O Mundo do Casamento é um verdadeiro mundo dos negócios. Você está pensando em casar, mas não sabe por onde começar? Bem vindo ao clube do: ninguém nasce sabendo, todo mundo aprende nos trancos e barrancos mesmo. Absolutamente normal. Eu e meu, agora e sempre, marido, fizemos um casamento em menos de seis meses. "Fizemos", quer dizer: planejamos, corremos atrás de tudo que fosse necessário para que nossa união ocorresse no dia 10/08/2019. Sabíamos que queríamos uma cerimônia simples, mas até o simples custou caro para nós.
Gente. É uma loucura esse negócio de casar na igreja. É só ouvir a palavra: "casamento" e o preço de TUDO triplica. Se casar na igreja é caro (até mesmo as cerimônias mais simples) imagina como fica o bolso de quem faz casamento em sítio ou em um salão de festa? Misericórdia dos bolsos dos noivos. É muito dinheiro investido para que nada de ruim ocorra nesta data tão especial que é a união dos pombinhos.
Algumas dicas sugiram quando Eu e Daniel estávamos planejando a cerimônia e vou relatar um pouco de como cada serviço funcionou no dia, as impressões que nós tivemos durante o planejamento e também durante a cerimônia/recepção.
Cerimonial
Sabe aqueles indivíduos que ficam vestidos de preto durante a cerimônia/recepção e parecem coordenar o evento? Este serviço é chamado de "Cerimonial". Supostamente, o cerimonial ajuda os noivos a organizar o evento na parte de planejamento e execução; cuida de ligar para os fornecedores contratados para que nenhum serviço falhe no dia tão especial e também fica dando palpites (opiniões que ninguém pediu) em relação a como deveria ser seu vestido, como deveria ser sua festa, como deveria ser seus convites e por aí vai. Quem casa na igreja católica tem o serviço de cerimonial oferecido por eles, incluído na taxa de valor da Igreja (sim, você paga para casar nas igrejas católicas de Betim - MG. Em Pará de Minas, por exemplo, casar na igreja é gratuito! Depende da localidade que você está). Sinceramente. Se você for fazer uma cerimônia simples e ainda sim, quiser um cerimonial que o ajude neste dia; pesquise bastante antes de fechar algum contrato. Nós caímos na besteira de seguir uma indicação de um cerimonial vindo de uma colega de trabalho e nos arrependemos amargamente desta escolha. Além de cobrarem um preço muito alto, o serviço que eles prestaram tanto no decorrer do planejamento quanto na execução da cerimônia foram bem aquém do valor que eles cobraram. E uma vez fechado um contrato, a quebra dele gera também custos. Mesmo desgostosos da nossa escolha, decidimos mantê-los até o final. O erro nosso foi não ter pesquisado direito. Por isso, pesquisem bastante, pois você vai sempre encontrar alguém que ofereça os mesmos serviços por um preço mais razoável e compatível com seu bolso. Quem quiser saber o nome do cerimonial (Betim) é só perguntar no privado que eu respondo. Nunca indicaremos eles para ninguém!
Fotografia
Quem deseja deixar este momento passar em branco? Acredito que ninguém. A fotografia sempre é a melhor forma de registrar um momento tão especial na vida, afinal, não é todo dia que se casa, não é mesmo?
Por isso, escolha um profissional que fará as melhores fotos. Procure o portfólio do fotógrafo e analise tudo para não ter erro. A fotógrafa do nosso casamento foi a Dih Leeall.
Eu já acompanhava há muitos anos o trabalho dela, sempre admirando suas fotos e esperando um dia que eu fosse a próxima a ser fotografada por suas lentes.
Decoração
A decoração sempre é algo que preocupa os noivos. É a decoração que vai compor todo o ambiente, deixando-o mais aconchegante, mais delicado. Eu e meu marido, sempre optamos por tudo mais simples, preocupando em não deixar o altar da igreja bem "emperiquitado". Decidimos que seria apenas duas colunas de vidro com arranjos de Lisianthus (branco e rosa) e boca de leão. Eu, particularmente, me surpreendi muito quando vi esta combinação. Existe também a opção de flores artificiais que são muito mais em conta. Mas atenção: a maior parte das igrejas católicas só permitem arranjos de flores naturais. Na cerimônia também teve o Genuflexório e o, indispensável, tapete vermelho! Não. Não poderia deixar de casar pisando nele. Também, por gentileza do vizinho que mora na casa à frente da Igreja, conseguimos alguns Bonsais para enfeitar o nosso altar. O resultado não poderia ser melhor! O lugar que alugamos nossa decoração foi no Brilho de Festas em Betim. Super recomendamos!
Trajes
O que mais vemos espalhado no centro de Betim (pelo menos na Rua dos Inconfidentes, perto ao hotel Abba) são lojas oferecendo serviço de aluguel de vestidos de noivas. Como não queria me casar com aquele vestidão bem tradicional, véu e grinalda; optamos por fazer algo bem diferente do comum.
Entrei em contato com uma loja especializada em Kimonos e agendamos uma visita. Lá fomos, Eu e Daniel, com a turma do Brás (sacoleiros) em direção à SÃO PAULO. Ficamos perambulando de 03:00 da manhã até as 07:00, esperando dar horário da loja abrir. Na hora de ir pegar o metrô, foi uma correria danada. Nunca vi tanta gente em um mesmo lugar. O metrô de SP é uma loucura. É surpreendente!
A loja que compramos nossos kimonos chama-se Flor de Fogo e fica no bairro da Liberdade. Quem ama a cultura japonesa, vai adorar a loja e o bairro também. Ficamos bem felizes com o resultado no dia da cerimônia. Todos nossos convidados adoraram.
Daniel parecia o Tom Cruise (Último Samurai), meu Gaijin e eu, uma Gueixa Nipônica Abrasileirada!
Entrei em contato com uma loja especializada em Kimonos e agendamos uma visita. Lá fomos, Eu e Daniel, com a turma do Brás (sacoleiros) em direção à SÃO PAULO. Ficamos perambulando de 03:00 da manhã até as 07:00, esperando dar horário da loja abrir. Na hora de ir pegar o metrô, foi uma correria danada. Nunca vi tanta gente em um mesmo lugar. O metrô de SP é uma loucura. É surpreendente!
A loja que compramos nossos kimonos chama-se Flor de Fogo e fica no bairro da Liberdade. Quem ama a cultura japonesa, vai adorar a loja e o bairro também. Ficamos bem felizes com o resultado no dia da cerimônia. Todos nossos convidados adoraram.
Daniel parecia o Tom Cruise (Último Samurai), meu Gaijin e eu, uma Gueixa Nipônica Abrasileirada!
Buffet
Vou te confessar que este foi o item que mais nos deu dor de cabeça. Faltando 2 meses para cerimônia, não sabíamos se fazíamos ou não a recepção. Após algumas discussões com meus sogros, decidimos fazê-lo no finalzinho do segundo tempo. Contratamos o Buffet chamado Thiago Sena (BH) e solicitamos um café da tarde bem mineiro. Fechamos o contrato para 170 pessoas. A mesa ficou bastante bonita, mas o que nos chateou foi alguns deslizes que o Buffet cometeu no ato da recepção. Além de não cumprirem uma cláusula do contrato, eles levaram itens à mais do que havia sido combinado. Quando você fecha contrato com um buffet, você tem um menu do que será servido e qual a duração de tempo que estes produtos serão repostos na mesa. Eles nos passaram um menu das coisas que teriam na mesa e, ao invés, de levarem estes itens que já estavam previamente combinados pelo contrato para 170 pessoas; eles colocaram produtos que não estavam no contrato; tipo biscoitinhos diferentes, alguns bolos e etc. O problema foi que na cláusula dizia que os itens que sobrariam da mesa ficariam com os noivos. Quem disse que eles nos deram? Eles alegaram que levaram produtos à mais para colocarem na mesa da recepção, pra deixá-la bem enfeitada e bonita, todavia, contudo, entretanto, não pediram permissão e nem avisaram que isso estaria sendo feito. Fora também que o próprio dono foi bem ríspido com minha sogra quando esta foi fazer algumas perguntas durante a recepção. Quando fui questionar o não cumprimento desta cláusula no contrato, um dos dirigentes deste Buffet respondeu de forma grossa que levaram coisas à mais para serem colocadas na mesa e que é direito deles ficarem com o que sobrou. GENTE. Se você contrata um BUFFET, você tem a sua disposição o menu do que será servido para 170 pessoas e no próprio contrato fala que durante X horas estes itens vão sendo repostos na mesa a medida que vão acabando; não importa se o BUFFET quis levar coisas à mais do que havia sido combinado; o errado na questão é o BUFFET e não você, contratante. Por isso, fica a dica. Leia cada linha do contrato que fecha, pois se você, contratante, errar em alguma questão, tenho certeza que você é cobrado por isso. Quando erro, contudo, é deles, tenha certeza que inventarão algumas desculpas pelo deslize para fazer você se sentir o "bobo" da história.
Preferimos escolher pessoas que estão próximas de nós. Escolhemos familiares e amigos. Deu um total de sete casais. As cores dos vestidos das madrinhas foram amarelo e vermelho e a roupa dos padrinhos ficou decidida entre: calça preta social, camisa branca e suspensório. Também, fiz uma lembrancinha bem singela para dar pra eles. Consegui fazer uma lembrancinha rústica com uma bebida alcoólica bem doce chamada Jurupinga. Coloquei o mini drink acompanhado com bombons (Ouro branco) numa caixinha de MDF que minha mãe pintou. Ficou uma gracinha!!!
Pajem e Dama
Escolhemos duas crianças que são bem especiais para nós. O Gabriel entrou com a Sagrada Família e a Nicole entrou com a bíblia.
Maquiagem
A maquiagem também foi feita por uma pessoa que eu já acompanhava há tempos o trabalho dela. Além de achar o pacote da noiva bem mais em conta que as demais ofertas do mercado, a maquiadora é irmã de uma amiga de infância que estudou comigo no Josefina. É muito importante, acredito, você se sentir a vontade com a maquiadora e ela me deixou assim: muuuuuuuito à vontade. Fizemos o teste da maquiagem e do cabelo e o resultado foi sensacional! Ela respeitou bem os traços do meu rosto e ressaltou os contornos dele. Amei o resultado!
Curso de Noivos
Você que vai casar na igreja católica precisa fazê-lo. O curso tem algumas palestras bem interessantes sobre o matrimônio no aspecto jurídico, espiritual, psicológico e também parental (a responsabilidade de ter filhos e educá-los na ótica cristã). A gente foi com o coração aberto para aprender. Claro, como nem tudo é perfeito, teve um palestrante que se excedeu e comentou coisas bem distorcidas. Tirando isso, o curso foi muito divertido.
Músicos
Meu marido é violinista formado pela UEMG. Atualmente, trabalha na Orquestra de Betim e também toca em casamentos. Sempre tivemos a certeza dos músicos que queríamos que tocassem nesse dia. A Rose Araújo com sua linda voz, Fábio e seu maravilhoso dedilhado no Violão, Matheus e a suavidade de suas notas no Violoncelo e o Robby com sua voz poderosa. As músicas também foram muito fáceis de serem decididas. Queríamos músicas que trouxessem a presença de Deus entre nós. Por acompanhar meu marido em seu trabalho; vejo que muitos noivos se perdem nas escolhas de músicas que distorcem totalmente o sentido sagrado deste momento. Por isso, gente, procurem a tradução das músicas em inglês. A melodia pode ser bonita, pode ser sua música favorita, mas a letra pode não servir para o momento. Quantos casamentos que fui e vi gente colocando "Linger" do The CranBerries, "Numb" do Link Park, "Like a Stone" do Audioslave, entre outras tantas, que você vai ler a tradução e se assusta com a letra? A gente tem que pensar que este momento é sagrado, é único, é importante, é espiritual; por isso, tenham cuidado e escolham músicas que possam enfatizar estes valores que vocês buscam na sua união matrimonial.
Você que vai casar na igreja católica precisa fazê-lo. O curso tem algumas palestras bem interessantes sobre o matrimônio no aspecto jurídico, espiritual, psicológico e também parental (a responsabilidade de ter filhos e educá-los na ótica cristã). A gente foi com o coração aberto para aprender. Claro, como nem tudo é perfeito, teve um palestrante que se excedeu e comentou coisas bem distorcidas. Tirando isso, o curso foi muito divertido.
Músicos
Meu marido é violinista formado pela UEMG. Atualmente, trabalha na Orquestra de Betim e também toca em casamentos. Sempre tivemos a certeza dos músicos que queríamos que tocassem nesse dia. A Rose Araújo com sua linda voz, Fábio e seu maravilhoso dedilhado no Violão, Matheus e a suavidade de suas notas no Violoncelo e o Robby com sua voz poderosa. As músicas também foram muito fáceis de serem decididas. Queríamos músicas que trouxessem a presença de Deus entre nós. Por acompanhar meu marido em seu trabalho; vejo que muitos noivos se perdem nas escolhas de músicas que distorcem totalmente o sentido sagrado deste momento. Por isso, gente, procurem a tradução das músicas em inglês. A melodia pode ser bonita, pode ser sua música favorita, mas a letra pode não servir para o momento. Quantos casamentos que fui e vi gente colocando "Linger" do The CranBerries, "Numb" do Link Park, "Like a Stone" do Audioslave, entre outras tantas, que você vai ler a tradução e se assusta com a letra? A gente tem que pensar que este momento é sagrado, é único, é importante, é espiritual; por isso, tenham cuidado e escolham músicas que possam enfatizar estes valores que vocês buscam na sua união matrimonial.
Conclusão
O casamento segundo os astrólogos e numerólogos é uma espécie de estruturação da vida adulta. Você imagina a cerimônia, faz planos e traça uma rota para que todos estes planos se realizem. O casamento só existe quando as duas pessoas estão empenhadas para que ele aconteça e mesmo que o casal não case na igreja, se este casal nutre valores que enobrecem a união, tenho certeza que Deus abençoa este amor.
Cada momento do nosso casamento foi planejado por nós e muito discutido para que fosse bom para cada um. Não digo que é algo fácil. É bem estressante e gera bastante ansiedade. Tanto que faltando 2 meses para o dia tão esperado, lá estava eu, dando crises de desespero e choro. (Foi a Venlafaxina que me ajudou a acalmar o espírito, a mente e o coração). Eu, antigamente, não achava que o casamento religioso fosse tão importante e graças a Deus, fui mudando minha opinião com cada meta alcançada pelo planejamento até chegar no tão sonhado dia.
Quando estava ali, entrando com este homem na igreja, eu só tinha uma certeza em meu coração: eu encontrei a pessoa com quem vou passar o resto da minha vida e venho aqui, neste altar sagrado, sacralizar nossa união, pedindo a Deus sua bênção. E é isto o que um casamento representa: a união sacra, a união abençoada pelo Universo, pelos Cosmos, por toda criação, por DEUS.
Tudo foi feito com muito Amor e isto estava expressado na alegria de nossos rostos.
Agradeço infinitamente à todos que foram e comungaram este momento conosco!!!
Que Deus abençoe sempre a nossa vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário