O que você escreverá com sua caneta de luz?



O capítulo de encerramento do livro, 12 regras para a vida de Jordan B. Peterson, é surpreendentemente reflexivo e humano. O que eu escreveria se possuísse uma caneta de luz? Sim. Aquela de escrita transparente cujo o conteúdo é revelado apenas por um feixe tímido de luz. Peterson de um modo sincero e profundo, adentrou em um estado metafórico e suas epifanias revelaram urgências à nível de alma, a qual ele conseguiu fazer uma intrínseca relação das perguntas que fez com a caneta com toda sua linha de pensamento descrito em 378 páginas. Eu, sem formação psicológica, filosófica e com pouco conhecimento de mundo, me permiti fazer uma reflexão modesta. A caneta é transparente e isso permite que apenas o autor do escrito leia o segredo, mas como não possuo a caneta física, me permito também o exercício da escrita mental, reveladora e instigada com assuntos que marcam a alma.

O que escreveria se possuísse uma caneta de luz? O primeiro movimento para escrever o que faria é complicado, afinal, se a caneta é de luz (que só revela o que está escrito quando é iluminada), penso que deveria tentar iluminar aquilo que se esconde nas sombras. E quem está pronto para aceitar sua sombra? Ninguém. Fugir, negar, não encarar é fácil. Mas a consequência de toda fuga da consciência manifesta-se depois. Ninguém escapa de olhar para o espelho. O embate é necessário se almeja crescimento. Então, eu, com esta caneta, escrevo: "vou iluminar as partes da minha alma que precisam da luz". Aí sim. Algo plausível. Iluminar os aspectos mais sombrios da alma é permitir que venha luz no que precisa ser combatido, pois o que permanece nas trevas, tem a capacidade real para nos destruir, nos tornar ressentidos e amargos com a vida. Claro. Iluminar, não significa que todos os problemas serão solucionados, que o sofrimento da vida humana se extinguirá e que a dor da existência sumirá com alguns comprimidos. Iluminar, significa antes de tudo, reconhecer nossas limitações diárias e enxergar os problemas que se apresentam como fonte de amadurecimento, permitindo adentrar na fase adulta sem respaldo de uma infância carente. Decidir iluminar os aspectos mais sombrios é permitir que o conhecimento seja utilizado para abrir a mente, combater a ignorância interior e também cultivar os talentos na certeza que eles serão multiplicados. 

E o que mais? Penso: "vou honrar meus ancestrais fazendo o meu melhor no agora". Difícil? Se eu deixar minha mente presa ao ressentimento de como deveria ser a vida, eu perco minha capacidade de viver minha existência da melhor forma possível e atuar dentro da minha realidade, de crescer com minhas limitações. Honrar o pai e a mãe é ter em mente que eles foram capazes de suportarem situações mais difíceis para lhe dar a vida e ser verdadeiramente agradecido por isso. Imagina a infância deles. Imagina também a infância de seus avós, bisavós, tataravós e por aí em diante. Quantas dificuldades foram capazes de suportarem? Como a vida ofertava-lhe menos possibilidades. Sem confortos, sem tecnologias, em situações precárias, em situações de falta. E se estou viva é graças aos esforços dos que veio antes de mim. Essa memória devo honrar com gratidão e com atos que me permitam construir uma vida que eu e "eles" possam se orgulhar e pensar: "nosso esforço não foi em vão". 

E a última escrita que minha mente permitiu esboçar foi: "vou lutar pra encontrar meu propósito". Isso requer um esforço em ser verdadeiro com suas vontades e de ser persistente com ideais. Meu pai, por exemplo, tentou empreender algumas vezes. Abriu padaria. Já teve restaurante. Chegou até possuir um empório. Claro. Não levo em consideração à não ter vingado nenhum empreendimento, mas minha atenção foca na coragem que teve em tentar ter o próprio negócio. E eu, aqui, melindrosa, com força de vontade fraca e que desiste no primeiro obstáculo. As pessoas a minha volta me ensinam o tempo todo, eu que sou uma aluna com dificuldades de aprendizado. Por isso. Vou lutar pra encontrar meu propósito de vida, vou lutar pra encontrar esse significado que motive toda minha existência e sei que estou no caminho, pois como dizia Jesus em seu famoso axioma: “Pedi e será dado. Buscais e achareis. Bateis e vos será aberto. Porque todo aquele que pede , recebe. Quem busca, encontra. E a quem bate se abrirá.”. O farei com sinceridade e tenho certeza que a verdade não me será negada.


E você, o que fará com sua caneta de luz?

Segue o link das Redes Sociais




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]