24 de agosto de 2012

Dores Emocionais



A fragilidade é tão visível no coração dos seres humanos no que se referem as suas dores emocionais. São tantos medos, tantas assombrações, tantas fantasias doentias, tanto negativismo na fala, que nos atormentam diariamente e que matam lentamente os nossos sonhos, o prazer e a alegria de viver. Há sempre aqueles que preferem esconder suas dores emocionais, reprimindo toda suas desmotivações existenciais, em vez de buscarem a causa e a cura, não exteriormente, mas dentro de si mesmas. 

Por que é tão fácil não pensar no que realmente nos machuca? Porque o que nos machuca geralmente vem acompanhada da dor e tudo o que dói queremos distância. Todavia, esse é o meio mais doloroso de cuidar das feridas emocionais: fingir que elas não existem. Você acaba ficando anestesiado por um período, mas a dor continua lá... E acredite, sempre aparecerá algo para cutucar suas feridas mal cuidadas. É o famoso calcanhar de Aquiles. O ponto vulnerável que todos nós temos, mas que negamos e fingimos desconhecer... 

Vivemos ansiosos e preocupados em pleno século XXI, mas interiormente destruídos. Não ouvimos nossos anseios, não vemos nossas dores e não pensamos na cura para eles. Tudo é à base do imediatismo, se temos uma dor de cabeça à primeira providência é tomar um remédio sem prescrição médica. Se nosso corpo físico adoece repentinamente sequer pensamos nas atitudes, gestos e hábitos negativos que ao longo de anos acabaram gerando a nossa enfermidade. Então, deixamos para lá, porque é mais conveniente e é o que queremos é conveniência. Procuramos continuar seguros, pois olhar para dentro si traz uma insegurança... Eis o grande engano. 

Olhar para dentro si permite ver quanta ilusões são alimentadas, quanta decepção criamos e quantos problemas vemos, mas que são do tamanho de um feijão. E as dores emocionais precisam ser ministradas com carinho à gosto, dois terço de tolerância e uma barra inteira de compreensão. Vamos olhar para dentro com mais amor, cuidar de nossas dores e confiar, que com muita fé na Providencia, superaremos elas com cada sorriso dado ou com cada mudança de pensamento e atitude. Vamos ser mais positivos em relação a nossa vida e a vida com o próximo. Pois, os frágeis quando não se perdem na fragilidade de medos, possuem um brilho diferenciado e uma fé inabalável, que os motiva a serem corajosos com os desafios da vida. Mas, a felicidade é ainda maior quando eles conquistam as terras jamais exploradas dentro do maravilhoso universo que cada um carrega em si. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário