21 de outubro de 2019

Bendizeis...




Eu gostaria de entender a lógica de alguém que faz "críticas construtivas" no intuito de ajudar alguém, mas as críticas feitas fazem este indivíduo se sentir menor do que já se sente. Se as palavras são de ouro, o silêncio nestes momentos deveriam ser sagrados. É melhor não dizer nada quando nossa fala está carregada de projeções de como deveria ser o mundo, de como deveria se portar as pessoas.

A palavra tem força para levantar defuntos, quebrar maldições e abençoar caminhos. Quando imbuída de misericórdia e compaixão, a palavra leva aos corações desolados uma genuína esperança que tudo na vida é passageiro e nenhum sofrimento é permanente. Mas ela tem também uma outra face. Quando mal-dita, a palavra constrói barreiras, traz infelicidades, ativa gatilhos psicológicos e derruba um indivíduo até ele não poder andar mais.

Contudo, Ele disse: "Levanta-te e andas" e ainda afirmou: "Lázaro, sai!" e aquilo que se julgava impossível transformou-se em milagres.

Por que maldizer a vida se Ele nos mostrou que o caminho correto é justamente o inverso? Ele não humilhou o outro mostrando-lhe suas fraquezas morais, mas ensinou a reerguer um indivíduo caído mostrando que ele era capaz de alcançar as glórias do Pai melhorando a si mesmo. Lembre que a primeira pedra só não foi atirada porque o atirador percebeu-se pecador também e através desta percepção, foi lhe dado a chance para perdoar a si mesmo e buscar o caminho da própria salvação.

Bendizeis a vida! Honre tua história! Agradeça a oportunidade divina de fazer sempre o melhor de si todos os dias!

19 de outubro de 2019

Sobre a depressão...



Eu queria dissertar algumas palavras sobre a depressão. É complicado mergulhar na dor para se extrair alguma reflexão sobre o tema, porque escrever também é dolorido. Infelizmente, a depressão está ao alcance de qualquer indivíduo. Ninguém está ileso à ela. Claro, alguns fatores genéticos, o histórico familiar e as características da personalidade influenciam no surgimento de sintomas que se não forem policiados, torna-se uma doença crônica que dificilmente é combatida sem auxílio de remédios e sessões de psicoterapia. 

É engraçado ver como as pessoas que estão alheias a nossa "dor" tratam a depressão: como uma possível desconexão com Deus. Há também aqueles aos quais acham que frases de auto-ajuda curam: "seja forte", "vai dar tudo certo", "veja o lado bom das coisas"; só que não é bem assim. Quem vive a doença sabe que ela é um "inferno". Se fosse tão fácil eliminar a depressão com mantras positivistas ninguém se estressaria, adoeceria ou mesmo se irritaria na vida. Todos viveriam felizes neste cenário hipotético, não muito diferente de um musical da disney. 

Seja forte? Como? Se em momentos de crise de ansiedade, o desespero toma conta do nosso corpo e nos faz esquecermos de tudo? Veja o lado bom das coisas? Sério que você vai dizer isso para alguém que só ver o lado negativo da vida? E esta pessoa não ver o "lado negativo" porque quer, porquê ninguém quer viver a dor; ninguém escolhe a angústia, ninguém opta vivenciar crises. Gente. Quando é que vamos parar de tratar a depressão como falta de Deus na vida, com mantras que mascaram a realidade e com mentiras que nos contaram que antidepressivos são para pessoas "fracas"? Cara, se você soubesse quanta luta houve por trás do sorriso de alguém que fala abertamente: "estou tomando antidepressivo", não julgaria a história desta pessoa só porque não concorda que antidepressivos podem realmente salvar alguém.

Eu queria que não houvesse tanto julgamento no uso de antidepressivos, porque eu tenho certeza absoluta que se esta pessoa está recorrendo à este tipo de tratamento é porque ela já tentou outros. Afinal, se pra alguém dizer que depressão só são para "fracos" de espírito, é porque ela ignora os sintomas biológicos/físicos que a doença produz no organismo.

Por favor, entendam. A melhor "ajuda" que podemos oferecer a quem sofre de depressão está além de frases bonitinhas de como: "a vida é bela". Você ajuda alguém com depressão respeitando a luta dela sem julgar suas escolhas, sem massacrar suas tentativas de se recuperar, sem recriminar o uso de antidepressivos, pois eles ajudam demais! Depressão é uma doença séria e tem que ser tratada de modo sério também, porque se continuarmos com estes preconceitos, estaremos correndo risco de perder uma vida inteira por não respeitar sua dor.
       

3 de outubro de 2019

Um pouco de magia amarela, por favor.








  








                A necessidade do ser humano de sentir bem consigo mesmo sempre existiu, então, entidades com forças divinas criaram soluções para este problema a prol de uma saúde mental estável, mesmo que haja dívidas quanto à elas. 
                  Cada ser existente possui uma beleza única por mais que não consigam notar a presença da mesma, porque é de extrema dificuldade reconhecer aquilo que há de melhor em nós mesmos, preferimos acreditar naquilo que nos dizem o contrário e acabamos criando essa imensa e quase indestrutível barreira, qual nos impede de nos apreciarmos.
               Por muitas vezes tenho crises relacionadas ao meu corpo, ele me pesa muito, eu o vejo e não gosto nem um pouco do que enxergo. Ás vezes ele aparenta ser demais  e por outras tão pouco. Eu gostaria de aprender a lidar com ele de uma maneira melhor, não com essa rejeição que sinto por ele, eu tento, eu realmente tento, mas cada passo á frente parecem ser dois passos dados para trás. Eu me sinto terrível por ser incapaz de agradecê-lo por me sustentar, por não me deixar exposta, por me proteger, por ser um corpo saudável, eu odeio não conseguir valorizá-lo pelos pequenos detalhes que o tornam único, meu. 
           Existem vozes em minha cabeça que me dizem o quanto não sou boa o suficiente, que não sou capaz, que não sou inteligente o bastante, que o meu corpo não se encaixa nos padrões que eu mesma criei e enraizei em minha mente. Cada vez que as escuto me sinto cada vez menos eu, cada vez menos importante, cada vez menos necessária, cada vez menos. Minha essência se transforma em um gás que facilmente irá esvair e eu fico distante daquilo que faz a minha órbita continuar em movimento, eu. 
        Todos deveriam carregar consigo um pouquinho de magia amarela para aqueles momentos em que não se sintam suficientes.
        Todos deveriam tê-las por perto para cada momento em que duvidem da sua capacidade.
        Deveriam carrega-las consigo para cada pensamento ruim sobre si mesmo.
        Para aqueles momentos em que não conseguimos enxergar aquilo que fazemos de melhor. 
       Para aqueles momentos em que nada no mundo nos faça acreditar que exista algo de esplêndido dentro de cada um. 
      Para aqueles momentos em que necessitamos nos sentir "algo de outro planeta", porque é isso que somos. 
        Que todos tivessem consigo um pouco de magia amarela.
        Um pouco de magia amarela, por favor. 
Saibam que o ato de apreciar a arte que somos é um processo lento cujo queremos resultados imediatos, porém não se apressem tanto para esse desenvolvimento, não desistam de tentar enxergar a beleza que habita cada um de nós seres humanos, pois não há nada melhor do que conseguir gostar do que somos.