Último post do ano (2013)




Sempre é bom relembrar os acontecimentos que marcaram de alguma forma minha vida esse ano. A forma terapêutica que encontrei para lidar com essas situações é justamente escrever a respeito, fazer uma deliciosa reflexão e deixar que as peças se encaixem naturalmente, sem criar alardes ou perder a cabeça se as coisas não aconteceram como eu havia planejado. Alias... Nem sempre tudo ocorre como planejamos, afinal, o Universo não age na satisfação do nosso bel-prazer e o mundo não gira em torno do nosso próprio umbigo.

Tento manter a calma, conter a ansiedade e respiro fundo. Enxergo sempre um lado positivo da situação aparentemente desastrosa. Nem sei até que ponto isso possa ser benéfico. Tento administrar minha vida da melhor forma possível, mantendo a mente nas nuvens e os pés bem colocados no chão. Achava que era pessimista, mas venho me surpreendendo com meu excesso de otimismo frente às dificuldades. E isso é algo muito bom! Pelo menos vejo como um crescimento pessoal, um amadurecimento.

Rir do problema, não quer dizer que você o negligencie, muito pelo contrário, isso demonstra que você têm consciência sobre ele e também responsabilidade, tendo sempre em mente, que se a felicidade é passageira, o problema é também passageiro. Mas se a problemática existe, é certo que você é apto a resolvê-la. Não fique esperando que Deus venha fazer o serviço para você. 

Pense, observe e aja.  

Temos sempre a liberdade para escolher e ainda bem que o ser humano possui o livre arbítrio, apesar de que nem sempre temos consciência dessa ferramenta. Podemos optar pelo sim ou pelo não, não abrindo espaço para “talvez”. “... o vosso falar: sim, sim. Não, não. Porque o que passa disto é de procedência maligna”. Podemos escolher nos fecharmos para vida ou nos abrir para ela. Podemos decidir afastarmos de vez, situações e pessoas que não nos causam bem ou continuar ao lado delas, fechando nossos corações para a prática da verdadeira fraternidade.


Podemos escolher sermos felizes ou infelizes. Podemos optar em assumir responsabilidade pelas consequências de nossas escolhas ou continuar culpando deus e o mundo por tudo de ruim que nos acontece. 

As escolhas podem tanto nos aprisionar e nos limitar às crenças improdutivas quanto libertar nossas mentes para aquisição de novos conhecimentos que engrandeçam nosso ser. 



Foi necessário que eu revesse alguns conceitos e valores. Tive que abrir mão de alguns ideais, renovar, reaprender e aprender! Estou em um processo de busca espiritual e iniciei essa jornada tem exatos 4 anos e só agora consigo visualizar que o primeiro passo é só o início de uma longa jornada, e nunca o desfecho

A Busca Espiritual, através do autoconhecimento que me propus a fazer, me trouxe inúmeras e incontáveis bênçãos, mas também incertezas, me fazendo muitas vezes sentir como se tivesse pisando em um chão de vidro. Quanto mais me aprofundava nos estudos, quanto mais adquiria conhecimento, mas angústia sentia, afinal, tinha em mente que se encontrasse o que estava procurando, conseguiria saciar totalmente minha sede. Entretanto, quando mais você estuda, mais se aprofunda, buscando respostas para suas perguntas, mais dúvidas surgem e mais limitações jogam na sua cara que você é um simples, mero e frágil, ser humano. 

A Busca Espiritual encontra pouco espaço para se desenvolver em uma sociedade hedonista e totalmente materialista. Ela não pode ser comprovada empiricamente. Ela parte de uma experiência sua e cada pessoa a concebe de forma diferente. Não que eu precise de provas, testes científicos, para validar a crença minha em algo “sobrenatural”. Afinal, até mesmo a ciência tem seus limites e por mais que doa no ego dos cientistas, somos apenas “seres humanos”, com suas impurezas, imperfeições e limitações. Por mais que busquemos Verdades Absolutas, nos deparamos com meias-verdades o tempo todo. Descobrimos que nada conhecemos sobre as pessoas, e imagine quanto aos fenômenos e mistérios do Universo!


Não preciso de provas para validar minha crença, em algo Divino que está para além do que nossos olhos possam ver, na força esplêndida da Natureza, nas Leis Universais, nos planos diversos da Existência, no Mundo Espiritual que existe independente do mundo físico. Isso já dorme em todos nós, uma crença inerente que já está na alma de cada ser vivo. 

Entretanto, quando vi, que muito do que estudava, não tinha em si, muita validação no mundo “material”, tive que dar um novo rumo aos meus estudos, direcionar minhas perguntas a algo mais concreto e prático: o que tanto busco com tudo isso? Essa é obviamente a primeira e única questão a ser respondida. Busco o melhoramento de mim mesma. Mas, esse melhoramento de si mesma não mostra apenas o desejo de perfeccionismo embutido nas suas ações? Não. Não mesmo! Justamente por saber que sou um ser humano frágil, imperfeito, sei que sou único e quero ir fundo para desenvolver cada potencialidade minha.

Minha jornada espiritual apenas está começando e não vejo fim, nem pretendo chegar a ele. O autoconhecimento que busco, é para a vida toda, para além desta existência. Esse anseio por querer aprender e está aberta a novas formas de pensamento continuarão fazendo meu ser vibrar por adquirir novos conhecimentos que o engrandece.

E se no meu caminho eu puder ajudar também aqueles que caminham ao meu lado, com todo esse conhecimento que venho aprendendo, principalmente com o Tarô, já é uma alegria que não tem preço. Todo Bem que fazemos, ecoa pela eternidade. Cada fragmento de Luz que você dispensa no auxílio desinteressado ao próximo faz um Bem imenso, tanto para quem recebe quanto para aquele que doa. Mas lembre-se, só ajudamos quem quer ser ajudado. Para que sua ajuda alcance resultados maiores, a pessoa que necessita, precisa estar verdadeiramente aberta e ansiando transformações.




2013 foi um ano importante também no campo das relações pessoais. É muito importante sermos sinceros com nossos sentimentos e ações. Mesmo que o próximo não seja totalmente sincero com você, não se intimide e nem fraqueja. Não projete seus ideais esperando que o outro os sigam corretamente e nem espere que as pessoas façam por você aquilo que faz por elas. Não cobre. Respeite a individualidade cósmica que está ao seu lado. Isso é muito importante, pois assim, evitam-se ressentimentos ou magoas, abrindo-se para a verdadeira aceitação do outro como ele é. 

Muitas vezes, insistirmos em achar que sabemos perfeitamente do que o outro precisa para mudar. “Ah, fulano, precisa disso”. “Ah, ciclano precisa daquilo”. Isso geralmente acontece muito numa relação a dois. E esse foi um dos pontos que mais errei. O mais engraçado, é que quando você está em uma relação nova e por ter tido outras anteriores, acredita fielmente que está mais responsável e isento de erros. Até que comete o primeiro erro, se desculpa, fica com vergonha e depois comete mais alguns, e ai, a casa vai caindo. Você descobre que pouco absorveu com seus aprendizados e continua errando com o próximo, no caso, seu parceiro. Tentei forçar uma pessoa a ser quem não era. Não respeitei sua individualidade e teimava em achar que sabia perfeitamente do que ela precisava para evoluir e crescer. Ledo engano. Achamos que sabemos cuidar das pessoas, mas não cuidamos nem de nós mesmos, imagine do outro. 


Não sabemos das verdadeiras necessidades do próximo até que ele nos diga. Não sabemos de suas dores, até que um dia, ele nos fale. Mas temos o péssimo hábito de apontar as falhas em vez de abraça-las. Dirigimos nossas criticas aos defeitos, em vez de acolhê-los. E principalmente, tentamos agradar o outro e esquecemo-nos de nós mesmos. Uma anulação não compensa a outra.


Não vivemos sem nos relacionar com o outro. Não vivemos sós. Precisamos do outro para “sobreviver”, pois ninguém vive sozinho com suas dores ou com seus medos e sempre encontramos alguém para conversar a respeito dos nossos sofrimentos. Ninguém pode ser feliz sozinho, precisamos compartilhar nossa alegria, nossos sonhos e desejos com o próximo. Ninguém ama por dois numa relação e ela não se constrói sozinho, mas juntos. A evolução não é apenas individual, mas coletiva também. 

Tudo na vida é uma questão de ciclos e temos que ter respeito por eles. Temos que ter coragem para romper com ciclos repetitivos e que não são nada benéficos, mas que por alguma razão procuramos insistir neles. Insistir em algo que acabou, não vale a pena. Você sofre desgaste energético enorme! Você se prende energeticamente com a outra pessoa, impedindo-a de “crescer” ou se “libertar”. 



Deixe as coisas irem embora naturalmente. Não se prenda. Saiba respeitar seus ciclos e também seus limites. Saiba quando finalizar e iniciar seus ciclos, pois você continua sendo senhor absoluto do seu próprio destino. As mais sutis escolhas podem mudar totalmente nossas vidas de forma imprevisível, para melhor ou pior, tudo depende da forma que você encara as mudanças. Quem se apega demais ao passado, achando que era mais "feliz", fecha os olhos para a alegria do Presente, a verdadeira dádiva é o Nosso Presente. É a partir do que fazemos hoje, que mostrará como será nosso amanhã. Por isso, não se apegue ao passado, já passou, já não existe. Não se apegue ao sofrimento pretérito. Você já sofreu, também já passou. Olhe agora para o presente, olhe para frente, olhe para quem está ao seu lado e agradeça sua companhia,  veja o que pode ser modificado! As melhores mudanças, não são aquelas que acontece do dia para noite, mais sutilmente e naturalmente. Abra-se para as infinitas possibilidades, pois a cada minuto que passa, é uma nova chance para mudar TUDO! 
As transformações são inevitáveis, mas nada na Natureza se modifica no equilíbrio. Toda transformação que ocorre no mundo natural é resultado de alguma forma de desequilíbrio. Se não houvesse reações de cadeias moleculares, agindo sutilmente, não estaríamos aqui, hoje. É necessário atravessarmos as tempestades e noites negras da alma, pois é nos mergulhos da angústia existencial, que conseguimos visualizar justamente o X da questão, aquilo que precisa ser realmente modificado, para melhorarmos nosso relacionamento com o outro e com nós mesmos!

Esteja sempre aberto para o aprendizado e conhecimento. Cresça com suas escolhas, amadureça de acordo com sua própria natureza. Brinque mais, sorria mais, chore mais, AME MAIS e espalhe as sementes de amor por onde andar.  E ainda que não venha a receber "nada", saiba que por onde passou, flores nasceram no caminho. Se quer mais LUZ, SEJA A LUZ. Brilhe. Descubra seu potencial interno. Ria das suas limitações, ria dos problemas, pois o riso é o relaxamento espiritual. 


Amigos, Companheiros de trabalho, pessoas incríveis. Obrigada pelo carinho, obrigada pela amizade, pelos conselhos, obrigada meus amigos!
Esse ano, tive a graça de conhecer o Pisciano
mais meigo e incrível do Mundo: Marco Aurélio!
Gosto demais de você e fico muito feliz por ter
conseguindo conquistar uma amizade tão bela!
Que nossa amizade possa durar mais algumas
outras milhões de vidas! Muito Obrigada Marco!!



Aos meus amigos, que por alguma razão não tenho fotos, mas que levo no coração cada um deles: Kelly Elis, Nathan Rodrigues, minha queridíssima Makô, Izabella Dutra, Pedro de Falco, Jean Carlo, Marco Montevechi, Marilaine, Bárbara Laranjeira, Conceição, Muito obrigada pelo carinho, pelas boas energias!!! Que 2014 vocês possam realizar tudo aquilo que se proporem a fazer!!! 


Que venha 2014! Que venha a energia do número 3!!! 


Namastê!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]