19 de março de 2011

A Importância da Ética na Construção da Sociedade



Em tempos modernos onde a era industrializada cresce em um ritmo acelerado com inúmeras inovações tecnológicas, é raro querer falar-se de conduta ética perante a construção de uma  sociedade. Afinal de contas, o que é ética e até que ponto ela é essencial para o desenvolvimento de uma nação?

Antes de tudo, para falar-se de ética é necessário abranger sobre o termo moral. Moral se refere aos "bons costumes" ou valores - dos quais consideramos virtudes - que cada ser humano acredita ou possui. É a nossa capacidade de distinguir o certo e errado aos olhos em geral, do que a sociedade define havendo variações de acordo com  a cidade, estado e país que se vive. Assim, ética lado a moral é a postura que o indivíduo terá perante as pessoas de seu convívio habitual.

Em tese, se cada pessoa tivesse uma conduta ética, viveríamos em uma sociedade por si mais justa, organizada e equilibrada. Todavia, em termos práticos não é assim que funciona, fazendo com que nos afastemos do cenário idealista de uma sociedade perfeita.

Valores morais não são mais respeitados. Basta pegar um jornal para se ter conhecimento do quão desolador é esse cenário atualmente. E para piorarmos a situação, não temos sequer referências que sirvam de exemplo - de uma conduta ética e moral - em nosso regime político.Em geral, são tantas mentiras, descasos, mortes, injustiças, enganações, roubos, desonestidades, tantos pesares que acabam distorcendo a moralidade do ser humano.

Não é simplesmente colocando a culpa em pessoas de poderes públicos da falta de ética existente em nosso país que encontraremos a solução para tudo isso. É necessário que haja uma conscientização e reavaliação dos valores morais em que acreditamos em conjunto. Com a unificação de nossos ideais é possível talvez que mudemos nossa atual postura para assim caminharmos eticamente como cidadões orgulhosos por estamos cumprindo, não só a constituição de nosso país, mas por sabermos que nossos direitos estarão sendo respeitados, contribuindo assim para um sociedade justa, organizada e equilibrada.


Ps: Esse texto diferenciou-se dos que escrevo neste blog. Na verdade é uma redação que a professora do meu cursinho solicitou para próxima semana com esse tema... E como acho mais legal digitado... resolvi aproveitar para colocar-lo aqui no Blog também. Como estou treinando ainda este gênero pode ter alguns erros ou inúmeros hahaah paciência... rs

2 de março de 2011

Dualidade



Ô Ser Humano Complexo.

Complexidade incompreendida exercida inserida vivida difundida.

Desejos latentes quentes inerentes indecentes inexistentes.

Porque tantas dualidades dispostas impostas compostas?

Ah, tão ambiciosa maliciosa caluniosa:
Não se contenta com o que tem.

Tudo querem ter, mas querer não é sinônimo de poder.

A realidade é que nada temos.

Nada é nosso.

Não possuímos nada, absolutamente NADA a não ser nossa fé.

Somos uma poeirinha na vastidão do universo.

Somos um grão de areia perdidos, desnorteados, buscando algo fora onde muitas das vezes está em nós mesmos.

Apesar dos pesares somos HUMANOS. E nossa dualidade é estranhamente aceita. Não há contestações, não se discute apenas aceite. Somos assim, todos nós:

Eternos lutadores, lutando pra sobreviver à selva de pedra, lutando para sermos reconhecidos, gritamos, esperneamos, corremos, descansamos, choramos, sorrimos, erramos, desculpamos, lemos, ouvimos, falamos, ouvimos, discernimos ,ouvimos, paramos, resignamos, refletimos, mentimos, acreditamos, amamos, odiamos, fracassamos, desistimos, levantamos, recomeçamos, lutamos, vivemos, vivemos e VIVEMOS!

A Dualidade não compreendida muitas vezes é incapacidade da pessoa perceber que não somos semelhantes a ninguém.