Críticas




O título já diz tudo. Críticas. Quem realmente sabe lidar com elas? É raro encontrar pessoas que lidem construtivamente com julgamento alheio referente as suas próprias condutas. Eu, entretanto, descobri que não sei muito bem trabalhar com elas. 

Dias atrás, me encontrei em uma situação que recebia uma dura crítica a respeito de uma conduta minha. Segundo o indivíduo, eu era uma pessoa que não se importava com os sentimentos dos outros. A pessoa disse apenas isso, sem me dar a chance para saber o que havia feito à ela para que pensasse daquela forma. Não deu outra, cheguei em casa transtornada, chorando. Aquilo ficou gravado na minha cabeça. Dias seguintes, a pessoa ficou me ignorando e até hoje, continua da mesma forma, agindo como se eu tivesse feito a pior coisa do mundo com ela e o melhor, o indivíduo não dá nem a oportunidade para conversarmos e nem se propôs a esclarecer o que de fato ocorreu. 

Depois dos acontecimentos, fiz uma autoanálise em respeito daquelas palavras e pela  primeira vez, não vi nelas. A pessoa que fez a crítica me conhecesse pouquíssimo tempo (2 meses de convivência) para afirmar algo que diz respeito a uma conduta minha. Sempre fui alguém preocupada ao extremo com as outras pessoas, tanto que na maioria das vezes, abneguei conquistas minhas, para ajudar elas. Sempre dei muita importância para como o outro se sente e nem sempre, tenho alguma reciprocidade. 

Analisando tudo, veio alguns insight sobre a crítica. 

A crítica só te atinge se você não confia em si mesmo. Ela tem o poder de te derrubar se você não se autoconhece. A crítica atinge as pessoas inseguras, que vivem suas vidas preocupadas com os olhares alheios. Por isso, não se preocupe com o julgamento dos outros! Se você se conhece, sabe perfeitamente quais são suas faltas e também suas qualidades!!! O julgamento efêmero, vindo de alguém que não te conhece e o que ele julga conhecer é apenas superfície, não deveria ter tantos créditos assim. 

Faça a tua obra, faça o teu trabalho... As vezes, a Luz que emitimos ao mundo, incomoda aqueles que tem dificuldade para acender suas próprias clareias. E por esta razão, essas pessoas munem o coração com críticas, dissimulações e pré-julgamentos, querendo culpar os outros pelo o fracasso de suas realizações.

Não desanime em razão da crítica
Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.  
Chico Xavier


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]