Sobre a depressão...



Eu queria dissertar algumas palavras sobre a depressão. É complicado mergulhar na dor para se extrair alguma reflexão sobre o tema, porque escrever também é dolorido. Infelizmente, a depressão está ao alcance de qualquer indivíduo. Ninguém está ileso à ela. Claro, alguns fatores genéticos, o histórico familiar e as características da personalidade influenciam no surgimento de sintomas que se não forem policiados, torna-se uma doença crônica que dificilmente é combatida sem auxílio de remédios e sessões de psicoterapia. 

É engraçado ver como as pessoas que estão alheias a nossa "dor" tratam a depressão: como uma possível desconexão com Deus. Há também aqueles aos quais acham que frases de auto-ajuda curam: "seja forte", "vai dar tudo certo", "veja o lado bom das coisas"; só que não é bem assim. Quem vive a doença sabe que ela é um "inferno". Se fosse tão fácil eliminar a depressão com mantras positivistas ninguém se estressaria, adoeceria ou mesmo se irritaria na vida. Todos viveriam felizes neste cenário hipotético, não muito diferente de um musical da disney. 

Seja forte? Como? Se em momentos de crise de ansiedade, o desespero toma conta do nosso corpo e nos faz esquecermos de tudo? Veja o lado bom das coisas? Sério que você vai dizer isso para alguém que só ver o lado negativo da vida? E esta pessoa não ver o "lado negativo" porque quer, porquê ninguém quer viver a dor; ninguém escolhe a angústia, ninguém opta vivenciar crises. Gente. Quando é que vamos parar de tratar a depressão como falta de Deus na vida, com mantras que mascaram a realidade e com mentiras que nos contaram que antidepressivos são para pessoas "fracas"? Cara, se você soubesse quanta luta houve por trás do sorriso de alguém que fala abertamente: "estou tomando antidepressivo", não julgaria a história desta pessoa só porque não concorda que antidepressivos podem realmente salvar alguém.

Eu queria que não houvesse tanto julgamento no uso de antidepressivos, porque eu tenho certeza absoluta que se esta pessoa está recorrendo à este tipo de tratamento é porque ela já tentou outros. Afinal, se pra alguém dizer que depressão só são para "fracos" de espírito, é porque ela ignora os sintomas biológicos/físicos que a doença produz no organismo.

Por favor, entendam. A melhor "ajuda" que podemos oferecer a quem sofre de depressão está além de frases bonitinhas de como: "a vida é bela". Você ajuda alguém com depressão respeitando a luta dela sem julgar suas escolhas, sem massacrar suas tentativas de se recuperar, sem recriminar o uso de antidepressivos, pois eles ajudam demais! Depressão é uma doença séria e tem que ser tratada de modo sério também, porque se continuarmos com estes preconceitos, estaremos correndo risco de perder uma vida inteira por não respeitar sua dor.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]