O desmoronamento é silencioso. O caos é emergente. Gritos são entalados. As vozes que deveríamos realmente prestar atenção se esvanecem frente a ignorância e a negação. Deram o microfone aos tolos. O poder da fala está entre aqueles que espalham o medo. Quem está no poder da república está embebecido de um ego pobre e doente. Um homem tolo. Um homem estúpido, miserável e tolo. Enquanto assistimos a derrocada do "Mito", presenciamos também um momento de desestruturação em todos os sentidos. Os indivíduos estão tendo que se adaptar a "nova realidade". Há quem a negue, há também as "Polianas". Há quem enxergue no caos um valioso aprendizado para a raça humana, há quem veja na escuridão dos dias um novo apocalipse. Um novo fim para humanidade. Não igual como a virada do milênio, não tão interessante como 2012. Mas o fim também é o começo.
Se adaptar a nova realidade tem sido estressante. Ou você se adapta a ela ou você morre.
A angústia é proporcional a consciência de que nunca poderemos voltar as nossas vidas como elas eram antes. É a saudade que bate no peito ao saber que um simples abraço não poderá ser dado. É uma dor estranha e incômoda por saber também que não poderei tão cedo estar ao lado daquela pessoa, que as reuniões familiares não serão mais contempladas e que os aniversários deste ano não terão as velas apagadas. O novo normal é instável, imprevisível, escorregadio. Os planos foram engavetados, novos estratégias surgem com o instinto de autopreservação.
Adapte-se ao novo normal e se permita transformar junto com ele. Cuide do seu espírito, do seu corpo e da sua mente. Busque na resiliência a sua força, na paciência o seu escudo e nas ondas de transformação um novo horizonte. Ainda que não sejamos possuidores de visões futurísticas e dons divinatórios, sabemos intimamente que essa turbulência há de passar. Mas enquanto não passa, cerque-se de bons livros, cerque-se de conhecimento que lhe instigue a crescer, de boa música, de bons filmes, de boas séries, de boas conversas.
E aquela vontade de abraçar apertado guarde no peito.
Certamente, ele terá um novo significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário