A Arte como o agente transformador da humanidade

  

Itália, século XIV, palco das principais manifestações artísticas ou do famoso Renascimento que atingiu a Europa posteriormente em grande escala durante os séculos XV e XVI. Em pleno período do qual as pessoas estavam saindo de seus cativeiros mentais criados pela famosa instituição da época, a Igreja Católica, e reabrindo-se aos poucos para notáveis transformações sócio-culturais que ocorreriam nos próximos séculos, afloraram-se inúmeros movimentos artísticos, científicos e filosóficos que colocaram a teoria Humanista frente ao Teocentrismo, quebrando inúmeros conceitos que deram aberturas para uma nova fase de pensamento: O Homem como centro das atenções. 

E quem imaginaria que as obras artísticas criadas naquele período seriam hoje avaliadas em milhões de euros? E é sobre isso que irei tratar nas próximas linhas: A Arte como o agente transformador da humanidade.

O Homem sempre procurou meios para demarcar sua passagem na Terra. Como prova, vemos as primeiras representações artísticas impressas há 40.000 a. C, as famosas Artes Rupestres. Elas foram gravadas em paredes ou em tetos rochosos nas cavernas ou abrigos naturais (também feita ao ar livre), em lugares protegidos capazes de transcenderem a passagem temporal e intrigar inúmeros estudiosos que dedicam suas vidas a descobrir, através destas impressões, como se vivia o Homem naquele período. 

A Necessidade de marcar no tempo uma impressão que representasse o interior da sua alma ou o exterior que estivesse ao alcance da visão do artista, fez com que inúmeras obras fossem criadas ao longos de séculos, desde pequeno à grande cunho. A arte sempre estará presente na vivência humana, criando um papel fundamental para futuras transformações. Mas afinal de contas, o que é Arte?

A Arte é uma manifestação social, política, cultural e ideológica que visa transpor de forma figurativa um pensamento subjetivo do indivíduo, podendo conter sua auto-expressão ou até mesmo utilizada como forma para demarcar a passagem no tempo da humanidade. A arte está intrinsecamente ligada a Cultura de um povo. A Cultura inexiste sem a arte. 

A arte provoca, critica e te incita a "pensar" mais além do que o habitual. Está diante de uma obra artística pode provocar inúmeras reações desde simples arrepios como sensações de desgosto. E é isso que o artista visa: provocar diversas reações, sentimentos ou pensamentos através de sua obra. E Quem nunca teve a oportunidade de está de frente a uma Tela, pintada há mais de 496 anos e não sentir absolutamente nada? Ou até mesmo ouvir uma melodia, músicas clássicas, e não se impressionar com a criação de sons majestosos que são capazes de incitar-nos a ter determinados sentimentos? 

Criar barreiras sociais de que a Arte é apenas para pessoas cultas, inteligentes e sensíveis, é como formar pré- conceitos sem lógicas baseadas no exclusivismo. 

Todos possuem o direito a presenciar e fazer parte da Cultura, mas que infelizmente no Brasil, é tratada ainda com descasos. 

O Incentivo Cultural da Arte Brasileira acontece, ainda, debaixo dos panos sem alcançar a massa. E os que detêm o poder comunicativo, sequer estão preocupados com a verdadeira divulgação cultural artística. Por trás do falso conceito cultural, estão inúmeras associações que visam apenas os benefícios do capitalismo e consumismo. E o incentivo para que a arte venha vigorar nas escolas públicas, mantém sob falsas promessas políticas. Basta pegarmos hoje, um estudante de uma escola municipal e perguntar para ele o que são aulas de arte ou o que é arte e o mesmo não saberá responder. E no meu tempo, me ensinavam a fazer cestos de jornal ou geralmente eram horários vagos(!).

O Descaso existe e sobre holofotes apagados há pessoas que lutam as escondidas para que a Real Manifestação Artística não se apague sem que seu verdadeiro espetáculo venha à tona. A arte não pode ser esquecida. Afinal, é o agente transformador da humanidade e que esteve presente em todos os períodos da nossa História. Todos deveriam ter acesso a ela. 

Não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas. Assim, a Arte não torna-se apenas o Agente Transformador da Humanidade, mas também, a forma principal de transmutar idéias e filosofia em imagens que são capazes de trazer à tona um pensamento modificador em nossas vidas.

Leonardo da Vinci Considerado como um dos grandes gênios renacentistas.
Tarsila do Amaral
Arquitetura Arabe




Que a Poesia da Vida não acabe entrelaçada nos espinhos maliciosos da Humanidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Brincar na chuva...