Semana do Aprendizado!




Essas semanas que passaram vieram com uma bagagem de lições valiosas para mim. Bem, nem sei por onde começar...

O Ser humano possui dentro de si, tanto potencialidades para serem desenvolvidas quanto defeitos para serem descobertos e trabalhados, para que assim possa subir alguns degraus da sua evolução espiritual. Eu iniciei nesse processo do meu auto-conhecimento, a fim de lapidar algumas qualidades que possuo e trabalhar arduamente nos meus defeitos, há exatamente 4 anos atrás. A doutrina espírita me trouxe muita luz nas questões que sentia que não havia solução. Fez com que eu mergulhasse em meu interior em busca de respostas para minhas perguntas. Mas, quanto mais mergulhava, mais perguntas surgiam, mais dúvidas me afligiam e foi assim durante um bom tempo. Nesse período, iniciei também nos meus estudos de Tarô que vem se tornando com o tempo, uma ferramenta valiossima para o auto conhecimento.

Bem, faz uns 8 meses que comecei a trabalhar em lugar, que posso dizer em si que é muito especial, diferente de todos os lugares que já trabalhei. Esse lugar me faz refletir em muitas situações e logo penso que a casualidade inexiste quando estamos abertos e envolvidos na descoberta de si mesmo e da sua força interna. Afinal, o plano material existe, mas o Espiritual também. Negar um ou outro é entrar em um conflito constante, já que nenhuma das opiniões conseguem se conciliar e buscar uma terceira optativa...  (isso me lembra o conceito do 2 de espadas). E essa terceira "opção" existe. Voltando ao assunto. Desde que comecei a trabalhar nesse lugar vim notando um comportamento negativo da minha personalidade e que por alguma razão ficava mais "aflorado". 

Na minha empresa, somos dominados pelo elemento de Ar. Muitas ideias, divulgação do conhecimento, mexendo toda com nossa energia mental, racional, intelectual, tudo isso faz parte do Ar. Essa ênfase no ar pode fazer com que fiquemos muito envolvidos com nossas próprias idéias e teorias abstratas, podendo ficar mentalmente desequilibrados e dado a todos os tipos de excentricidade e fanatismos, abrindo portas para supervalorização da competência intelectual e se recusar a encarar o fato de que as idéias precisam ser testadas para ver se funcionam, antes que lhes seja atribuído de grande valor. O pensamento é dominante e você não pode ignorar a ideia deles, jamais! Faz todo sentido, quando você se trabalha em uma livraria, o certo é essa disseminação de conhecimento e idéias. Imagina! Tanto conhecimento em cada um daqueles milhares de livros que estão a nossa volta e que você pode adquirir eles?! Mas, ao mesmo tempo que temos essa positividade no campo do ar vejo muito o aspecto negativo dessa energia sendo manifestada. Se o ar, é o campo da ideias, das divulgações dela, poderia muito bem negativamente ser a disseminação da comunicação errônea, da famosa fofoca que gera intrigas e das fervorosas discussões a cerca de quem está com a razão. Mas afinal, quem está com a razão? Ninguém, Simples. Voltando a análise dos elementos, temos um desequilibrio na água, pois falta esse elemento na empresa. Pouca ênfase nele pode manifestar-se como uma extensa variedade de problemas psicológicos, emocionais e físicos. A maioria das pessoas que carecem dessa afinação com a água tem grande dificuldade penetrar nos sentimentos dos outros com empatia e compaixão.  

O que eu quero dizer com tudo isso? Pois bem, percebi que estava me deixando muito influenciar pelos outros, por essa qualidade negativa do ar. Na roda de pessoas, via umas falando mal das outras, apontando erros alheios, criticando assiduamente a vida do colega de trabalho e acabei me deixando envolver, criticando assim, as atitudes negativas que alguns tinham dentro daquele local. Falta de profissionalismo dá nisso. Todavia, comecei a reparar que isso não era positivo. Não era a coisa certa a se fazer. Percebi que estava havendo falta de caridade para com os erros do meu semelhante. E como já dizia Jesus: Quem não tem pecados que atire a primeira pedra!.. Gente, vivemos com pedras nas nossas mãos, prontos para ferir o próximo. Vivemos policiando a vida do outro e negligenciando com a nossa própria vida! Quantos sentimentos mesquinhos carregamos dentro nós. E toda essa "inferioridade" de sentimentos se refletem em nossas atitudes, pois uma hora, a máscara cai e outro não vai ser culpado. Apenas você é herdeiro de si próprio. Temos que ter mais amor, mais carinho, mais gratidão pelas pessoas que estão a nossa volta. Se ela fizer algo desagradável com você, tenha em mente que ela pode não ter tido um dia muito bom e muitos problemas podem estar atingindo ela interiormente. E você me pergunta: "e eu sou culpado por isso?". Não, mas temos que ter paciência e aceitar que o outro é humano o suficiente para cometer seus erros. Pois, se não tivermos paciência com eles e quando chegar a nossa vez, quem terá paciência conosco? Se não perdoarmos o próximo e quando chegar a nossa vez, quem irá nos perdoar?..





Esse final de semana também tive a oportunidade de conhecer o tarólogo Nei Naiff. Há anos atrás iniciei meus estudos na tarologia graças ao seu livro e do qual sou muito grata, pois se não tivesse comprado ele, não seria quem sou hoje, essa pessoa que está constantemente buscando o auto-conhecimento. Pude entrar em contato com pessoas da mesma área e me senti uma formiguinha entre os gigantes! O Nei Naiff me lembra muito um palestrante que gosto bastante da casa espírita Glacus, o Paulo Ricardo. O abraço deles é tão caloroso, tão cheio de energia positiva, tão aconchegante! O dia era chuvoso. Vou ter algumas dívidas no plano material (pois esse mês a grana estava muito apertada), mas sei que foi um investimento importantíssimo e isso só me faz ter a certeza que finalmente encontrei meu caminho! É isso que eu espero estudando o tarô. Me auto conhecer e também, se eu tiver a oportunidade de levar um pouquinho de luz a cada pessoa que faço uma consulta. Se o jogo que eu fizer trazer um pouquinho de calma e paz para um coraçãozinho desesperado, esse é o maior pagamento que posso desejar. 

Obrigada Espiritualidade Maior. Obrigada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]