Maria vai com as outras



Quando fiz estágio por um ano no colégio Santa Maria, fiquei encarregada de cuidar de crianças do primeiro período. Elas tinham entre 4 à 5 aninhos. Aprendi tanto com elas. Sempre quando uma criança copiava a outra, a professora a repreendia e dizia: "não seja maria vai com as outras".  E você? É aquele da turma que não tem opinião própria e adora seguir a modinha? Acha difícil defender seu posicionamento por ir contrário aos demais da roda? Pra se sentir incluído no grupo, você precisa agir de um modo socialmente aceito por eles? Ovelha, claro, não anda sem seu rebanho e pra onde marcha as demais ovelhinhas, lá vai "serumaninho" que não pensa por si só... 

De uns tempos pra cá, percebi como as pessoas estão carentes e como essa carência afeta seu modo de interação com o mundo social. Se você não faz parte de um coletivo que luta por causas sociais, dispensa o uso de álcool pra se divertir, recusa a maconha para não danificar seu raciocínio; não pactua com a ideologia comunista enaltecida nos campos acadêmicos e tampouco usa camisa do "Che Guevara" pra ser um "cool guy"; você está automaticamente no grupo da "direita delirante" ou é taxado de conservador fundamentalista, careta ou ultrapassado demais (Helloo! O mundo evoluí!)... É quase um "ET". Direita extrema? Onde vivem e o que fazem? Hoje, no globo repórter.

Namorei com um rapaz que precisava colocar um cigarro na boca para se sentir aceito no grupo. Este mesmo rapaz, tinha pânico de ficar sem fazer nada, pois o NADA o assustava; precisava da atenção alheia pra existir. Já me deparei com uma mulher que era a extroversão em pessoa. Quem via ela, não sabia que por trás da aparência forte e altiva, havia uma mulher fragilizada e com medos. E estas mesmas pessoas, estão por aí, buscando a identidade coletiva e esmagando a essência interior. E quanto mais vejo estas pessoas sufocarem sua essência interior; mais as observo perdidas em caminhos que não foram feitos para serem trilhados por elas. Para serem aceitos por estes coletivos sociais, estas pessoas chegaram ao cúmulo de esmagarem suas próprias individualidades, distorcendo a lógica, a racionalidade, a ética e a moral; para serem aceitos por estes coletivos.

Nada contra, afinal, a vida é "deles" e o problema não é meu. Esta observação está servindo de reflexão. A vida é uma sucessão de escolhas certas e erradas. Vivemos com as consequências de nossos atos passados. O futuro é aquilo que construímos através de nossas atitudes no presente. Quando escolhemos permanecer no erro e não aprendemos com as lições que ele nos traz, tendemos a perder e destruir tudo aquilo que amamos. A mulher não consegue enxergar que está perdendo seu casamento toda vez que coloca as necessidades da pauta coletiva em cima de suas necessidades emocionais e femininas. O rapaz não compreende que toda vez que ele fuma uma maconha pra descontrair com aquele grupinho, ele está condicionando seu organismo ao vício e destruindo sua capacidade lógica e de raciocínio. E tudo isso é resultado do efeito: "Maria vai com as outras".

Volta aqui, Maria! Mostra tua essência! Lute por aquilo que considere certo e não dê tantos créditos às vozes alheias! Cadê sua individualidade? Resgate ela, afinal, ela é única no Universo todo. Maria, contemple a maior honra da existência: Seja você mesma e te garanto que não são as vozes do "coletivo" que irão te ensinar isso.

Comentários

  1. A existência individual é basicamente e historicamente formada por todas as experiências coletivas da humanidade, do círculo social em que se encontra inserida.
    Você parece ter muita mágoa por não aceitar isto e por não estar vivenciando outros coletivos, além deste que você já vive (sim, você está inserida e ativa em um coletivo social, mesmo rejeitando de forma claramente arrogante este fato).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, tudo bem? Levando em consideração que escrevi esse texto em 2017, o pensamento não permanece o mesmo, afinal, estamos em constante transformação, certo? Graças a Deus, mudamos e mudamos para melhor. Permanecer com os velhos pensamentos, com as velhas crenças limitantes, com nosso conceitos pequenos de como deveria ser a vida, não causam transformações tão especiais para nossa alma.

      Então, concordo quando você diz:
      "A existência individual é basicamente e historicamente formada por todas as experiências coletivas da humanidade, do círculo social em que se encontra inserida."
      O meio social que vivemos, as histórias que construímos com nosso grupo coletivos fazem parte da construção da nossa individualidade.

      Na época que escrevi esse texto, você tem razão ao falar sobre a mágoa. Estava bem magoada por dentro e esse texto é um reflexo de como estava interiormente: rejeitando tudo e a todos e não aceitando muito bem as opiniões contrárias. Se você pegar todos os textos escritos na época de 2017 a meados de 2018, todos terão essa tônica...
      Mas, por favor. Não leve para o lado pessoal esse texto. É antigo, é velho e não condiz com meu pensamento atual e nem quem sou agora. Só não apago ele para me mostrar que já estivesse nesse "processo" de escuridão mental.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela + 9 de Espadas

Gita e os 22 arcanos do Tarô

Tarô - Uma expansão da Mente, Coração e Alma! [parte 2]