As promessas de ano novo


No último dia do ano é normal querer que o ano vindouro seja diferente. Todos estabelecem metas, objetivos e traçam planos. Mas quem tem disciplina o suficiente para alcançar tudo aquilo que se planeja? Olho para meu caderninho de metas que escrevi no final de 2019 e sinto um misto de vergonha e fracasso. Não eram metas tão difíceis assim. Havia decidido estabelecer objetivos mais realistas, que estavam ao meu alcance, nada daquilo que ultrapassassem meus limites. 

Quando vejo os 12 objetivos que escrevi para esse ano de 2020, vejo que a maioria deles seriam resolvidos se houvesse mais atitude e menos preguiça; mais centralidade e menos impulso. Controlar compulsões e paixões é uma luta diária que tenho que fazer com a mente e quase sempre perco essa batalha. E a realização de uma compulsão nem sempre é acompanhada de satisfação. 

Prometo para mim mesma que não beberei Coca-Cola todos os dias. Mas sabe quando bate aquela bad vibe? Sabe aquele dia que você não tem estado emocionalmente bem? Sabe o estresse que você carrega do trabalho? Seu cérebro pede uma compensação imediata e na hora o que vem na mente? A vontade de comer algo bom, saboroso, algo que você associa a momentos divertidos, de relaxamento e de que: "eu mereço algo bom também". Mas Coca-Cola não é algo tão bom assim e quando menos espero, estou eu, dando corda para minhas compulsões, quebrando uma regra que havia estabelecido de não beber Coca durante a semana. Lá estou eu, consumido glicose industrializada para ter uma compensação rápida e ilusória para mente. E olha que o controle das minhas paixões não se dizem respeito a luta que tenho que fazer para não beber Coca-Cola, mas também ao meu lado financeiro e profissional. É ruim a sensação de fracasso quando você quebra aquela promessa. E ao quebrar uma, você se permite quebrar outras. Todas aquelas promessas de ano novo vão pro ralo.   

É difícil lidar com esses "demônios" interiores. Lidar com a própria sombra. Lidar com as próprias limitações ou fracassos. O ano de 2020 foi como um soco na boca do estômago de muita gente. E esse ano, em especial, me fez olhar as oportunidades que já desperdicei na vida por medo, por não achar que era capaz, por puro comodismo ou preguiça. Quantas promessas de ano novo já não as fiz e eu mesma as quebrei? 

De um lado, essas reflexões me deixam triste, por outro lado, elas são necessárias. E mesmo que em algum momento eu venha quebrar alguma promessa que farei hoje; eu continuarei insistindo até que elas deixem de ser meras promessas para virarem realidade. É na persistência que se encontra o êxito, certo?

Feliz ano novo, leitores do Fragmentos de Meu Ser! Somos verdadeiros guerreiros porque 2020 foi uma batalha (espiritual) na vida de muitos. 

Cuidem da alimentação, bebam bastante água e passem filtro solar! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]