Ser ou não ser, HUMANO?! [Reflexão]



Rotina diária de um homo sapiens: acordar, tomar banho, pegar ônibus lotado, reclamar dos atrasos, reclamar da super lotação, ir para o trabalho, ouvir xingamento do chefe pelo atraso, tentar colocar o serviço em dia, bater papo com os colegas, falar mau dos mesmos colegas, almoçar, reclamar da carne mau passada, ir ao banheiro, zero dois, reclamar da falta de papel higiênico, sair do banheiro, não lavar as mãos, tomar cafezinho, acessar o facebook, conversar escondido no ebuddy, receber outro xingamento do chefe, trabalhar, seis horas depois, sair do serviço, ir ao banco, reclamar do pagamento, gastar o pagamento com uma calça nova, ir para casa, tomar banho, conversar com a mãe, reclamar da conta que chegou em casa, ir para faculdade, encontrar a peguete, descabelar com a prova surpresa, reclamar da falta de aviso, fofocar a última do dia com amigos, retornar para casa, entrar no facebook, acessar o msn, ficar até meia noite conversando, dormir e acordar cinco horas depois, para a mesma rotina estressante. 

Reclamamos freqüentemente da situação de nossas vidas, mas será que sabemos que somos os principais construtores de nossa própria infelicidade?  Se deixamos isso acontecer, infelizmente, é porque o nosso “meio ambiente” ainda toma conta das rédeas. 

Já pararam para pensar em que tipo de humanos o sistema atual está construindo? Pessoas exclusivistas, consumistas, capitalistas e com seus olhares voltados para o próprio umbigo? Reclamam dos impasses e obstáculos, queixam e demonstram com seus olhares insatisfações com suas próprias vidas, sendo que não fazem nada para mudarem. Acomodadas com o “Destino fatídico e cruel”, continuam presas aos seus ínfimos valores e desacordadas pro seu interior. Vivem de aparência e são fantoches nessa sociedade que sequer está verdadeiramente preocupada com elas. Um por todos e todos por um Ou um por si mesmo? Será que deixaremos o SER Humano adormecer dentro de nós? Até quando iremos participar deste baile de máscaras sem termos coragem para ficarmos nus e mostrar verdadeiramente quem somos? Estaria o Homo Sapiens caminhando para sua “extinção”? 

Homo Sapiens, vem do latim significando o “Homem sábio”. Sabedoria que em termos práticos, pouco vemos aplicada. Infelizmente, apesar de TODO o desenvolvimento tecnológico, as descobertas na ciência para cura de doenças que assombram o homem, descobertas que mudaram a história, de pouco é válida, quando se tratamos da descoberta do Eu Interior.  Toda capacidade intelectual utilizada por grandes nomes, fracassam perto do real psíquico humano. Toda capacidade intelectual que um ser humano pode chegar, acabam por vezes se destinando ao “mau” e a obtenção de poder, sendo que esta poderia está sendo utilizada para o bem de outras pessoas. Infelizmente, a ganância, opulência, vaidade, orgulho, luxúria, gula e a preguiça é um dos tantos males que afligem a humanidade e estão tão enraizados na sociedade atual, fazendo com que as pessoas adoeçam com estas moléstias sem perceberem que existe a cura.

O Sistema atual quer mesmo que você vicie em drogas, tenha medo da cura, consuma tudo aquilo que ele oferece em troca do seu sangue e suas horas de um pseudo-repouso. O Sistema atual suplica para que você seja tão superficial na sua criação de novos laços de amizade, quer mesmo ver você chorando na angústia e morrendo na solidão. É tão fácil, ter milhões de redes conectadas a você, mas é tão difícil fazer a conexão entre o EU que você mostra para outras pessoas e o EU verdadeiro que dorme dentro de ti. O Sistema Atual adora fazer você se sentir fracassado, ridículo, feio e que VENÇA O MELHOR e Mais BONITO, claro! O Sistema Atual fala de democracia e liberdade de opinião, mas constrói dentro de cada humano uma dependência por ele em migalhas do falso moralismo, fazendo a hipocrisia reinar nesse universo de ilusões. O Sistema Atual não quer saber de ninguém contestando ele. Não querem ouvir a oposição, que em sua minoria, são chamados de loucos, endoidecidos e com o capeta no corpo. Valha-me Deus! Livre-me dos normais, loucos não! 

E A pergunta que não se cala é: dar para viver em nesse sistema completamente sã? Caro amigo, todos os dias as portas para adentrar na loucura social aparecem na sua frente. Fazer parte ou não, depende apenas de você. ASSIM como, entrar no seu universo interior é algo que lhe compete.

Apenas você, pode falar de VOCÊ.
Apenas você, vai me dizer com sinceridade, quais defeitos fazem parte de ti.
Apenas você, vai me mostrar à potencialidade criativa que existe dentro de ti.
Apenas você, pode provar para si mesmo que seus mais caros sonhos não são um fracasso.
Apenas você, pode acreditar na sua realização pessoal.
Apenas você. Nem sua mãe, nem o carteiro, nem a tia da escola, nem seu namorado, nem seu primo, papagaio ou irmão, Apenas você, vai poder mostrar essa maravilhosa luz que existe dentro de si. E para descobrirmos essa luz, teremos que mergulhar no abismo escuro de nossas paixões e enfrentar cada uma...

O Exemplo citado na introdução é de uma rotina diária de um Ser Humano atual, apesar de que no fundo haverá pequenas diferenças, é real. E independente da situação que vivemos, sempre iremos reclamar das coisas ruins, das pessoas, do tempo, da falta de amor e atenção, da comida fria, são tantas coisas!

Pare e pense por um momento depois de ler esse texto. Você ai, insatisfeito com a sua vida, então para quê persistir na insatisfação?! Por que não mudar esse paradigma infeliz? Por que não consegue perceber que além de INFINITO, o Universo dispõe de inúmeras possibilidades para assim encontrar a melhor via que lhe fará feliz? Que tal uma reflexão? Que tal acordar esse SER HUMANO ai, adormecido (diz para ele que a temporada de hibernação já acabou), preguiçoso, com medo de se arriscar no novo e na busca pelos seus sonhos. Esse aí mesmo, que sonha e idealiza, e que não deixa a simplicidade desaparecer, acorde ele! E chame-o para enfrentar a maré! Não vai à onda dos outros... Uma hora, a onda volta, trazendo todo mundo que “seguiu” o Sonho de outro, achando que não tinha capacidade para sonhar!

SER HUMANO, antes de tudo é ser compreensivo, tolerante, compassivo e bondoso. De que vale o conhecimento do mundo, se não ponho em prática um terço do que aprendo? Sabedoria é colocar em prática um ensinamento. É Ser Homo Sapiens.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]