se presente em cada alma, em diversos graus evolutivos, e tem por finalidade evidenciar nossa inata dificuldade na aceitação dos limites temporários do outro, exigindo aquilo que ele é incapaz de nos oferecer em dado momento.

Nossa agenda interna está com todas as linhas preenchidas por exigências que fazemos ao próximo. Desejamos sermos amados, aceitos ou compreendidos por quem quer que seja. Mas será que amamos, aceitamos e compreendemos nosso irmão da maneira que esperamos que ele faça conosco? Os problemas que enfrentamos nos relacionamentos interpessoais mostra-nos claramente que não podemos dar aquilo que não possuímos. Ou seja, você só dar aquilo que possui. Como você pode desejar ser amado, se dentro de si, continua guardando a intemperança, a mágoa ou ódio? Como você espera colher flores da vida, se tudo o que tem a oferecer são seus espinhos? E por último, será que fazemos por merecer aquilo que desejamos?

Essas perguntas são reflexões necessárias que devemos fazer frente à todos os relacionamentos e situações que surgem durante os percalços da nossa caminhada. Quanto maior é a expectativa gerada em algo ou alguém, maior é chance de nos decepcionarmos quando aquilo que foi idealizado não se realizar da forma como planejado.

Esquecemos que o outro e as situações da vida, é um perfeito espelho de nós mesmos. O Universo devolve para nós, aquilo que emitimos constantemente através das vibrações de nossos pensamentos. Os defeitos que tanto rejeitamos e temos dificuldades de aceitar no próximo faz parte daquilo que não aceitamos totalmente em nós: nossa sombra.

Certamente é laboriosa a tarefa do autoconhecer e ninguém nasce pronto para nada. A maravilha da vida está em descobrir que, apesar de temporárias limitações, o ser humano se autotransforma no momento em que decidir despertar-se, para os tesouros que estão guardados em seu interior. Logo descobriremos que o quê verdadeiramente importa, não é somente o "receber", mas doar de si, o que da alma transbordará quando essa centelha divina ascender em nossos corações.


8 de dezembro de 2014

O Mudo e O Mudar





Hoje, uma pessoa que sempre teve uma importância considerável na minha vida, me disse: "Michele, você mudou!". Aquela expressão tão espontânea, vinda de alguém que me conhecia ha anos, iluminou meus pensamentos. Todos os esforços que vim empreendendo na minha transformação interior, começou a apresentar seus frutos. Ouvir isso, me deixou extremamente feliz. Seria triste, contudo, alguém chegar e dizer: Poxa, você continua a mesma pessoa que era! Imagina! A vida é movimento. Mudamos o tempo todo. Mudamos de um ponto para o outro, mudamos de posição religiosa, mudamos de opinião, mudamos para mudar junto com  mundo! Isso chama-se "Evolução".

Às vezes, um estranho pessimismo surge quando menos espero. Se você acha que as coisas são as mesmas de ontem, que o mundo pouco evoluiu, pare imediatamente! É um sinal de alerta a respeito de uma notória acomodação com sua própria vida! As mudanças acontecem o tempo todo, a toda hora, a todo minuto! Basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir! Ouça! O mundo está mudando! Veja! O Mundo está se Transformando!  

Me deixe mudar! Me deixe mudar o mundo! Me deixe mudar o meu mundo!

Ainda bem que não somos os mesmos de ontem e estamos abertos para as mudanças que a Vida nos convida a fazer! Mudar não é fácil, requer esforço, auto-análise, persistência e aceitação. Mudar requer coragem, para deixar pra trás, hábitos que te aprisionam. Mudar, significa: empreender forças internas para o desenvolvimento de suas potencialidades!  


Assim:

Que toda discórdia, abra espaço para a concórdia. 

Que por trás de uma lágrima, exista um sorriso! 

Que das queixas, das injúrias e pré-julgamentos, imponha-se a compreensão. 

Que a mágoa e o ressentimento cubram-se de perdão! 

Que a indiferença encontre a importância. 

E que o pote do ódio seja preenchido por todo o Amor que existir no mundo, até as bordas transbordarem, banhando nosso Ser na mais pura e bela Energia!

4 de dezembro de 2014

Ponto de referência




Do ponto que me encontro, não consigo enxergar a situação como um todo. Uma visão unilateral me acompanha. 

Não compreendemos bem a infinitude e certos infinitos, possuem um fim. Se nossa visão está determinada pela tridimensionalidade, os universos paralelos inexistem? Só consigo ver o meu lado e mesmo que eu tente enxergar o outro, jamais seria uma percepção plenamente correta. Não consigo ver os 360° de uma situação. Esta visão, contudo, é temporária. Toda situação, avaliamos com os elementos que temos ao nosso dispor e certos detalhes são só percebíveis quando esse ponto de referência muda. Ninguém permanece com ideias obsoletas por tanto tempo, pois elas não geram frutos e logo o que for arcaico dará-se lugar ao que é NOVO.

Na bagagem, contudo, trago uma mala de nostalgias. Uma hora me desfaço dela. Carregar certas lembranças pode pesar a alma, pode pesar o coração. Neste ponto onde estou, venho demonstrando sinais de saudade. Sinto falta de uma época em que a responsabilidade não pesava-me os ombros e que havia leveza no olhar, espontaneidade nos gestos, sinceridade nas desculpas e sorrisos sem preços. Carrego um sentimento que já deveria ter sido despeço, mas não consigo deixá-lo em qualquer lugar, sem saber se ficará totalmente bem. Em um reminiscente lugar, guardei um espaço para levar você comigo.

Nas minhas mãos, trago uma mala de histórias, algumas tristes outras felizes, mas são histórias que compõe a minha identidade marcada por sorrisos, lágrimas, palavras, sons e cheiros. Estórias, Sonhos e Esperanças, fazem parte do meu infinito particular. Não sei em que ponto estarei daqui 10 anos, mas sei que se o carreguei durante 5, mais 20, não é um problema. O peso não importa e pra falar a verdade, isso torna-se cada vez mais leve dentro de mim.

Nesse ponto de referência que me encontro, descobri que as pessoas mudam o tempo todo, afinal, tudo é movimento! Só que há certos sentimentos, que permanecem inalteráveis. Sentimentos que não se perdem na transitoriedade das múltiplas existências, mas que se transformam a cada reencontro e se fortificam no estímulo da verdadeira afeição compartilhada entre as criaturas dispostas ao crescimento mútuo e sincero de suas faculdades afetivas.


Hei de voar 
entre as nuvens, 
levando comigo a 

Infinitude do sentir... 

    

2 de dezembro de 2014

Qual é seu sonho?


Qual é o seu verdadeiro sonho e o quanto você está disposto a se sacrificar para vivenciá-lo?

O título pode parecer ser prenúncio de um suposto idealismo, afinal, vestir a roupa de si mesmo é tão complicado em uma sociedade que valoriza a aparência e o que supostamente temos. Contudo, não são muitos que conseguem identificar seus mais caros ideais e logo são condicionados pelo sistema a lutarem por aquilo que não fazem parte da real essência deles.

E o que é um sonho? Ter uma casa própria? Ter uma vida confortável? Viver no luxo? Ganhar na Mega-sena? Ter um diploma? Ter um carro do ano? Ter um celular da última geração? Será que esses sonhos materialistas fazem realmente parte daquilo que viemos realizar nesta vida? Será que a realização desses itens tem alguma coisa haver com o verdadeiro propósito de cada alma?

O sonho refere-se ao propósito existencial que cada alma possui ao reencarnar. Ele é a soma de todos seus feitos antecessores (créditos astrais) e acaba se tornando um canal para que todas as potencialidades do espírito se expressem com sua total vitalidade. O Sonho é conhecido também por outros nomes como a Lenda Pessoal, a Verdadeira Vontade, Darma ou Missão.    

Viver, lutar e proteger seus sonhos, sem ser corrompido pela desesperança alheia, torna-se um desafio e são poucos os que têm a coragem para defender seus mais caros ideais!

Quantos não sabiam exatamente o que queriam Ser quando crianças e conforme foram crescendo, incutiram-lhes a ideia que viver era trabalhoso e que deveriam empreender suas forças em algo que lhes gerassem renda?! Logo, seus sonhos de “criança” foram deixados no escanteio e hoje, travam lutas que não são deles! Lutam sem saberem exatamente pelo o quê!


Não deixe que a ideia de pessimismo te assombre! Defenda suas convicções e encontre aquele trabalho que tenha seu coração. Não adianta trabalhar em algo que te traga uma boa renda, mas que não gere satisfação interna. 

Se quer ter a sua obra reconhecida no mundo, terá que que apostar sentimentos equivalentes, terá que estar disposto a se sacrificar para viver aquilo que acredita! E no momento em que passar a viver seus sonhos, será reconhecido pelas pessoas por sua coragem. Escreverá linhas com sua própria história, tornando-se inspiração por onde passar. E tenha certeza, que a vivência do teu sonho, ajudará muitas e muitas pessoas a correrem atrás dos seus mais caros ideais! Lute, proteja, defenda e o principal, acredite nas suas potencialidades, tenha fé na sua força interior e vá atrás, pois sonhos, dão trabalho... 



Minha Maior Inspiração chama-se Paulo Coelho. O que ele enfrentou para viver seu sonho, torna-se inspiração para que eu lute também pela realização do meu!  "Quando se deseja algo, o Universo Conspira ao seu favor!". Aproveitem cada momento! Justo aqueles em que todas as estrelas passam por cima suas cabeças, dizendo que é possível modificar tudo aquilo que desagrada na suas existências!