Mundo Louco, Filosofias, Um pouco de Mim, Passado, Feridas e as Pazes



O autoconhecimento divide-se em dois processos: a autoanálise e a aceitação. A autoanálise é uma reflexão a cerca dos processos inconscientes e conscientes que interage no seu interior. Compreender o funcionamento desses processos é bem complicado, todavia lhe oferece uma sensação libertadora. Procuramos antes de tudo, nos livrar de atitudes condicionadas que nos aprisionam na mesmice cinzenta. Para fazer surgir à luz temos que mergulhar na escuridão de nossas almas e embarcar nessa viagem sem medos da mudança que está para ocorrer. 

Eis que o confronto com o autoconhecer e a aceitação surge. Estão sendo duas semanas de longas conversas e filosofias, principalmente com duas pessoas em especiais que estão me ajudando a perceber alguns aspectos e pontos de vistas que eu não tinha ainda visualizado. 

Quem é leitor do blog, sabe que alguns posts foram dedicados especialmente a externar fatos que ocorreram comigo relacionados a um relacionamento amoroso que tive alguns anos atrás. Pois é, carrego comigo algumas feridas cravadas a níveis psicológicos de uma relação em que ambos saíram com suas expectativas frustradas e sonhos traídos. O problema é que eu não soube lidar naquele tempo com o julgamento excessivo das pessoas relacionadas a ele e a culpa tornava-se devastadora. Pois é, como todo pisciano legítimo, consegui me tornar “literalmente” a madre Teresa de Calcutá carregando os sofrimentos dos outros. Essa ferida estava cicatrizando aos poucos, mas lá no fundo existia uma dorzinha que incomodava. Essa dorzinha vinha da sensação de inacabado, como se tivesse alguma pendência a ser resolvida com essa pessoa. Entendia que essa dorzinha advinha da forma como tudo acabou entre nós. 

E algumas vezes não entrava no meu raciocínio de como o Amor poderia tornar-se Ódio. Como o Amor poderia não perdoar... Foi ai que cheguei a algumas conclusões: o Amor pode sim, perdoar, libertar você do ódio, do mal, de si mesmo e do mundo. Mas isso é pra quem AMA verdadeiramente. O Amor é muito mais do que os pronomes possessivos do “MEU” e “NOSSO”... O Amor não cabe em uma caixa pequena, mas ele expande-se para eu, você e todas as outras formas de existência do UNIVERSO e suas criações naturais. 

Outra conclusão que cheguei com essas semanas loucas de conversas filosóficas é que eu não conseguia aceitar o meu outro “eu”. Passei dois anos, após esse término, em um processo de culpa, acreditando que o relacionamento tinha fracassado devido as minhas atitudes imaturas (ô mania de se diminuir perante os outros...). Tudo bem, cada um tem uma parcela considerável de erros e atitudes infantis perante um ao outro, mas isso não nos retira a responsabilidade por nossos atos e isso não quer dizer que fulano errou mais que ciclano, ainda mais em uma relação que é construída por DUAS pessoas. 

Mergulhei nesse meu interior buscando respostas que explicasse tudo o que havia ocorrido. E descobri que Tudo parte de uma das leis inexoráveis de Causa e Efeito, Ação e Reação... É... Deus nos dar o livre arbítrio, mas quem já ouviu falar da Roda Cármica? O livre arbítrio vem justamente para que você faça o que é certo e o que vai te ajudar na sua evolução, mas quem disse que o passado não influencia em quem somos e nas nossas atitudes? Puts... Vi tudo acontecendo de novo e aquela sensação de que já tínhamos eu e ele passados pela mesma situação... Complicado demais... Complicado mesmo é eu não ter aceitado que aquela “Michele” fez parte de mim. Aquela “Michele” que explodiu tudo o que reprimia da forma mais desastrosa o possível. Sim, ela fez parte de minha sombra, me mostrou que não devo reprimir minhas emoções, pensamentos e mudar pra agradar alguém e é com ela que eu tenho que fazer as pazes e era ela que inconscientemente estava tentando mata-la e fingi que nunca a conheci, por causa do julgamento dos outros. E na moral, se falaram mal, apontaram dedos, vieram com lições moralistas que nem eles mesmos acreditavam, quem são “eles” para dizerem o que é certo e errado? 

Peço desculpas a você Michele. Peço meu perdão por ter reprimido você por tanto tempo. Essa criança frágil que desconhecia as consequências de suas atitudes, essa garota que buscava um sonho de conto de fadas, vem cá. Vem me dar um abraço, pois não há barreiras entre mim e você. Você me fez conhecer muitas coisas, me fez pisar em terras inimagináveis e fez com que a fé ressurgisse inesperadamente. Você com sua impulsividade e sem aparentes medos, me fez conhecer esse maravilhoso universo que existe dentro de mim. Fez-me reconhecer minhas sombras e resplandecer a mais intensa luz. 



 ...


O que não percebemos é que as várias facetas de nossa personalidade que se apresentam nos momentos importunos fazem partem do que somos: sombra e luz.

O bem e o mal operam constantemente, a cada minuto, frações de segundos, no que é externo e interiormente. Somos dualistas! A dualidade está presente na vida, mas os opostos são Um.  

Por isso, não negue suas fraquezas, admita suas falhas, não esconda suas qualidades e faça brilhar o que há de melhor em você. 

Vamos errar muito ainda, vamos machucar outras pessoas, vamos enfrentar situações adversas e vamos desviar do caminho de nossos sonhos. Vamos fingir ser quem não somos e vamos descobrir que por trás de tudo existe um propósito inquestionável da nossa existência. Vamos aceitar o que nos é dado e nos rebelar com o sistema instalado. Vamos primeiramente buscar ter, para perceber que o quê realmente importa é Ser, porque o ter e o ser são facilmente confundidos e totalmente opostos.

O Ideal de uma sociedade é que haja igualdade, respeito, liberdade e fraternidade. Se o mundo não se juntar e todos derem as mãos para enfrentar os males que nos atingem, continuaremos estagnados e acomodados com as injustiças que ocorrem diariamente. Não podemos permanecer cegos com as atrocidades e o certo jamais poderá tornar-se o errado. A Desigualdade, o conhecimento, a maldade, o poder e a religião não podem continuar separando as pessoas. Tenha olhos de ver e ouvidos de ouvir.
Vamos acordar dessa ilusão que está sendo construída nessa utopia.

Pense, mas não se distraia e continue vigilante. Não deixe dominar-se e controle a si. Abra os olhos, veja como estamos ficando cada vez mais robotizados.

Repare no mercado negro dos sentimentos, na banalização da vida, na fragilidade dos conceitos e na opulência que se tornou os nossos desejos. Veja a vaidade fluir de nossos gestos, o orgulho vestido no vermelho carmesim, a luxúria de nossos pensamentos e o lado negro espelhando-se nos nossos comportamentos. Tudo é uma farsa, sustentada pelas ovelhas cegas e construída pouco a pouco pelos cordeiros considerados santos.

E assim termino esse post, inacabado... Louco, intenso, resumindo essa semana de muitos acontecimentos interiores... Sem perder a fé e a esperança de que um dia tudo será melhor! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...