14 de março de 2023

O sonho de toda mulher é ser mãe?


É muito comum ouvir que toda mulher sonha ser mãe. Quando você é casada, a pergunta que você mais ouve é: "quando vocês terão filhos?"; "já não está na hora de ter filhos?". Ninguém quer saber como você irá alimentá-los ou educá-los. Ninguém quer saber quanto custa o preço de um pacote de fralda ou se você tem condições financeiras para oferecer um lar seguro e estável para sua criança. Mas todos adoram interferir na forma como você e seu marido vivem a vida. Um casal sem filhos? Que absurdo! Se você tem 1, está pouco. Se você tem 3, já é muito. Se você não tem nenhum, você é alguém infeliz. Afinal, o sonho de toda mulher não é ser mãe?

Sinto lamentar os cuidadores da minha vida e que não pagam nenhum boleto dela, mas meu sonho está longe de ser mãe. Passei minha infância/adolescência ajudando minha mãe a cuidar dos meus irmãos menores. Preparava as mamadeiras, dava banho, já troquei tantas fralda de cocô, já limpei vômito de criança, já amparei meus irmãos quando estavam doentes. Sei como cuidar de uma criança. Mas hoje, falar de filhos já não se trata apenas da esfera "divina e religiosa" que pede para você multiplicar e povoar a terra. Trata-se sobretudo de uma escolha consciente, uma escolha que vai mudar sua vida POR COMPLETO!

Não é só colocar um filho no mundo, achando que o governo do seu país tem dar assistência em todas as esferas para ele. Ou mesmo achar que seus familiares são obrigados a te ajudarem com sua cria. Brasileiro tem uma mania terrível de delegar suas responsabilidades para terceiros! Filho é sinônimo de responsabilidade, obrigação, zelo e compromisso totalmente SEU.

Como pensar em filhos se tenho tantos conflitos psicológicos? Se até hoje, não me sinto bem comigo mesma? Eu posso optar. E eu não quero ter filhos para agradar meus sogros ou minha mãe.  Essa decisão cabe somente à mim. Imagina. Uma pessoa com tantos conflitos internos, com crises existenciais todo mês, decidindo colocar no mundo uma ingênua criança? Alguém como eu, com meus traumas de abandono, gerando um serumanino em mundo tão conturbado e tão fácil de ter os valores invertidos! Essa é uma responsabilidade imensa. Não estou pronta para ela. Não quero ela. Não agora. Não nessa fase da minha vida. Não morando com meus sogros. Não tendo o conforto de ter minha casa própria. Não tendo essas crises existenciais.

Tudo bem. Se você é mãe, se você se sente realizada. Mas não force a colega ao lado a ter filhos por que os sonhos dela podem ser outros e está tudo bem ser dessa forma. 

Mulher sonha em ser o que ela quiser ser. 

Meu sonho de verdade? Postar na bio: "Mãe de um gato".

E realizar o Caminho de Santiago. 

Sensação de incompletude...

 

É tão difícil encontrar o pedaço que falta para você se sentir completa. 

Parece que essa lacuna nunca vai ser preenchida. Estou em um espaço grande e vazio. Um espaço escuro e angustiante. Acho que sempre estive lá, eu nunca sai dele. As vezes o disfarçava colocando alguns nomes poéticos e culpava meu confuso signo por ser da forma como sou. 

É péssimo se sentir dessa forma. Você se esforça para ficar bem, mas tem dia que nem um sorriso forçado aparece no rosto. Enquanto você tenta se levantar, uma força contrária te puxa pra baixo e aquelas críticas que você ouvia quando era mais nova, reverberam nas camadas mais profundas da psique e reabrem suas feridas. Tudo o que você evitou confrontar ou achou que estava resolvido aparecem para te abraçar. E com esse abraço vem a sensação de que por mais eu tente e lute; sempre faltará algo que eu não sei o que é. 

Será que essa falta é algo inerente à natureza humana? Será que existe algum ser humano 100% satisfeito com sua vida? Será que minha sina é viver com essa falta e é a consciência da falta que me faz ir em busca de completá-la? É a sensação de incompletude que me deixa inquieta e inconformada, são elas que me dão força para sair da zona de conforto? Será que é saudável ver as coisas por esse ângulo? Será que não estou me iludindo? 

Não sei.

A sensação de incompletude foi embora quando comecei a escrever. 

Nesse fragmento do tempo, um instante foi capaz de me fazer se sentir completa.  

Durou segundos, mas foi real.