O fundo do poço



Tem momentos na vida que parece que estamos no fundo do poço. É justo aquele momento que perdemos a fé e a esperança que haverão dias melhores; que o sofrimento permanecerá inalterado e que os obstáculos não serão superados. Perdemos a fé na vida. Perdemos a fé nas pessoas. Perdemos a fé em nós mesmos. Acreditamos que estamos largados no fundo do poço, sozinhos com nossos medos e abraçados a angústia de vermos nossos sonhos despedaçados pela desilusão. A decepção é tanta que ela não rasga mais o coração em dor. A alma está tão seca que ela não derrama mais lágrimas. Tudo parece inóspito e sombrio. No fundo do poço estamos imersos na escuridão, na parte mais negativa da própria alma. 

Por vezes, estar no fundo do poço me ensinou que do chão no passamos. Se caímos ou tropeçamos, o ideal é levantarmos e seguirmos adiante. Se estamos no fundo do poço, temos que aprender a olhar para cima, buscando sempre a saída. Nenhum obstáculo é eterno; nenhum sofrimento é duradouro. Tudo é passageiro. Assim como a tristeza tem fim, a alegria também terá. Tudo é extremamente passageiro! Cada ciclo tem seus aprendizados essenciais para o nosso crescimento. Dói mudar, é verdade, mas a mudança é o único evento que traz progresso a vida humana. 

O fundo do poço me ensinou a olhar para cima, vendo que a luz do sol nasce para todos e que as estrelas já foram testemunhas seculares de histórias de superação. Tantas vidas, tantas histórias, tantas formas de ver o mundo e senti-lo, tantas experiências que tornam a existência humana rica em crescimento e aprendizado! O fundo do poço me ensina a  buscar  crescimento interior, pois somente desta forma sairei mais forte do que entrei.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]