26 de março de 2015

Seja a Mudança que você quer ver no mundo!




Vejo as pessoas comentarem bastante: "Eu quero ver mudança!" E muitas não compreendem que o processo simbólico de transformação não acontece do dia para noite. Embora, na maioria das vezes, estejamos cegos para ver as sutis modificações em nossas vidas, as pessoas anseiam por algo que altere drasticamente o seguimento de suas existências. 

Não se engane com as propostas ilusórias que se apresentam sob à pauta de uma mudança rápida e totalmente eficácia. Nada que é construído as pressas, permanece com a passagem do tempo e tudo o que é instantâneo desconhece a necessidade de se ter alicerces bem solidificadas. 

A lagarta não se transforma em borboleta sem passar pelo processo de metamorfose. Nenhuma criança nasce adulto e tampouco a semente não vira árvore, se não for cultivada corretamente. Assim, há um percurso a ser destrinchado na luta, na dedicação e no esforço diário de milhões de brasileiros. 

A mudança que desejamos ver no País, caminha lentamente e por mais que aja tropeços, vemos uma caminhada contínua e segura no progresso! Pior cego, é aquele que não quer ver! E independente das dificuldades que se apresentam diferentemente na vida de cada indivíduo brasileiro, é inadmissível afirmar que não houve melhoria públicas, principalmente para os menos favorecidos, nesses anos de governo!!! 

Será que estamos olhando apenas nosso umbigo excluindo os existentes? Ou isso é prova que não conseguimos pensar ainda como uma nação e no benefício da população em geral?! 

Para as pessoas sedentas por mudanças drásticas, eu lhes pergunto: o que vocês querem realmente mudar nas suas próprias vidas e anseia pra que o outro faça aquilo que deveria ser feito por você?! Pois é... Deixo a reflexão para cada um de vocês fazerem em seus íntimos. 


Quer uma mudança verdadeira? É muito Simples: 

Seja a mudança que você quer ver no mundo! 

Namastê!

Conhece-te a ti mesmo! (Reflexões)

"O Mundo é do tamanho daquilo que nos propomos a conhecer..."


O Autoconhecimento / A Liberdade

Diversos são os caminhos que cada alma é convidada a trilhar no conhecimento de si mesma. Não dimensionável é a profundeza do oceano interno de cada indivíduo que mergulha nas suas emoções e pensamentos a fim de compreender os mecanismos de funcionamento da própria mente. 

O autoconhecimento começa no exato momento em que passamos a analisar a origem de determinados sentimentos, pensamentos, reações e atitudes. Mergulhados no processo da auto-análise, somos convidados a indagar as supostas "verdades" que nos é apresentada na tenra infância. A criatura é condicionado desde muito cedo à padrões de comportamentos e forma-pensamento, que posteriormente mostram-se inadequadas em determinadas ocasiões ou mesmo destrutivas para seu próprio desenvolvimento como ser humano...

"Conhecer a si mesmo" vêm justamente auxiliar o indivíduo a quebrar padrões enraizados ou hábitos improdutíveis para lançá-lo ao cultivo de suas verdadeiras potencialidades com base firmada na auto-estima que é desenvolvida saudavelmente. 

Conhecer a si mesmo proporciona o indivíduo o reconhecimento da sua verdadeira liberdade. Ainda que se pense que somos totalmente livres em nossas escolhas, o plano exterior apresenta confrontações e delimita a cada decisão que tomamos. O livre arbítrio não é conquista ou mérito de todos e poucos são os que utilizam essa ferramenta conscientemente em prol da Evolução Espiritual e Moral. 

Se adentrarmos nos conceitos cármicos, estamos o tempo todo se defrontando com situações que precisamos passar por elas porque fazem parte do nosso roteiro. As experiências terrenas são predestinadas pelas virtudes dos nossos comportamentos passados. Nós possuímos o livre-arbítrio na forma como nos defrontamos com o nosso carma.   

Quanto mais o indivíduo conhece a si mesmo, mais livre será nas suas ações e pensamentos. 


Neo: Não gosto de pensar que não controlo minha vida.

Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer. Vou te dizer por que está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?

Neo: Da Matrix?

Morfeu: Você deseja saber o que ela é?

Neo: Sim.

Morfeu: A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.

Neo: Que verdade?

Morfeu: Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

Morfeu: Se tomar a pílula azul, a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. Lembre-se: tudo o que ofereço é a verdade. Nada mais.

(Diálogo extraído do Filme Matrix )




A Verdade

O que é a Verdade para você? Esta é uma boa pergunta a se fazer. Reparamos que na sociedade em que vivemos há divergências imensas a respeito dessa indagação e para dissertarmos a respeito do tema, vai mais algumas perguntas:

Por que a Verdade não é Universal? Por que a Verdade segrega as pessoas com guerras políticas e ideológicas, conflitos religiosos e opiniões extremistas? A "verdade" liberta ou não liberta? Qual Verdade é a mais certa ou errada?

Muitos afirmam que seria impossível chegarmos ao um consenso geral sobre o que é Verdade no atual estágio do planeta Terra devido a relatividade que tal palavra embarga. Se pegarmos a frase: "o que é verdadeiro para mim, pode não ser para você", chegaremos a conclusão que toda Verdade é relativa. Mas, e quando essa Verdade infringe no direito alheio, ela continua sendo "verdade"? E quando essa "verdade" mata, destrói, propaga o racismo, a discriminação, o preconceito, ela continuará sendo uma "verdade"? 

Em meados de 1939, um dos maiores conflitos militares mundiais é liderado pelas grandes nações. A "verdade" de uma única pessoa foi capaz de dizimar as vidas de mais de 6 milhões de Judeus por conflitos políticos e ideológicos. Isso só foi possível devido a aceitação dessa "verdade" pelo próprio povo alemão que permitiu o acontecimento de um dos maiores massacres contra vidas inocentes na história da humanidade! Esse não é o único ato de crime contra o próprio Ser Humano. Há vários exemplos que são expostos todos os dias. Não é preciso ir muito longe para ver situações em que os valores espirituais encontram-se distorcidos por religiões extremistas e cujos os adeptos, sofrem uma espécie de lavagem cerebral, condicionando seus os pensamentos por própria conveniência de quem lidera tais grupos. 

Quando se defende a ferro e fogo uma ideologia religiosa, política, cultural, étnica, onde está a Verdade? Se partirmos do princípio que a Verdade e a Mentira são antônimos, o discernimento sob as duas daria-se da seguinte maneira:

A Mentira é tudo aquilo que estaciona a criatura na mesmice, no comodismo, nos hábitos improdutíveis, padrões de repetição, ciclos destrutivos. A mentira vai sustentar a Roda de Samsara e quanto mais tempo permanecer no Maya (Ilusão), mais tempo a criatura perde, o que dificulta a própria evolução...

A Verdade, em contrapartida, é justamente aquilo que proporciona o SER HUMANO à EVOLUIR, isso quer dizer, buscar ser alguém melhor no esforço que ele têm ao fazer sua Reforma Íntima. É essa a Verdade que Liberta a Alma das algemas que pôs a si mesma.

Quem estimula o autoconhecimento, descobre que a maior Liberdade é encontrar a Verdade interna em comunhão com as Leis do Universais. E nesse momento, se percebe o quão interligado estamos com os outros e com os Cosmos. 


Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida


Há mais de dois mil anos, um dos seres mais evoluídos do Universo encarnava neste planeta com a missão magnífica de conduzir as criaturas ao caminho do BEM através de seus exemplos de Verdade, Sabedoria e Justiça. Em suas sublimes expressões, vemos atitudes totalmente abnegadas de auxílio ao próximo, mostrando claramente o funcionamento de uma das Leis que opera em todo o UNIVERSO: a Lei do AMOR.

Jesus reconhecia a limitação temporária de cada indivíduo e sabia perfeitamente as dores que cada um carregava. Com seu toque curava enfermos. Com suas palavras, aliviava os corações aflitos. Com seu olhar, penetrava no âmago de cada criatura acolhendo suas dores. Assim como enxergava nossas doenças espirituais, via também a potencialidade de cada SER. Ele sabia perfeitamente que um dia, a semente que plantara em cada coração, encontraria o tempo certo para germinar. 

Sim! O despertar vêm para todos, cada um no seu tempo. cada um na sua hora! Não adianta apressar o relógio interno.

A Verdade alia-se ao Amor, Sinceridade e Justiça. 

Não há Verdade se não há Amor. 
Não há Amor se não há Sinceridade. 
E a justiça jamais se alia ao que é insincero! 

Conhece-te a ti mesmo e conhecerá os Deuses e o Universo. E como dizia o nosso Mestre: "Vocês farão obras maiores que a minha." Duvida? Eu tenho a Certeza.  

   


22 de março de 2015

O Colecionador de Desilusões



Tem gente que adora colecionar tampinhas de garrafas, cartões postais de outros países, lápis de escrever. Antigamente, era uma febre entre as pessoas colecionar cartões de telefone público. Mas para Pedro, isso tudo era muito estranho. Sua atenção voltava-se para algo que acontecia esporadicamente em sua vida. Sua mania era Colecionar Desilusões. Em sua parede, emoldurava suas desesperanças para que qualquer um que entrasse em sua casa visse sua exótica coleção. Pedro não se contentava em colecionar suas pérfidas histórias como buscava também, desestimular quem estivesse ao seu redor com a descrença geral em tudo. De seus lábios, a decepção se espalhava com argumentações incontestáveis. As palavras putrefatas mostrava sua total desilusão com a vida... 

Pedro não sabia reconhecer a felicidade. 

Pedro não entendia porque as pessoas sorriam. 

Pedro não compreendia nada sobre o Amor.

Pedro viveu dessa forma até os fins de sua infeliz vida. Suas desilusões foram sepultadas e sob a terra de seu epitáfio, uma flor nasceu.

Tem pessoas que vivem suas vidas da mesma forma que Pedro: colecionam desilusões... 

O Universo oferece todos os dias o Milagre do Presente e a Benção do Recomeço. Todos os dias temos oportunidades para modificarmos aquilo que desagrada na nossa existência! E por que não mudamos? Porque estamos presos ao MEDO. Medo de errar, medo de falhar, medo de sofrer, medo de não estar no controle, medo de não sermos aceitos, medo de não sermos amados... Medo...

Quantas situações já não vivenciamos o ápice da descrença em nossos potenciais? 

Quem nunca desacreditou em si mesmo?!

Em vários momentos de nossa caminhada já passamos por alguma decepção! Em vários e incontáveis momentos, passamos por situações difíceis, em que o fardo parecia maior que nossos ombros... Sim... Ninguém está isento de caminhar pelo caminho sem algum obstáculo. Ninguém está livre do sofrimento e enquanto estivermos vivos, estaremos vulneráveis as circunstâncias de sorte ou azar... Isso porque o Ser humano é instável. Somos um completo Caos, sedentos por algo que nos ordenem! Queremos o controle das situações incontroláveis! Queremos controlar perfeitamente nossa vida e a vida dos outros... Sendo que... Não temos o controle de absolutamente Nada!!!

A consciência da Vida se forma graças à consciência que temos da Morte. E cientes de nossa mortalidade, procuramos um Sentido que justifique nossa Existência em meio a todo o Caos... Todos estão em busca de um significado mais profundo. Quem há de saber? Os mistérios se estendem na linha que somos convidados a tecer... Entre o profano e o sagrado, a matéria e o espírito, o filho e o pai, o amor e o ódio, os extremos opostos só se conciliam no caminho do equilíbrio.

A Vida é relativamente curta para nos apegarmos ao sofrimento, medo, frustrações. Por isso, não se atreva a colecionar desilusões por menor que elas sejam e nem projete aquilo que deu "errado" em um distante pretérito, no futuro que se abre no horizonte. Comporte-se como um mero aprendiz ou como uma criança que se maravilha com o desconhecido! Não há como escapar dos momentos transitórios da própria Vida e os percalços na Espiral Evolucional de cada indivíduo, são apenas aprendizados imprescindíveis ao Ser Cósmico que caminha de acordo com sua própria natureza interna em comunhão com as Leis Universais...

Encontre o caminho que tenha seu Coração, encontre a estrada que tenha sua Alma, encontre a trilha que o leve ao encontro de si mesmo e todos os pormenores da caminhada só fortaleceram o seu espírito que segue em direção a sua Integração com o TODO, o Universo.  

18 de março de 2015

Não Julgue pela Capa...quer dizer, Cara [Extraordinário]


                                
Extraordinário é um livro muito bacana. Ele te faz refletir todos os seus pensamentos errados sobre pré julgamento que fazemos ao olharmos para uma pessoa, mostrando que o quê realmente importa é a personalidade.

O que adianta ser lindo por fora e ser um lixo por dentro?

Isso que é o mais bacana! O livro te faz perceber as coisas boas das pessoas por dentro. O livro também entra no tema da amizade que é muito importante nas relações humanas! A amizade que eu mais achei "Extraordinário" foi a de Auggie e de Jack. No começo desta incrível amizade, Jack não acostumava com a face de Auggie e o julgava pelas costas, mas com a descoberta da personalidade de Auggie, Jack percebeu que estava errado em julgá-lo pela aparência, e começa amá-lo da forma como é.

Uma frase que eu achei bem bonita e repleta de sinceridade é esta:

“Não adianta se esconder quando se nasce para destacar.

O que esta frase traz para você?

Pra mim ela mostra que não devemos nos esconder por acharmos que não somos bonitos ou bacanas. Todos nós temos defeitos e realmente temos até bastante, mas também temos os nossos talentos e dons que podem ser escondidos!

É essa minha visão de um livro tão Extraordinariamente perfeito, escrito com muito amor e vários sentimentos que ajudam as pessoas a enxergarem seus semelhantes de forma diferente.

Recomendo bastante para as pessoas que gostam de uma boa leitura!

Até o próximo livro!

12 de março de 2015

Não foi dessa vez...



HASHTAG EUACREDITO, dessa vez não engatou. Mas isso me faz pensar: será que algum dia, realmente acreditamos? 

Na 5° goleada em menos de trinta minutos, todos abandonaram a causa. A cerveja, possivelmente, desceu até mais amarga que o de costume. A "Festa" terminou muito antes de o juiz decretar o fim do primeiro tempo. 

Esse jogo, nada mais foi, do que um reflexo muito nítido da desestruturação, desorganização e incredulidade da nação brasileira em si mesma. Quer um exemplo: de quem foi o primeiro gol que marcou o início da copa? Lembre-se, foi um gol contra...

Pátria amada e idolatrada, onde? País para todos? Só se for nos papeis! Lidamos todos os dias com a desigualdade em níveis disparates. Não é preciso ir muito longe para ver a precariedade dos sistemas educacionais e de saúde. E o lodo brasileiro, não está somente na beirada, se nos aprofundarmos na história sócio-política, veremos um país que construiu firmes bases na corrupção (sim, são somente 500 anos evoluindo o DNA corruptivo) e na malandragem do jeitinho brasileiro. 

Esse jogo mostrou que a nação "brasileira" parece se "unir" só nos campos de futebol, que até antes da humilhante derrota, vibrava e torcia loucamente, por um título... Somente um título de "copa". No 5° gol da Alemanha, onde estavam os torcedores fieis do Brasil? 

O canto: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", calou-se. Quanta hipocrisia! 

Ouvia-se xingamentos, vaias e revoltas por parte dos torcedores.

E todo esse descaso evidenciado nos campos por parte da própria nação brasileira, é reflexo do que fazemos diariamente, quando nos deparamos com as irregularidades contidas na nossa sociedade.

Esquecemos que o nosso país é formado por inúmeras faces e o futebol, certamente, é só uma delas, não tão menos ou mais importante.

Isso é só uma opinião de alguém que acredita que a construção de uma nação, não se faz somente com poucos, mas com cada um fazendo a sua parte. Cada indivíduo acreditando na força de seu trabalho, na sustentação das bases familiares, no respeito, no valor da honestidade e solidariedade... Ainda assim, esse discurso torna-se inalcançável e um pouco distante da realidade atual.

11 de março de 2015

Não se amarra, não!



A natureza humana e seus conflitos me surpreendem a cada dia. Como é possível haver tanta distorção de valores? Estaria a sociedade à um passo da loucura? A juventude se entrega a inconsciência de seus atos. As pessoas se relacionam com medo de firmarem compromissos, pois é muito difícil admitir a responsabilidade de suas escolhas. Agem sem pensarem, pensam sem sentirem, sentem e ainda desconhecem o emaranhado de emoções que perturbam seus úteros. Se a vida exterior é um caos completo, imagine o quão confuso é o lado interior  de cada alma que ignora a reflexão de si mesma.

Olho para ela e mesmo que demonstre estar bem, 
seu coração está destruído, cansado e pedindo um pouco de alívio. 
Quem irá enxugar suas lágrimas quando seu coração for novamente ferido? 

Eu não consigo compreender o que faz as pessoas sustentarem uma situação ruim, desgastada, principalmente no que se diz respeito às relações afetivas. Há pessoas que vivem sugando os outros, sendo incapazes de retribuir! São os  Vampiros Emocionais... Fazem joguinhos psicológicos, manipulam os sentimentos alheios! E quando suas verdadeiras faces são reveladas, escandalizam aos quatro ventos, aderem a postura de vítima quando são os verdadeiros algozes da causa. Sim. Infelizmente existem pessoas incapazes de doarem Amor, pois estão preocupadas demais em receberem do outro! 

Como você pode querer ser amado, se não tem Amor para oferecer?

E a negligência da Parte que se entrega totalmente em um relacionamento, sustenta os vampiros emocionais por muito tempo!

Ninguém pode Amar por dois! Se não há reciprocidade, se não há encontro de valores, pensamentos, sentimentos ou ideais, não há uma mínima chance de dar certo! Se não há objetivos comuns entre o casal, cada um vai travar lutas individuais sem se importar com o futuro da parceria.    

Quem nunca cavou um buraco para si mesmo quando permitiu vivenciar situações destrutivas dentro dos relacionamentos? Isso é extremamente sério. Têm muitas pessoas que se sujeitam a receberem migalhas de atenção, por acreditarem inconscientemente que não merecem Amar e serem Amadas verdadeiramente! Quem se amarra a determinadas circunstâncias, fica impossibilitado de enxergar a Luz para seus problemas!

Não é complicado desamarrar os nó(s), mas tem que ser feito com cuidado, senão acaba apertando o nó que já está apertado. Mudar também não é fácil, requer esforço, persistência e atitude. E a virtude de Amar, não é para todos. Tem que está disposto a aprender, e mesmo errando, tem que ter humildade na hora das desculpas. Amar é buscar crescer todos os dias e se maravilhar com o milagre da Vida. 



            

5 de março de 2015

Cura Holística - Um Novo Olhar Para as Enfermidades



O quão insatisfeito estão os seres humanos que buscam nos prazeres fugazes da inconsciência, subterfúgios que lhes ausentem das responsabilidades, cuidados e compromissos sociais deferidos à suas próprias existências? A maioria desses indivíduos são incapazes de perceberem que os fluídos originados de suas mentes conflituosas, se projetam formando densas camadas de enfermidade, que se espalham no organismo ao qual chamamos: sociedade. E nessa formação, o Pensamento constrói Realidade. Do mesmo modo, os problemas sociais não evidenciam o Desequilíbrio, e sim, a necessidade de colocar o indivíduo para trabalhar aspectos mais rudes, encontrados em seu próprio íntimo.

A sociedade constrói o seu próprio Caos. O Sistema trabalha para que esse Caos seja sustentado por cada ser vivo. Cada ser Vivo é um indivíduo único. Seus pensamentos, desejos e ações, moldam a realidade ao qual estamos inseridos. A realidade torna-se uma projeção coletiva das inúmeras forma-pensamentos de cada criatura. Os problemas sociais não advêm apenas de aspectos exteriores, mas de cada ferida interiormente cravada. 

As dificuldades sociais estão longe de serem solucionadas, já que não há um sincero estímulo para extinção desses conflitos. Os paradigmas e padrões de repetição estacionam as criaturas às mais inóspitas vibrações.

Há um direcionamento para que a massa vivencie o extremismo nas mais diversas áreas, conduzindo cada indivíduo a um colapso interno e à descentralização do Eu orientada para o exercício do EGO. A enfermidade não está somente nas partes exteriorizadas do conflito, mas dentro de cada alma encarnada que permanece alheia aos movimentos interinos.




Existe uma passagem no Evangelho que me chamava muito atenção. Jesus e seus discípulos foram chamados para se sentarem em volta de uma mesa ao lado de pecadores e publicanos. Ao constatarem essa estranha atitude, fariseus chegaram até seus discípulos e perguntaram o porquê do Mestre reunir-se ao lado daqueles indivíduos pertinentes. Ouvindo a indagação, Jesus respondeu: “Eu não vim para os são, mas para os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, os que têm arrependimento”.





Naquele tempo, o Maior Médico de homens e de almas via claramente o quão enferma se encontrava a sociedade daquela época. As chagas não eram somente físicas, mas espirituais.  As doenças não se alastravam no organismo interno das criaturas, mas exteriormente, no plano físico, nas mais diversas manifestações do desequilíbrio mental. E, em qual diagnóstico médico, os sintomas para indicar um organismo atingido pela moléstia poderiam ser o cultivo da raiva, da ignorância, da violência, da mágoa, do rancor, da intemperança, da maledicência, da gula e dos desvios sexuais? Os mesmos problemas que manifestavam-se há 2000 anos, permanecem, hoje, no íntimo de cada indivíduo que ainda desconhece a possibilidade de cura através do próprio espírito, na renovação de atitudes e pensamentos para harmonizar-se com a Vida.


Cura Holística 
Um Novo Olhar Para as Enfermidades

A doença não é somente uma manifestação física que desequilibra o organismo aparentemente saudável. Pelo contrário. Quando uma doença atinge esse organismo, é revelado que o Organismo já se encontrava em um estado de desarmonia consigo mesmo e as Leis Universais.

Hipócrates de Kos (460-370 a.C.), filósofo e médico grego, dizia que não bastava o indivíduo procurar a cura para uma doença de uma forma superficial, sem determinar a origem ou causa dela. Ele afirmava que as doenças se manifestavam justamente porque o indivíduo encontrava-se em desarmonia consigo mesmo (corpo físico) e com com meio ambiente (plano psicoemocional). A teoria hipocrática determinava que o Organismo enfermo, assim como gerava sua própria doença, poderia gerar sua própria cura.

Ao passar dos séculos, entretanto, os médicos observavam que o sistema hipocrático tinha deficiências no tratamento de casos mais urgentes de um processo agudo ou de alguma doença crônica. Clarissimus Galeno (131- 200 d.C.), filósofo e médico romano, desenvolveu técnicas medicinais para o tratamento da doença, independente da causa ou origem. Em termos práticos, se houvesse febre, aplicava-se um antitérmico; para dor, um analgésico. Os processos cirúrgicos foram aprimorados, pois Galeno acreditava que o mais importante era retirar o mais rápido possível a doença do corpo, libertando o paciente de sua mazela.¹

Galeno é considerado o precursor da medicina alopática (ortodoxa, oficial) e Hipócrates, embora seja o patrono oficial da medicina ortodoxa, postulou sobre as bases da terapia holística. Em termos atuais podemos considerar que:  

A Alopatia: busca descobrir onde se encontra o problema físico para eliminá-lo ou controlar o presumido distúrbio orgânico; em momento algum possui o princípio da observação do estado ou do histórico psicoemocional. O médico não executa anamnese alguma além da sua especialidade ou do que o paciente chegou se queixando. Por exemplo: se uma pessoa foi acometida de gastrite, o médico indica o tratamento necessário para aliviar o problema, seja por intermédio de um antiácido ou de uma dieta alimentar.
O Holismo: procura entender o todo do indivíduo, a relação entre os diversos planos, físico, emocional, mental e espiritual. O órgão afetado não é considerado a causa do problema, mas uma possível somatização. O conceito inicial é inverso da alopatia. O terapeuta busca orientar o paciente a procurar um alopata quando o problema assim exigir e explica o paciente a causa. Seguindo o exemplo anterior, poderíamos deduzir que a gastrite - localizada no estômago e que por sua vez é regido pelos campos energéticos do corpo mental, do chacra do plexo solar e do meridiano do estômago - talvez pudesse ser originada de ansiedade, estresse, medo do futuro, obsessão, utopia, insatisfação profissional ou afetiva. Caberá ao terapeuta descobrir quais dessas causas estariam ocasionando a gastrite e, neste caso, ele trataria com várias sessões com óleos essenciais, luz colorida, cristais, meditação, autossugestão.
 ¹Naiff, Nei - Curso Completo de Terapia Holística e Complementar, página 22.


A terapia holística mostra que toda doença se encontra, primeiramente, instalada na aura ou nos chacras. A figura acima, demonstra a disposição dos sete chacras principais, responsáveis pela Energia que circunda no corpo do indivíduo. Essa Energia ganha o nome de: "Energia Sutil" e se refere ao campo de força que cada ser vivo possui ao seu redor. No corpo humano, ela transforma-se naquilo que denominamos "Aura"  e nas setes camadas de energia: "os corpos sutis". Os mais conhecidos são os 7 corpos energéticos que refletem nossa saúde mental, física, emocional e espiritual. Cada camada agirá como um filtro para Energia Sutil.  Da camada superior à inferior, temos: o divino, o monádico, o espiritual, o mental, o emocional, o etérico e o físico.

O Sistema Energético Humano possui sete camadas de corpos sutis na aura. Os chacras existem na primeira camada de energia sutil e agem como condutores para essa substância se mover através das camadas da aura. Sua saúde e integridade são mantidas pelo estilo de vida harmonioso, equilibrado e positivo e também por pensamentos amorosos em torno de si mesmo e do mundo. 

Os chacras desequilibrados  e obstruídos acabam produzindo a moléstia que se encontra no corpo físico. Mas não pense que isso acontece da noite para o dia. Quando uma doença se manifesta no corpo físico, existe por trás, um cultivo de hábitos prejudiciais praticado pela criatura durante muito tempo!

Imaginem que cada ser humano possui a sementinha da depressão, da violência, do câncer, dos distúrbios alimentares e das mais diversas enfermidades que assombram o Homem. E todos os dias essa semente é regada, cultivada e cuidada. É óbvio que quando ela crescer e tornar-se uma árvore com enormes raízes, nos assustaremos, perguntaremos o porquê e se faz parte de algum castigo divino. Entretanto, não percebemos que aquela "árvore" foi nutrida pacientemente por nós, no cultivo de cada sentimento negativo, na irreflexão das situações da vida e no descaso do indivíduo para as oportunidades de crescimento que ele têm todos os dias!




Somos co-autores principais do nosso Destino e está sob nossa responsabilidade mudar paradigmas infelizes a respeito da própria realidade que estamos inseridos. Você pode até acreditar que os problemas externos não dizem respeito a sua vida, muito pelo contrário. Nós atraímos as situações que vivenciaremos para assim aprendermos algo com elas! Se estamos atraindo o que não desejamos, preste atenção na energia que te circunda e que você emite para o mundo.

Quando nascemos com alguma doença é visível que existe algo internamente que precisa ser analisado, compreendido, transformado, transcendido e evoluído pela criatura que porta determinadas moléstias. Em todo o caso, as doenças vêm com a intenção de resgate, depuração e aprendizado para o espírito que escolheu essa prova pensando na própria Evolução.

 



O terapeuta holístico busca compreender o sistema energético do corpo humano para o curar o Todo e não a parte afetada. O médico e o terapeuta não realizam milagres. Se não houver uma participação ativa do doente, a cura não será plenamente efetivada. A cura não existirá se não houver mudanças de paradigmas, sejam alimentares, hábitos, pensamentos, atitudes ou do próprio modo de Viver! Se você reparar, poderá colher exemplos de pessoas que tiveram câncer, se curaram e mudaram totalmente o estilo de vida delas!

A Cura holística deve ser aliada a Cura Alopática, pois a medicina ortodoxa jamais deve ser desconsiderada no tratamento de doenças mais complexas. Graças aos avanços da alopatia, foram descoberto a cura para muitas doenças, aumentando o nível de expectativa de vida ao melhorar alimentos, saneamento básico e descoberta de inúmeras vacinas. Contudo, mesmo havendo tantos avanços, a Alopatia ao desconsiderar o lado espiritual, perdeu a oportunidade de ter um olhar mais abrangente a respeito das enfermidades.

A Reflexão proposta por esse texto é procurar auxiliar cada indivíduo a ter um olhar mais responsável pela própria vida! Ter um estilo de vida saudável não está apenas nos hábitos alimentares ou no exercícios físicos. Sim. Ambos são importantes, mas fazem partes de um Todo. Ter um estilo de vida saudável diz respeito a forma como cuidamos, também, de nossas emoções, pensamentos ou do nosso próprio lado espiritual.

Somos Espíritos encarnados em corpos físicos, prontos para vivenciarem uma jornada repleta de aprendizados! A maior mudança que podemos fazer, é aquela que acontece silenciosamente em nosso íntimo! É nesse momento que olhamos com carinho para dentro de si e passamos a trabalhar cada aspecto rude de nossa face interina! E dessa forma,  separando o joio do trigo, abrimos caminhos para cultivarmos a verdadeira estima de si mesmo!

A tarefa não é fácil, mas também não é impossível e cabe a cada Espírito fazerem seus possíveis e impossíveis, para aproveitarem melhor suas próprias oportunidades de Evolução!



Fontes de pesquisa:
O Livro Completo dos Chacras, Ambika Wauters da editora Quarto.
O Curso Completo de Terapia Holística e Complementar, Nei Naiff, Editora Nova Era

Leitura complementar: "Aprendizado da Semana! Relatos de um Sobrevivente"


Vida e Luz para todos! Namastê!
   

1 de março de 2015

Apresentação !

Olá!

Meu nome é Clarice Brito Salera, tenho 12 anos, sou Belieber (Fã de Justin Bieber ) e Gleek (Fã de Glee). Começarei a postar novos textos com meus infinitos sentimentos que irão me ajudar a escrever!

Irei falar um pouco sobre minha pessoa, para não terem uma reflexão errada sobre mim ;

Sou do signo de Câncer, sou uma garota muito fácil de fazer amizade, gentil, engraçada, sentimental, educada, amigável e amorosa!

Tenho o prazer de poder começar a escrever neste Blogger. Minha irmã (no caso dona do Blogger) me chamou para escrever sobre livros, pois amo literatura. Farei uma Resenha sobre livros, o que acho deles, irei indicá-los para vocês que gostam muito de literatura.

A imaginação irá muito além da realidade. Os desejos de ter um mundo melhor será a fonte para torná-lo!

"É impossível se esconder quando nasce para se destacar "
 Extraordinário 

Então, muito prazer! 
Obrigada!