22 de agosto de 2019

Texto N°1000



Quantas vezes vemos em jargões espalhados pela "New Age" a seguinte frase: "viva o agora" ou "viva o presente, pois o presente é tudo o que você tem". Se você sofre de ansiedade, talvez este lema seja o mais adequado para você. Contudo, mesmo para os ansiosos, não se pode viver sem ter planejamentos à longo prazo. É importante também viver o presente sabendo o que o que faz no agora pode ter uma repercussão na sua vida daqui 10 minutos, 1 dia, 10 anos. Se planejar, observar os melhores caminhos, ser comedido em seus investimentos, ter visão de crescimento a médio e longo prazo faz parte do seu desenvolvimento pessoal enquanto busca melhorias em todos os aspectos da sua vida.

Se eu tivesse um conselho a dar a todos meus leitores seria: viva a vida presente, mas não se esqueça de se programar para o futuro. E no que me refiro a isso? Me refiro a fazer o seu melhor no momento presente, agindo com honestidade, com trabalho e dedicação para que no futuro você possa colher bons frutos de seus atos. É fato. Existe uma Lei no Universo chamada: Causa e Efeito. Você pode muito bem não acreditar e eu respeito isso, mas ela existe e opera na vida de todos.

Vou exemplificar.

Conheci duas pessoas.

Uma que teve tudo. Teve oportunidade para conhecer um país estrangeiro: morar e trabalhar. Teve muitas terras em seu nome. Teve muito dinheiro também em suas mãos. Sua renda anual era de 80 mil reais. E esta pessoa não soube poupar. Perdeu tudo por falta de planejamento e visão a longo prazo. Tudo o que ele queria era viver o presente do modo mais intenso e superficial o possível, sem se importar com o seu "amanhã". 

A outra pessoa vinha de origem humilde. Começou a trabalhar em uma livraria como Office Boy. Parte do seu salário ele poupava e a outra parte usava para pagar contas. Com uma poupança adquirida de seu esforço; um belo dia, este patrão resolveu vender a livraria e esta pessoa a comprou. Esta pessoa teve visão a longo prazo, soube administrar seus recursos, poupar nas vacas "gordas" e se ajustar nas "vacas magras". Hoje, ele é sócio majoritário de uma livraria que mais ganha espaço em todo o País.      

E o que podemos aprender com estes exemplos à nossa volta? Busque seu aprimoramento pessoal com honestidade, com esforço, com trabalho e será recompensado no futuro e enquanto você tem força no agora, considere o tempo um aliado para fazer tudo aquilo que lhe compete.

Não espere chegar aos 70 anos e descobrir que perdeu tudo que tinha por falta de administração, por falta de poupanças, por não ser sincero em seus laços afetivos, por não se preocupar com a família e achar que "mandar dinheiro" resolvia a falta da distância física. Não espere chegar aos 70 anos para descobrir como suas atitudes impensadas podem ter causado dores nos corações alheios. Não espere, pois o tempo não espera por você se decidir...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário